Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Receitas de cosméticos para fazer em casa

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

cosmética natural
© DR

Receitas de cosméticos para fazer em casa

Não sabe como ocupar o tempo? Experimente estas seis receitas de cosméticos para fazer em casa.

Por Bárbara Baltarejo
Publicidade

Estar em casa não é sinónimo de pijama durante todo o dia. Pode, por exemplo, vestir a bata para criar os seus próprios produtos de beleza com a ajuda desta lista, onde partilhamos seis receitas de cosméticos. Garantimos que é uma boa forma de ocupar o tempo livre dentro de portas e até de entreter os mais pequenos. Há ainda outro ponto positivo a destacar desta experiência: quanto mais receitas experimentar, menos itens vai escrever na lista para a próxima ida às compras. Agora aproveite e sinta-se no spa, mesmo sem sair de casa.

Recomendado: Lojas para fazer compras sustentáveis online

Quatro receitas de cosméticos para fazer em casa:

Só precisa de café e óleo de coco
Só precisa de café e óleo de coco
© DR

Esfoliante corporal

Ingredientes: óleo de coco e borras de café.

Esfoliar a pele não só faz bem ao corpo, como também é altamente relaxante. Os esfoliantes comerciais recorrem a partículas de microplástico, responsáveis pela contaminação dos oceanos, por isso a quarentena é a desculpa perfeita para fazer a coisa de uma foma mais natural. Não requer muito tempo, nem sequer muita experiência. E bastam dois ingredientes que, com sorte, até tem em casa: óleo de coco e borras de café (sim, as que estão dentro das cápsulas usadas), que estimulam a circulação sanguínea e têm um alto teor antioxidante. Basta garantir que o óleo de coco está líquido para se misturar com o café. As proporções são de duas doses de óleo para uma de café.

Com estas receitas é menos uma coisa na lista de compras
Com estas receitas é menos uma coisa na lista de compras
© DR

Creme de corpo hidratante

Ingredientes: 300 ml de azeite extra virgem, 6 colheres de sopa de manteiga de karité, 10 gotas de óleo essencial de alfazema, 5 gotas de óleo essencial de cravinho.

Beber água é essencial para hidratar, assim como passar um bom creme na pele depois do banho. Se a última embalagem já acabou, arregace as mangas. Comece por derreter a manteiga de karité – no fogão em vez do microondas, para garantir que não se perdem propriedades. Depois, tire o processador de cozinha ou a varinha mágica do armário para juntar a manteiga com o azeite e os óleos essenciais. Quando a consistência estiver cremosa, transfira a mistura para um frasco de vidro e reserve no frigorífico até solidificar. Voilà! Se as temperaturas estiverem relativamente altas, mantenha o creme no frigorífico.

Publicidade
Relaxe enquanto a máscara faz efeito
Relaxe enquanto a máscara faz efeito
© DR

Máscara facial de mel

Ingredientes: 1 chávena de óleo de coco, ¾ de chávena de mel, 2 colheres de sopa de canela, 20 gotas de óleo essencial de limão.

A reclusão tira-lhe o sono? Um fim de dia de spa em casa pode ser uma boa forma de garantir uma noite bem dormida. Comece por fazer uma máscara facial com ingredientes naturais. Basta misturar todos os ingredientes e, quando a mistura estiver bem homogénea, reservar num recipiente no frigorífico. Quando estiver pronta, aplique a máscara e aproveite o tempo em que está a fazer efeito para meditar ou pôr a leitura em dia. Não é aconselhada a prática de selfies.

© DR
© DR
© DR

Desodorizante

Ingredientes: ¼ de chávena de bicarbonato de sódio, ¼ de chávena de amido de milho, 5 colheres de sopa de óleo de coco, óleo essencial de alfazema.

Não faltam receitas de máscaras e cremes hidratantes naturais para fazer em casa. Agora que há mais tempo livre, experimente também fazer o seu próprio desodorizante. Comece por misturar o bicarbonato de sódio com o amido de milho. Junte o óleo de coco derretido e, por fim, algumas gotas de óleo essencial. O de alfazema, por exemplo, pode ser uma boa opção, porque ajuda a acalmar a pele. Transfira a mistura para uma embalagem vazia de desodorizante ou conserve dentro de um frasco de vidro.

Duas receitas da Organii:

A Organii vende no Porto e em Lisboa
A Organii vende no Porto e em Lisboa
© Ricardo Spencer

Sérum antienvelhecimento

A internet é um mundo de possibilidades, mas, na hora de cuidar de si, vale a pena confiar em quem sabe. Especializada em cosmética biológica, a Organii nasceu pelas mãos das irmãs Cátia e Rita Curica e está hoje em várias lojas em Lisboa e no Porto. Esta é uma boa altura para experimentar as receitas delas.

Se tiver por casa óleo de amêndoas doces, óleo de rosa mosqueta e óleo de aragão, pode fazer o seu próprio sérum, para aplicar no rosto de manhã e à noite. Basta misturar muito bem quatro colheres de sopa dos dois primeiros óleos com o dobro do último e, por fim, juntar-lhes cinco gotas de óleo essencial de gerânio e cinco gotas de óleo essencial de laranja doce.

Use estas receitas em casa
Use estas receitas em casa
© DR

Pasta de dentes branqueadora

Acabou-se a pasta dos dentes e não quer ir ao supermercado? Junte numa taça duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, uma colher de chá de argila, uma colher de sopa de carvão activado (se não tiver este ingrediente, não se preocupe, é opcional), cinco a dez gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta e óleo de coco a gosto, para ajudar a obter uma pasta homogénea. Com a ajuda de uma colher, misture tudo muito bem. Use uma pequena porção para escovar os dentes durante três minutos.

