Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Jóias portuguesas de Verão: brilho à prova de água
Compras, Joalharia, Juliana Bezerra
© Ricardo Santos Juliana Bezerra

Jóias portuguesas de Verão: brilho à prova de água

Para condizer com as peles mais bronzeadas, várias marcas de joalharia portuguesas lançaram novas colecções. Tirámos-lhes a pinta e ainda descobrimos uma novidade.

Por Vera Moura
Publicidade

Formas orgânicas ou mais geométricas. Dourado ou prateado. Peças maxi ou discretas, que quase se fundem com a pele bronzeada. Para levar à praia ou para um jantar chique ao ar livre. Este Verão vale tudo, menos andar com as orelhas, o pescoço, os pulsos ou os dedos nus. As melhores marcas de joalharia portuguesas trataram de refrescar a estação quente com novas colecções e há jóias para todos os gostos e ocasiões. De nomes clássicos, que nunca nos cansamos de revisitar, a uma marca acabadinha de nascer – a Arcane Jewelry – fomos ver de que brilhos se faz o Verão de 2020.  

Recomendado: Seis lojas para comprar biquínis e fatos de banho no Porto

Jóias portuguesas de Verão:

Compras, Joalharia, Arcane Jewellry
Compras, Joalharia, Arcane Jewellry
©Carlos Pinto

Arcane Jewellry

Se os meses de isolamento trouxeram uma coisa boa, foi a oportunidade de tirar da gaveta sonhos e projectos. Como os de Inês Morais, que trocou a vida de account pela das jóias. “Find your fire” é o mote; as maiores inspirações são as antiguidades de família, os objectos encontrados em momentos especiais, a arquitectura greco-romana e as formas ao mesmo tempo toscas e delicadas.

www.arcane-jewellery.com

Compras, Joalheria, HLC
Compras, Joalheria, HLC
©Virgilio Azevedo

HLC

Helena Lopes Cardoso não faz a coisa por menos. Este Verão já lançou duas colecções cápsula, a última das quais, DUNE, com peças para dar nas vistas nos dias e noites mais quentes. “Mais é mais”, lê-se por exemplo na descrição da pulseira Lenny XL preta, com malha entrançada em seda pura. O padrão desta pulseira – e de outros anéis e brincos da mesma linha – faz lembrar a ondulação das dunas.

hlc.pt

Publicidade
Compras, Joalharia, Juliana Bezerra
Compras, Joalharia, Juliana Bezerra
© Ricardo Santos

Juliana Bezerra

Na terceira edição da colecção Quem é do mar não enjoa, a brasileira Juliana Bezerra juntou peças de fruta e flores ao universo marítimo de conchas, pedras e búzios. Os brincos – que nem sempre são iguais –, os fios e as pulseiras foram baptizados com nomes de praias, de flores e de mulheres, e têm sempre aquela pinta orgânica que tanto fica bem de fato de banho como com um vestido para levar à esplanada. Além da loja-atelier em Lisboa, a marca está agora à venda na Pau-Brasil de Cascais.

julianabezerra.com

Compras, Joalharia, Matilda
Compras, Joalharia, Matilda
©DR

Matilda

“Nestes tempos diferentes, isolados dos de fora mas muito próximos dos de dentro, descobrimos as nossas inspirações. Nas gavetas, nas malas, nos porta-jóias daquelas que fazem parte da nossa vida e do nosso coração. Inspirações que surgem de peças que outrora deram elegância, brilho e muito charme a gerações que constituem a nossa existência.” Eis o que esperar da Matilda este Verão, nas palavras de Helena, Margarida e Joana, que homenageiam mães, tias e avós com peças onde não faltam pérolas, entrançados e pedras semipreciosas.

www.matildajewellery.com

Publicidade
Compras, Joalharia, Cata Vassalo
Compras, Joalharia, Cata Vassalo
DWS_JEWELLERY

Cata Vassalo

Catarina Vassalo anda entretida com edições especiais – em Abril juntou-se à rainha dos penteados Alice Trewinnard e em Junho lançou um lenço em parceria com a influencer Madalena Abecasis. Mas as noivas (e as suas excelentíssimas convidadas) nunca ficam esquecidas, e para elas há sempre novos brincos e pulseiras para descobrir entre – e conjugar com – toucados, bandoletes e clutches. As flores e as folhas continuam a ser a grande inspiração.

www.catavassalo.com

Compras, Joalharia, Carolina Curado
Compras, Joalharia, Carolina Curado
©DR

Carolina Curado

Um Verão de sonho é o que Carolina Curado deseja com a colecção Dreaming, que juntou às jóias ilustrações de Mariana, a Miserável. Nunca faltam flores no trabalho desta joalheira lisboeta, mas desta vez são as cobras – “símbolo de renovação e regeneração” – que dão nas vistas em brincos, anéis, colares e pulseiras.

www.carolinacurado.com

Publicidade
Compras, Joalheria, Clélia Jewellery
Compras, Joalheria, Clélia Jewellery
©DR

Clélia Jewellery

Da quarentena nasceu uma colecção limitada chamada Olá Lisboa, que recorre a técnicas de aplicação de cor sobre metal (prata e latão) e é uma homenagem às ruas que, mesmo vazias, mantiveram a alegria de sempre. Mas nos dias mais quentes, é a tropical e geométrica colecção Ananás que chama mais a atenção, com brincos leves e balanceantes que são uma frescura (inicialmente saíram em prateado, mas este Verão há a opção de banho a ouro).

Cleliajewellery.com

Compras, Joalharia, Salomé Faria Jewelry
Compras, Joalharia, Salomé Faria Jewelry
©DR

Salomé Faria Jewelry

“Flores, flores e mais flores, bem ao jeito da estação quente”, diz-nos Salomé Faria sobre a mais recente colecção Amélia, dominada pelas linhas e texturas orgânicas em dourado. A chamar o Verão está também o novíssimo earcuff em forma de um peixe chamado Madalena.

www.salomefaria.com

Publicidade
Compras, Joalharia, Sopro Jewellry
Compras, Joalharia, Sopro Jewellry
©DR

Sopro Jewellry

Quando era pequenina, Andreia Lima gostava de brincar com folhas e insectos, criando um mundo imaginário que, quando ficou crescida, ganhou vida com a sua marca Sopro Jewellry. A ligação à natureza está presente em todas as colecções: na Corium a protagonista é a serpente; na Forest há escaravelhos e pétalas de nenúfar; e na Sea cabe o oceano inteiro. Para Setembro, estão prometidas mais novidades: fique de olho na colecção One of a Kind.

soprojewellery.com

Compras, Joalharia, Joana Mota Capitão
Compras, Joalharia, Joana Mota Capitão
©Sanda Vuckovic

Joana Mota Capitão

As peças da nova colecção ALMA são o resultado dos tempos de “desconfiança, incerteza e indecisão” que vivemos. “Destas dúvidas surgiu o sonho. Destas perplexidades surgiu o desejo de construir, de criar, de sentir mais”, descreve Joana Mota Capitão. Os brincos, fios, pulseiras e anéis são graciosos mas audazes, “uma viagem até algo único”.

www.joanamotacapitao.com

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade