Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Apps para descobrir o céu e fazer astroturismo à janela
apps para ver as estrelas
Fotografia: Leon Liu/ Unsplash

Apps para descobrir o céu e fazer astroturismo à janela

Quando olha pela janela vê azul? Descubra mais sobre o tecto natural da Terra com estas apps para descobrir o céu

Por Raquel Dias da Silva
Publicidade

Nem todos temos a sorte de viver na região do Alqueva, onde há uma média de mais de duas centenas de noites sem nuvens, perfeitas para apreciar o tecto natural da Terra em todo o seu esplendor. Mas mesmo na cidade é possível ver as estrelas. Nesta altura, não o queremos fora de casa, nem para ir à caça de constelações, mas se a paisagem da sua janela estiver desimpedida, for um sortudo com terraço em casa ou tiver um lindo jardim nas traseiras, desafiamo-lo a armar-se em astroturista. Basta recorrer à ajuda de uma destas apps para descobrir o céu.

É a maravilha da tecnologia: permite, de uma forma prática e divertida, encontrar estrelas, planetas, constelações, galáxias, satélites e tantos outros objectos celestes. Da mais básica à mais profissional, não há de certeza falta de aplicações disponíveis para ver (e saber o que não está a ver) no céu nocturno.

Recomendado: Cinco apps de yoga e meditação para enfrentar a quarentena

Apps para descobrir o céu e fazer astroturismo à janela

1
apps para descobrir o céu
NASA

NASA

Perfeito para quem quer ficar a par das descobertas da NASA, esta app é actualizada diariamente com notícias da agência espacial norte-americana, informações sobre missões e até conteúdos em live streaming. Destaca-se ainda o calendário de fenómenos astronómicos, que permite configurar notificações para não perder nenhum espectáculo nocturno ou oportunidades de ver a Estação Espacial Internacional a olho nu. Disponível para Android e iOS, tem ainda um recurso para exploração do Sistema Solar e uma estação de rádio para fãs de rock alternativo. 

Preço: gratuita

2
apps para descobrir o céu
SkyView

Sky View Lite

Apontada como uma das escolhas dos editores da Google em 2017, esta app é também uma das aplicações com melhor pontuação atribuída pelos utilizadores e está disponível para sistemas quer Android quer iOS. Com recurso a realidade aumentada, permite seleccionar um objecto celeste, como uma estrela ou um planeta, para ficar a saber onde estará nas horas seguintes, através da identificação do seu trajecto diário no céu, disponibilizando ainda informação científica e curiosidades sobre o astro. Já o calendário permite não só conhecer a posição de estrelas e planetas no passado como no futuro. Mas o melhor é nem sequer precisar de consumir dados (Wi-fi ou mesmo rede móvel).

Preço: versão gratuita

Publicidade
3
apps para descobrir o céu
Star Chart

Star Chart

Com recurso a GPS e realidade aumentada, esta app (Android e iOS) apresenta um planetário pormenorizado, com o cálculo em tempo real da localização exacta de cada estrela e planeta visíveis a partir da Terra, mesmo em plena luz do dia. Basta apontar a câmara do telemóvel para o céu para saber o que está a ver e descobrir que, afinal, o que achava que era uma estrela é afinal um planeta. Durante o dia, ao apontar o dispositivo para o céu, verá o que as pessoas do hemisfério Sul vêem à noite. A função de zoom permite visualizar o céu ao detalhe e, para ficar a saber mais sobre um determinado corpo celeste, basta tocar nele. Mas há mais. A aplicação disponibiliza ainda o Catálogo de Messier, uma lista com mais de uma centena de objectos astronómicos, compilado pelo astrónomo francês Charles Messier entre 1764 e 1781.

Preço: versão gratuita

4
apps para descobrir o céu
Sky Map

Sky Map

Lançada em 2009 pela Google como Google Sky Map, esta app, actualmente muito popular, foi abandonada à sua sorte em 2012, mas tem sido mantida, de forma voluntária, pelos engenheiros originais. Disponível para Android, sem quaisquer anúncios, é muito fácil de usar e permite ver o que se quer ver. Se apenas estrelas ou se mais do que um objecto celeste ao mesmo tempo. Destaca-se ainda o modo de pesquisa, que permite procurar um objecto específico: se escolher, por exemplo, Júpiter ou a constelação da Ursa Menor, a aplicação é capaz de indicar para onde deve virar o telemóvel para a ver (ou para saber que ela lá está mesmo não sendo visível).

Preço: gratuita

Publicidade
5
apps para descobrir o céu
Sunrise Companion

Sunrise Companion

Com esta app para Android é fácil saber quando nasce e se põe o sol e quando é a hora dourada ou hora mágica, uma expressão utilizada por fotógrafos que se refere ao período do crepúsculo logo após o nascer do sol e logo antes do pôr-do-sol, quando a luz do dia é mais avermelhada e mais suave do que quando o Sol está mais alto no céu. Mas também para não perder a hora azul, o período do crepúsculo durante o amanhecer e o anoitecer no qual o Sol está logo abaixo do horizonte, fazendo com que parte dos raios solares residuais penetrem indirectamente na atmosfera terrestre assumindo uma tonalidade predominantemente azul.

Preço: gratuita

6
apps para descobrir o céu
Sky Guide

Sky Guide

Além de uma interface simples e esteticamente apelativa, já premiada em 2014 pela Apple com um prémio de design, esta app para iOS apresenta um calendário com os principais fenómenos astronómicos e respectivas explicações em português, para não perder mais nenhum espectáculo nocturno. Destaca-se ainda um separador especial, onde encontra notícias, entrevistas e podcasts relacionados com astronomia. Ao activar a localização do telemóvel, é também possível configurar alarmes para ser avisado, por notificação, da passagem visível da Estação Espacial Internacional.

Preço: cerca de 2,73€

#TimeIn

The Intern
©DR

Filmes bem-dispostos para ver na Netflix

Filmes

Se é de um filme bem-disposto que anda a precisar, pare já esse scroll infinito pela lista da Netflix. Juntamos alguns dos melhores feel good movies (como dizem lá na América) que pode assistir agora no serviço de streaming. Não são necessariamente comédias românticas. Há, por exemplo, quem se divirta ao máximo com atribuladas aventuras em mundos apocalípticos (sim, zombies) ou com um Pai-Natal animado e todo tatuado. Nesta lista encontra vários géneros do cinema que em comum têm aquela vontade de nos fazer abraçar a boa disposição. E a pessoa do lado. Recomendado: As melhores séries para ver na Netflix

puzzle a guerra dos tronos
©PUZZ

Puzzles para desafiar a quarentena

Coisas para fazer

Sabia que há um Dia Mundial do Puzzle, celebrado a 29 de Janeiro? Sim, também há o Dia Internacional de Falar como um Pirata ou o Dia Internacional dos Biscoitos de Cão, mas nada disso tira legitimidade a estes quebra-cabeças criados no século XVIII por um cartógrafo inglês chamado John Spilsbury. Muitas peças, poucas peças, para adultos ou para crianças, a arte de encaixar peças adapta-se a todas as idades, consoante o grau de dificuldade. Nesta lista reunimos de tudo um pouco, mas vai encontrar alguns puzzles saídos do universo do cinema e da televisão. Recomendado: O que ler durante a quarentena?

Publicidade
livros
©Unsplash: Florencia Viadana

O que ler durante a quarentena?

Coisas para fazer

A frase está um bocado batida, mas cá vai: quando se tem um bom livro por perto nunca se está verdadeiramente só. Um livro, desde que bem escrito e com um bom enredo, daqueles que nos prende em poucas páginas, pode ser, por vezes, melhor companhia do que muita gente. Para que o seu isolamento forçado, a sua quarentena auto-imposta, o seu recolhimento espiritual obrigatório não se torne uma pena difícil de cumprir, há ainda quem dê o corpo à bala para que possa continuar a sonhar: livrarias que lhe entregam os livros em casa ou lhe enviam as novidades mais frescas do mundo livreiro pelo correio, por isso, aproveite a sua boa vontade. No Porto, a Flâneur, que também distribui livros em Vila Nova de Gaia e Matosinhos, leva-lhe livros de arte, História, ficção, contos, viagens, em português, espanhol, francês ou inglês, até à soleira da sua porta, gratuitamente e sem contacto. Se estiver interessado e pelas redondezas, pode fazer a sua encomenda através de flaneur.pt. A Poetria, especializada em poesia e teatro, também fechou as portas mas continua a enviar, para estas três cidades, os seus livros pelo correio. Uma vez por semana, para minimizar as saídas à rua, levam as encomendas aos CTT para serem expedidas gratuitamente. Mas há mais: há descontos de 10% em livros até 18 meses e outros, de 20% e 30%, em publicações de idade superior. Dê um salto a livrariapoetria.com e escolha o que vai querer ler. Umas ruas ao lado, o Café Candelabro não só despacha livros, como também lhe e

Vinhos - Kit sobrevivencia
©DR

Kit básico de vinhos para sobreviver à quarentena

Restaurantes

Na verdade, o isolamento social é apenas um bom pretexto para termos algo que já deveríamos ter há muito tempo: um kit de emergência de vinho, uma garrafeira com “serviços mínimos”, uma reserva do líquido mágico de Baco para que, em qualquer momento de necessidade, estejamos safos. Embora seleccionar os vinhos ideais para compor esta garrafeira de serviço possa parecer complicado é, na verdade, bem simples. Não é imperativo construí-la num mês, nem em dois, cada um segue o seu ritmo e o da sua carteira. Esta lista tem vinhos de óptima qualidade, a diferentes preços e para situações diversas. Um espumante, um branco, três tintos e um vinho do Porto, no stock certo (sugerido no final de cada texto), é tudo o que precisa. Recomendado: Garrafeiras com entrega de vinho ao domicílio

Publicidade
Vista a camisola verde em casa
© DR

15 dicas para uma quarentena mais sustentável

Coisas para fazer

Não há desculpas para não vestir a camisola verde em casa. Nesta lista damos-lhe dicas de como o pode fazer em cada momento do seu dia, na cozinha, na varanda ou na casa de banho, tornando esta quarentena mais sustentável. É verdade que a pandemia já melhorou a qualidade do ar em muitos pontos do globo, o que pode ser um sinal de que o planeta se está a regenerar, mas isso não significa que não precisemos de ir mais além. Seja com compras mais sustentáveis ou com leituras que nos ensinam mais sobre a temática, ainda há muito para fazer. Recomendado: Sete projectos e movimentos no Porto que ajudam o planeta  

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade