A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Vista a camisola verde em casa
© DR

15 dicas para uma quarentena mais sustentável

Em casa também podemos vestir a camisola verde. Siga estas 15 dicas para uma quarentena mais sustentável.

Escrito por
Bárbara Baltarejo
e
Francisca Dias Real
Publicidade

Não há desculpas para não vestir a camisola verde em casa. Nesta lista damos-lhe dicas de como o pode fazer em cada momento do seu dia, na cozinha, na varanda ou na casa de banho, tornando esta quarentena mais sustentável. É verdade que a pandemia já melhorou a qualidade do ar em muitos pontos do globo, o que pode ser um sinal de que o planeta se está a regenerar, mas isso não significa que não precisemos de ir mais além. Seja com compras mais sustentáveis ou com leituras que nos ensinam mais sobre a temática, ainda há muito para fazer.

Recomendado: Sete projectos e movimentos no Porto que ajudam o planeta

15 dicas para uma quarentena mais sustentável

As nossas dicas
© DR

As nossas dicas

1. Colocar um recipiente na banheira para reservar a água que sai fria do banho. Utilizar depois para regar as plantas ou na cozinha.

2. Investigar opções de fontes de energia renovável.

3. Reduzir o desperdício na cozinha, utilizando a criatividade.

4. Seguir influencers verdes como Catarina Barreiros, Joana Guerra Tadeu e Inês Pais.

Dicas de Catarina Barreiros
© DR

Dicas de Catarina Barreiros

1. Consumo de energia: “Se estão em teletrabalho, trocar para tomadas switch para reduzir o consumo provocado por computadores ligados em stand-by”, aconselha Catarina Barreiros.

2. Higiene pessoal: “Aproveitar a quarentena para experimentar produtos sustentáveis, como o copo menstrual ou fraldas reutilizáveis para quem tem bebés”.

3. Compostagem: “Começar a fazer compostagem com um vermicompostor também é muito simples”.

Publicidade
Dicas de Ana Milhazes (Lixo Zero Portugal)
© DR

Dicas de Ana Milhazes (Lixo Zero Portugal)

1. Repensar prioridades: “Esta é uma boa altura para reflectir sobre o que nos faz realmente falta e pensar mais no primeiro R: recusar”, defende Ana Milhazes, fundadora do movimento Lixo Zero Portugal.

2. Reduzir os resíduos: “Estar em casa também nos permite olhar para a quantidade de resíduos que estamos a produzir, ou seja, olhar para o lixo e ser mais conscientes do lixo que produzimos”.

3. Deixar os descartáveis: “Reservar algum tempo para pensar nas mudanças que se podem fazer já, como levar sacos para a fruta, vegetais e pão, mas também criar uma lista para mudanças futuras”.

Dicas de Cátia Curica (Organii)
© Duarte Drago

Dicas de Cátia Curica (Organii)

1. Tratar da roupa: “Podemos arranjar e tratar de malas, sapatos, cintos e todos os acessórios que possam ser arranjados ou tratados para aumentarem a sua durabilidade. Também devemos lavar a roupa apenas quando necessário”, explica Cátia Curica, uma das responsáveis pela marca Organii.

2. Cosmética bio e reutilização: “Pensar em usar cosmética biológica para não contribuir com ingredientes poluentes para o meio ambiente. Também devemos usar toalhitas reutilizáveis para limpar o rosto e desmaquilhar”.

3. Combate natural: “Experimente sabão de azeite biológico para lavar as mãos, consegue ser uma protecção fundamental contra a Covid-19 e ao mesmo tempo não agride a pele das mãos, mantendo-a intacta”.

Publicidade
Dicas de Sara Morais Pinto (Zero Waste Lab)
© DR

Dicas de Sara Morais Pinto (Zero Waste Lab)

1. Planear bem as compras: “Numa altura em que sair para compras é de evitar, aproveite para planear a lista, preparar todos os sacos e frascos que sejam reutilizáveis, comprar a granel e consumir no comércio local. Vai saber bem na carteira e na gestão do lixo em casa, trazendo menos embalagens para casa”, aconselha Sara Morais Pinto, do Zero Waste Lab.

2. Manter a reciclagem nos moldes permitidos: “Todos os resíduos recicláveis continuam a poder sê-lo. Com a devida excepção dos resíduos contaminados, deve usar o ecoponto público para embalagens, papel e vidro”.

3. Plantar num vaso: “Ao plantar ervas aromáticas ou outras hortícolas em vaso, vai ver que vai aprender muito e aproximar-se do valor de cada alimento. Desta forma, evita comprar tanto e conhecerá melhor os seus alimentos, poupando até dinheiro”.

Mais sobre sustentabilidade

  • Coisas para fazer

As redes sociais podem ser sinónimo de aprendizagem, principalmente nesta altura de pandemia. Há influenciadores especializados em diferentes temáticas, como médicos que usam o Instagram para dar a conhecer informação sobre a Covid-19, fisiculturistas e personal trainers que partilham treinos para fazer em casa, cozinheiros que divulgam óptimas receitas e cozinham em directo e, claro, ambientalistas, ou pessoas que vivem de uma forma mais sustentável, que usam as redes sociais para contagiar mais pessoas a adoptar medidas amigas do ambiente. Procura um feed mais verde? Eis três contas de Instagram para saber mais sobre sustentabilidade. Aproveite e visite também lojas online para fazer compras sustentáveis. Recomendado: Sete projectos e movimentos no Porto que ajudam o planeta  

  • Saúde e beleza

Estar em casa não é sinónimo de pijama durante todo o dia. Pode, por exemplo, vestir a bata para criar os seus próprios produtos de beleza com a ajuda desta lista, onde partilhamos seis receitas de cosméticos. Garantimos que é uma boa forma de ocupar o tempo livre dentro de portas e até de entreter os mais pequenos. Há ainda outro ponto positivo a destacar desta experiência: quanto mais receitas experimentar, menos itens vai escrever na lista para a próxima ida às compras. Agora aproveite e sinta-se no spa, mesmo sem sair de casa. Recomendado: Lojas para fazer compras sustentáveis online

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade