Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Quatro oficinas de upcycling no Porto que tem de conhecer

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

As Damas de Paus, upcycling, restauro
©João Saramago As Damas de Paus fazem o restauro de mobiliário

Quatro oficinas de upcycling no Porto que tem de conhecer

A arte de transformar lixo em luxo está cada vez mais na moda. Aqui tem quatro oficinas de upcycling no Porto que tem de conhecer

Por Margarida Ribeiro
Publicidade

Como costuma dizer-se, o lixo de uns é o tesouro de outros. Reutilizar o que é antigo não é novo, mas está cada vez mais em voga. A Invicta também apanhou o bichinho (e não estamos a falar do carpinteiro) e tem visto a aparecer cada vez mais projectos que se dedicam ao upcycling. Alguns dedicam-se a vender e a restaurar móveis antigos, outros gostam de dar uma nova vida a todo o tipo de objectos, e há também quem queira fazer roupa com desperdício têxtil. Se quiser viver uma vida mais sustentável, visite uma destas quatro oficinas de upcycling no Porto. 

Recomendado: As melhores lojas vintage no Porto

Quatro oficinas de upcycling no Porto que tem de conhecer

Era uma Vez Upcycling Projects
Era uma Vez Upcycling Projects
© Marco Duarte

Era uma Vez Upcycling Projects

Compras Arte, artesanato e passatempos Bonfim

O Era uma Vez Upcycling Projects arrancou em Abril deste ano. Começou por funcionar apenas como ateliê, mas no final de Setembro decidiu abrir as suas portas e tornar-se público. As peças que vai encontrar neste pequeno espaço na Rua Miguel Bombarda têm várias origens. Algumas vieram de uma loja de produtos em segunda mão que Alexandra Arnóbio, uma das donas, teve em tempos, outras da lixeira, ou então, foram simplesmente encontradas na rua.

Também vai poder descobrir vários produtos criados por Susana Leite, designer de produto, e Alexandra, como um carrinho de brincar e um telefone antigos que foram transformados em candeeiros. São as duas que tratam de tudo. Desde a escolha dos objectos, passando pela pintura até a instalação de ligações eléctricas. Tudo o que aqui existe está à venda, mas se quiser transformar alguma peça antiga que tenha em casa, esta dupla está disponível para o ajudar.

Para que tenha uma experiência mais personalizada, os artigos modificados são entregues com um postal que mostra as várias fases do processo. São ainda acompanhados por uma frase sugestiva, como por exemplo, “era uma vez uma caixa de vinho que se pôs  a caminho”. Esta frase pertence às mochilas “feitas a partir de caixas de vinho e de sobras de tecidos de uma empresa com quem temos uma parceria, a Resumos e Detalhes”, explica Susana. Todas as mochilas (70€) são diferentes, já que as caixas nunca têm as mesmas dimensões e o tecido não é repetido. Estão à venda aqui, na Cru Cowork, na Almada 13 e no Museu do Douro.

 

Vintage for a Cause
Vintage for a Cause
© Marco Duarte

Vintage for a Cause

Desde 2012 que este projecto de Helena Antónia promove o envelhecimento activo de mulheres com mais de 50 anos. Como? Através de workshops de transformação de peças de roupa, onde o material principal vem do desperdício têxtil. Inicialmente, o objectivo destes workshops era a produção de peças desenhadas exclusivamente por criadores convidados, como Katty Xiomara e Ana Sobrado, que mais tarde eram vendidas online. Agora, os workshops e as parcerias continuam a existir, mas as peças para venda já não são produzidas nesse contexto. A produção é feita a uma escala ligeiramente maior, mas sempre em ateliê, para que seja possível existirem mais tamanhos e em mais quantidade. Apesar das mudanças, as edições continuam a ser limitadas.

Publicidade
As Damas de Paus, upcycling, restauro
As Damas de Paus, upcycling, restauro
© João Saramago

As Damas de Paus

Isabel Ferrão e Leonor Pimentel são amigas desde os tempos da universidade, quando uma se formou em escultura e a outra em pintura. A vida deu as suas voltas até que, em 2013, criaram As Damas de Paus, um projecto de restauro de móveis. Cinco anos depois, desenvolveram novas técnicas e abriram um novo ateliê em Arca d’Água. Aceitam vários projectos, desde o restauro de um móvel até projectos para uma divisão inteira.Também têm trabalhado com vários alojamentos locais que querem dar uma nova vida ao mobiliário que já têm. Além disto, também fazem workshops para crianças e adultos.

Lost & Found , Linda e Niki são as responsáveis pela Lost & Found
Lost & Found , Linda e Niki são as responsáveis pela Lost & Found
© Marco Duarte

Lost&Found

Compras Decoração Foz

Cinco anos depois da abertura, a Lost & Found continua a fazer sucesso no que ao restauro de mobiliário vintage diz respeito. Esta história começa em 2013 com a venda de tintas Annie Sloan pela primeira vez em Portugal. “São especiais”, explica Linda Vaughan, a proprietária da loja. “São ecológicas, têm pigmentos naturais e não têm cheiro”. Depois, surge a venda de móveis restaurados e, por fim, os workshops. Todos os meses, o espaço abre as portas para ensinar técnicas de pintura básicas, efeitos decorativos e para dar a oportunidade a quem queira de restaurar uma peça própria, sempre com o apoio de Linda e Niki, a filha, também responsável pelas formações. Esteja atento ao facebook e inscreva-se.

Mais lojas para conhecer

Banema Studio
© Marco Duarte

As 12 melhores lojas de decoração no Porto

Compras Decoração

Decorar a casa não precisa de ser uma dor de cabeça, só tem de encontrar a loja certa. Pegue nesta lista com as 12 melhores lojas de decoração no Porto e comece já à procura daquele candeeiro de abajur com o qual sempre sonhou, do aparador vintage que iria ficar tão bem na sua sala de estar, ou de uma mesa de apoio mais moderna.

O Sotão da Tia Becas
©Marco Duarte

As melhores lojas de antiguidades no Porto

Compras Antiguidades

Há coisas que ficam bem melhores assim que os anos começam a passar por elas, como o Vinho do Porto, por exemplo. Mas copos à parte, e porque a nostalgia e o saudosismo dos tempos idos está na moda, fizemos-lhe uma lista com as melhores lojas de antiguidades no Porto, porque é impossível resistir ao charme da velhice de algumas peças que aqui se vendem.

Publicidade
Coração de Alecrim
© João Saramago

As 14 melhores lojas no Porto

Compras

OH VAI-ME À LOJA! Atenção: ninguém o quer insultar, apenas sugerir que conheça a fundo as melhores lojas no Porto. É que numa cidade como esta, tão ecléctica, há lojas para todos os gostos, idades e carteiras. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade