Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Jóias portuguesas de Verão: brilho à prova de água
Para condizer com as peles mais bronzeadas, várias marcas de joalharia portuguesas lançaram novas colecções. Tirámos-lhes a pinta e ainda descobrimos uma novidade.
Formas orgânicas ou mais geométricas. Dourado ou prateado. Peças maxi ou discretas, que quase se fundem com a pele bronzeada. Para levar à praia ou para um jantar chique ao ar livre. Este Verão vale tudo, menos andar com as orelhas, o pescoço, os pulsos ou os dedos nus. As melhores marcas de joalharia portuguesas trataram de refrescar a estação quente com novas colecções e há jóias para todos os gostos e ocasiões. De nomes clássicos, que nunca nos cansamos de revisitar, a uma marca acabadinha de nascer – a Arcane Jewelry – fomos ver de que brilhos se faz o Verão de 2020.
Recomendado: Seis lojas para comprar biquínis e fatos de banho no Porto
Jóias portuguesas de Verão:


Arcane Jewellry
Se os meses de isolamento trouxeram uma coisa boa, foi a oportunidade de tirar da gaveta sonhos e projectos. Como os de Inês Morais, que trocou a vida de account pela das jóias. “Find your fire” é o mote; as maiores inspirações são as antiguidades de família, os objectos encontrados em momentos especiais, a arquitectura greco-romana e as formas ao mesmo tempo toscas e delicadas.


HLC
Helena Lopes Cardoso não faz a coisa por menos. Este Verão já lançou duas colecções cápsula, a última das quais, DUNE, com peças para dar nas vistas nos dias e noites mais quentes. “Mais é mais”, lê-se por exemplo na descrição da pulseira Lenny XL preta, com malha entrançada em seda pura. O padrão desta pulseira – e de outros anéis e brincos da mesma linha – faz lembrar a ondulação das dunas.


Juliana Bezerra
Na terceira edição da colecção Quem é do mar não enjoa, a brasileira Juliana Bezerra juntou peças de fruta e flores ao universo marítimo de conchas, pedras e búzios. Os brincos – que nem sempre são iguais –, os fios e as pulseiras foram baptizados com nomes de praias, de flores e de mulheres, e têm sempre aquela pinta orgânica que tanto fica bem de fato de banho como com um vestido para levar à esplanada. Além da loja-atelier em Lisboa, a marca está agora à venda na Pau-Brasil de Cascais.


Matilda
“Nestes tempos diferentes, isolados dos de fora mas muito próximos dos de dentro, descobrimos as nossas inspirações. Nas gavetas, nas malas, nos porta-jóias daquelas que fazem parte da nossa vida e do nosso coração. Inspirações que surgem de peças que outrora deram elegância, brilho e muito charme a gerações que constituem a nossa existência.” Eis o que esperar da Matilda este Verão, nas palavras de Helena, Margarida e Joana, que homenageiam mães, tias e avós com peças onde não faltam pérolas, entrançados e pedras semipreciosas.


Cata Vassalo
Catarina Vassalo anda entretida com edições especiais – em Abril juntou-se à rainha dos penteados Alice Trewinnard e em Junho lançou um lenço em parceria com a influencer Madalena Abecasis. Mas as noivas (e as suas excelentíssimas convidadas) nunca ficam esquecidas, e para elas há sempre novos brincos e pulseiras para descobrir entre – e conjugar com – toucados, bandoletes e clutches. As flores e as folhas continuam a ser a grande inspiração.


Carolina Curado
Um Verão de sonho é o que Carolina Curado deseja com a colecção Dreaming, que juntou às jóias ilustrações de Mariana, a Miserável. Nunca faltam flores no trabalho desta joalheira lisboeta, mas desta vez são as cobras – “símbolo de renovação e regeneração” – que dão nas vistas em brincos, anéis, colares e pulseiras.


Clélia Jewellery
Da quarentena nasceu uma colecção limitada chamada Olá Lisboa, que recorre a técnicas de aplicação de cor sobre metal (prata e latão) e é uma homenagem às ruas que, mesmo vazias, mantiveram a alegria de sempre. Mas nos dias mais quentes, é a tropical e geométrica colecção Ananás que chama mais a atenção, com brincos leves e balanceantes que são uma frescura (inicialmente saíram em prateado, mas este Verão há a opção de banho a ouro).


Salomé Faria Jewelry
“Flores, flores e mais flores, bem ao jeito da estação quente”, diz-nos Salomé Faria sobre a mais recente colecção Amélia, dominada pelas linhas e texturas orgânicas em dourado. A chamar o Verão está também o novíssimo earcuff em forma de um peixe chamado Madalena.


Sopro Jewellry
Quando era pequenina, Andreia Lima gostava de brincar com folhas e insectos, criando um mundo imaginário que, quando ficou crescida, ganhou vida com a sua marca Sopro Jewellry. A ligação à natureza está presente em todas as colecções: na Corium a protagonista é a serpente; na Forest há escaravelhos e pétalas de nenúfar; e na Sea cabe o oceano inteiro. Para Setembro, estão prometidas mais novidades: fique de olho na colecção One of a Kind.


Joana Mota Capitão
As peças da nova colecção ALMA são o resultado dos tempos de “desconfiança, incerteza e indecisão” que vivemos. “Destas dúvidas surgiu o sonho. Destas perplexidades surgiu o desejo de construir, de criar, de sentir mais”, descreve Joana Mota Capitão. Os brincos, fios, pulseiras e anéis são graciosos mas audazes, “uma viagem até algo único”.