Outras ideias para ocupar o tempo

floresta
© DR

Green Talks: falar de sustentabilidade em tempo de quarentena

Notícias Vida urbana

Se a sustentabilidade é uma preocupação no seu dia-a-dia, provavelmente já ouviu falar da Phenix Portugal, uma aplicação móvel que luta contra o desperdício alimentar. Apesar de a grande maioria dos restaurantes estar de portas fechadas, a app não baixou os braços. Para falar de sustentabilidade, criou as "Green Talks", uma série de directos que vão passar no Instagram duas vezes por semana. Os lives vão acontecer todas as quartas e sábados às 19.00, cada um com uma programação diferente. Para a estreia, na quarta 8, pode contar com uma entrevista a Eunice Maia, responsável pela loja lisboeta Maria Granel e autora do livro Desafio Zero. Segue-se no sábado 11 uma entrevista a Catarina Matos, proprietária da loja online Mind The Trash.  Na quarta 15, o objectivo do directo vai ser ensinar a fazer detergente ecológico, graças a um workshop liderado por Sandra Leitão, autora do blog Da Minha Casinha. Segue-se Rute Lourenço, da Phenix Portugal, que vai dar dicas sobre culinária sem desperdício no sábado 18. A ideia é que estas sessões continuem enquanto a quarentena durar. A programação para o resto do mês "será revelada na segunda quinzena de Abril, seguindo sempre o mesmo formato: conversas, workshops, dicas e utilidades que as pessoas poderão facilmente implementar na sua vida", explicam os responsáveis pela Phenix em comunicado. Fique atento. + Leia a edição mais recente da Time In Portugal + 2019 foi ano recorde na reciclagem do Porto + A energia do Porto vai ser 100% renováv

Sebenta da Quarentena
DR

Uma sebenta para colorir os dias da quarentena

Notícias Vida urbana

Chama-se Sebenta da Quarentena, está disponível online e de forma gratuita e foi feita por um grupo de 40 artistas nacionais a pensar nos mais idosos, com dezenas de actividades para passar o tempo. Mais Menos, Tamara Alves, Hugo Makarov, Mariana A Miserável, AkaCorleone, Clara Não, Nuno Sarmento, Pantónio, Cláudia Guerreiro, Tiago Galo, João Fazenda ou André Letria. Quarenta artistas de várias áreas, de ilustradores a arquitectos, artistas plásticos, escritores ou street artists, juntaram-se para criar uma Sebenta da Quarentena para ajudar os dias a passarem mais depressa.  DR   A ideia partiu da Mistaker Maker, plataforma artística de Lara Seixo Rodrigues, responsável também pelo Lata 65, projecto que pôs vários idosos a graffitar paredes em várias partes do mundo.“O desafio aos vários autores foi criar algo capaz de despertar empatia num idoso, de arrancar um sorriso, de o levantar do sofá, de firmar um pensamento positivo ou de lhe alimentar a alma nos dias estranhos que estão a viver, cimentando a certeza de que há alguém, perto ou longe, a cuidar de si”, explicam num comunicado. A Sebenta, disponível online desde quinta-feira, 2 de Abril, para descarregar e imprimir (sebentadaquarentena.com), espera que em breve várias instituições e juntas de freguesia se unam à iniciativa sem fins lucrativos para que seja “impressa e distribuída gratuitamente pelos idosos”. Entre as actividades estão palavras cruzadas, sopas de letras, ilustrações para colorir, para unir pontos, um

Publicidade
Fernando Pessoa
Retrato de Fernando Pessoa (1954) por Almada Negreiros

Há 20 livros de Fernando Pessoa para download gratuito

Notícias Arte

Todos os dias são bons para mergulhar nos livros do mais universal poeta português. Mas, agora que (forçadamente) tem tempo de sobra, talvez seja a altura ideal para descobrir Fernando Pessoa, autor de uma obra tão diversa quanto complexa. Ao longo da sua vida, produziu ensaios, contos, peças de teatro, traduções, prosa e poesia em português, inglês e francês.  Foi pela poesia que se distinguiu, multiplicando-se em várias personagens com nomes, personalidades e estilos literários diferentes – os chamados heterónimos –, como Alberto Caeiro, Álvaro de Campos ou Ricardo Reis. Há 20 livros de Pessoa ortónimo e heterónimo para download gratuito, que permitem percorrer as várias fases e géneros abarcados pela sua criação literária. Pode começar por explorar a sua faceta mais conhecida: a de poeta. A Antologia Poética e Cancioneiro são uma janela para o mundo de Fernando Pessoa ortónimo, onde predominam o tédio existencial, a dor de pensar e viver, a fragmentação do eu, o fingimento poético e a nostalgia da infância.  Os outros “eus literários” de Pessoa estão bem representados no catálogo, através de compilações como Poemas de Álvaro de Campos, que nos conduzem a um universo de pessimismo, fascínio pela modernização e saudosismo, Poemas de Ricardo Reis, que nos envolvem no epicurismo do mais clássico dos heterónimos, ou O Guardador de Rebanhos, colectânea de poemas do bucólico Alberto Caeiro. Estão ainda disponíveis títulos emblemáticos como Mensagem, o único livro que Pessoa publi

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade