Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Tudo o que pode fazer na Feira da Regueifa e do Biscoito de Valongo

Tudo o que pode fazer na Feira da Regueifa e do Biscoito de Valongo

Na Feira da Regueifa e do Biscoito de Valongo pode comer mas não só. Também há espaço para concertos, desfiles e muito mais

Feira da Regueifa e do Biscoito de Valongo
© NS Nesta festa come-se regueifa e biscoitos, mas não só
Por Bárbara Baltarejo |
Publicidade

A sexta edição da Feira da Regueifa e do Biscoito de Valongo & Mercado Oitocentista acontece de quarta-feira 29 de Maio a domingo 2 de Junho. Ao longo de cinco dias, o centro da cidade é decorado a rigor para recriar os tempos em que Valongo era o principal abastecedor de pão do Porto, mas não só.

A festa tem também como objectivo passar o "testemunho às gerações vindouras, reviver os saberes, usos e costumes dos mais velhos", descreveu o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Ribeiro, em declarações à Time Out. "Estamos a reactivar memória e é isso que explica o sucesso deste evento, juntamente com a comunidade que se envolve espontaneamente", concluiu o autarca. 

A Praça Machado dos Santos, a Rua de São Mamede, o Largo do Centenário, o Parque da Senra, o Largo Dr. Nunes da Ponte, a Rua de Sousa Paupério, o Museu e a Câmara Municipal são os principais locais onde as actividades acontecem. Para não perder migalha, entre nesta lista e fique a par de tudo o que pode fazer na Feira da Regueifa e do Biscoito de Valongo. Antes de se fazer ao caminho, aproveite para conhecer o novo museu que está a nascer na cidade.

Recomendado: Coisas para fazer no Porto em Maio

Tudo o que pode fazer na Feira da Regueifa e do Biscoito de Valongo

Regueifa
© NS/CMV

Leve para casa a melhor regueifa e o melhor biscoito da feira

Tal como tem acontecido nas edições anteriores, as padarias e as pastelarias presentes na feira participam no concurso onde se escolhe a melhor regueifa e o melhor biscoito. Aguarde pela decisão do júri, no domingo 2 às às 14.30, e leve para casa os produtos vencedores. Em 2018, o primeiro lugar para a melhor regueifa e para o melhor biscoito foi atribuído à Padaria Panfino da freguesia de Campo e Sobrado. De qualquer forma, há cerca de 30 pastelarias e padarias instaladas no Largo do Centenário para conhecer.

Há três anos José Cid juntou mais de 120 mil espectadores
© DR

Assista aos concertos de José Cid, Marco Rodrigues e Oscar Ibañez

Todos os anos há espaço para momentos musicais e 2019 não é excepção. O palco é inaugurado na quarta-feira 29 com Marco Rodrigues e volta a ser pisado na sexta-feira 31, desta vez por Oscar Ibañez & Tribo, um grupo de música tradicional galega. O cartaz musical fica completo no sábado 1 com José Cid. Todos os espectáculos são gratuitos.

Publicidade
Herman José
© Duarte Drago

Aprenda a cozinhar com o chef Chakall e ria com Herman José

A programação musical é complementada com um showcooking do chef Chakall na quinta-feira 30 e com um espectáculo que, embora possa ter momentos de canto, tem o humor como fio condutor. A voz de Herman José vai fazer-se ouvir no último dia da festa, domingo 2. 

Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo
© NS

Veja o desfile da Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito

No domingo 2, a Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo celebra o quarto aniversário. O ponto alto das celebrações é o desfile, ao qual se juntam mais de 50 confrarias nacionais, como a Confraria do Presunto e Cebola do Vale do Sousa e da Sopa do Vidreiro da Marinha Grande, que marcaram presença na edição passada.

Publicidade
Mercado Oitocentista
© NS

Almoce ou jante no Mercado Oitocentista

Neste Mercado Oitocentista, uma espécie de viagem no tempo, pode fazer compras num mercado típico do século XIX, onde até os vendedores estão vestidos a rigor. Há papas de sarrabulho, sandes de pão saloio com febra e ovo, pataniscas de bacalhau e vinho para ajudar a empurrar. Não estranhe se vir desfiles alegóricos por lá também. 

A Festa do Brinquedo acontece de 28 a 30 de Setembro
© NS

Leve para casa ardósias e brinquedos de Valongo

No Mercado Oitocentista há também lugar para uma feira de artesanato, onde pode comprar as tradicionais ardósias e os brinquedos de Valongo, para que os miúdos larguem o tablet por umas horas. Aproveite e observe a recriação de diversas profissões, como o engraxador e o ferreiro.

Mais coisas para fazer no Porto

Teleférico Gaia
©Marco Duarte
Coisas para fazer

As melhores coisas para fazer sozinho no Porto

Às vezes não há como uma tarde, ou mesmo um dia inteiro, sem ninguém por perto. É para esses dias que esta lista das melhores coisas para fazer sozinho no Porto dá jeito. E acredite: com tanta coisa para ocupar o tempo e a mente não vai sentir falta de companhia nenhuma.

motorboat
©DR
Coisas para fazer

11 coisas para fazer no rio Douro

Publicidade
Afurada de Cima
© João Saramago
Coisas para fazer

Seis coisas para fazer na Afurada

Casas coloridas cobertas de azulejos recebem o sol a pique pela manhã e o cheiro a peixe fresco grelhado abre o apetite para um almoço farto. A vista da Afurada de Cima é um plano obrigatório se quiser entupir as redes sociais com likes, ou se quiser surpreender a sua cara-metade com um programa fora do vulgar. Mas a Afurada é isto e muito mais. Há património para ver, jogos para acompanhar e um pôr-do-sol de cortar a respiração. Leia o que se segue e descubra seis coisas obrigatórias para fazer quando lá for. Bom passeio. Recomendado: Tudo o que pode fazer em Gaia em 1 dia

FUnicular dos Guindais
© Cláudia Paiva
Coisas para fazer

15 coisas para fazer no Porto até 5€

A vida está cara, bem sabemos, mas com um pouco de astúcia e curiosidade é fácil contornar os obstáculos monetários e descobrir coisas baratas para fazer no Porto. Aqui tem uma lista com 15 coisas para fazer no Porto até 5€. Algumas nem custam tanto e outras até são de graça. E temos de tudo um pouco, desde sugestões de passeios, museus, sítios para comer, mercados e livrarias. Não diga que vai daqui mal servido.

Publicidade