
Comer com os olhos: oito séries para abrir o apetite
O isolamento social não está a ser fácil para ninguém e os foodies também são gente. Esqueça os talheres: com estas séries, as experiências gastronómicas fazem-se de comando na mão.
É verdade que os serviços de entrega de comida continuam a levar o melhor dos restaurantes às nossas casas, mas não é a mesma coisa. Ainda bem que existem séries e documentários que ajudam a matar saudades das histórias dos chefs, das paredes dos restaurantes, e muito mais. Há de tudo nesta ementa: desde clássicos modernos, como Anthony Bourdain: No Reservations e Jiro Dreams of Sushi, a fenómenos mais recentes, como Ugly Delicious. E sim, bem sabemos que o efeito destas incursões audiovisuais não é propriamente o que queremos, tendo em conta que há pouco mais a fazer do que fazer rusgas ao frigorífico. Esta lista é para comer tudo com os olhos e nada com a boca. O que já não é pouco.
Recomendado: 80 restaurantes no Porto com entregas take-away
Séries para abrir o apetite
1. Jiro Dreams of Sushi

O documentário sobre o chef de sushi Jiro Ono, realizado por David Gelb, é magnífico. Uma meditação sobre a busca da perfeição e a obsessão com o trabalho, tão interessante para foodies como para quem é alérgico a peixe cru.
Netlfix
2. Chef’s Table

Criada por David Gelb, o mesmo realizador do excelente Jiro Dreams of Sushi, que ainda agora descrevemos, esta docussérie nomeada para vários Emmys acompanha e retrata grandes chefes, revelando as suas inspirações e o seu (não raramente complicado) processo criativo. Na Netflix encontram-se seis temporadas e um spin-off apenas com franceses.
Netlfix
3. Cooked

Inspirada no livro homónimo de Michael Pollan, a minissérie de Alex Gibney leva-nos numa viagem à volta do mundo e pela história da comida. Cada episódio centra-se num dos quatro elementos e nas diferentes formas como eles nos ajudam a cozinhar.
Netlfix
4. Foodie Love

A série escrita e realizada pela catalã Isabel Coixet, para a HBO, explora a relação entre o coração e o estômago. Uma relação antiga, aqui retratada através de um romance que começa e continua a desenvolver-se sempre de volta dos pratos.
5. Somebody Feed Phil

Phillip Rosenthal tem fominha. E ainda bem para nós que a tem. É da maneira que podemos acompanhar o criador da sitcom Everybody Loves Raymond nas suas viagens gastronómicas à volta do planeta. Para ficar de barriga cheia sem sair do sofá.
Netlfix
6. Samurai Gourmet

Baseada nos manga Kodoku no Gourmet, de Masayuki Qusumi e Jiro Taniguchi, esta produção da Netflix acompanha um homem que, depois de reformado, se dedica a comer e beber o que sempre quis. Ele e o seu alter ego: um samurai.
Netlfix
7. Ugly Delicious

É a melhor série gastronómica dos últimos anos. Em cada episódio, o chef norte-americano David Chang viaja pelo mundo e fala com amigos, colegas e especialistas sobre um prato (pizzas, tacos, etc.). É o ponto de partida para uma análise cultural e sociológica mais abrangente e muito calórica.
Netlfix
8. Anthony Bourdain: No Reservations

O último episódio de No Reservations foi para o ar em 2012 e Anthony Bourdain deixou-nos em 2018. Ainda assim, não podíamos deixar de incluir a saudosa série documental nesta lista. Afinal, continua a ser um dos melhores programas de comida. E de viagens. E de cultura.
My Cuisine, posição 622 do MEO. Qui 22.00
Mais séries para ver
As 25 melhores séries de comédia
As listas, como quase tudo nesta vida, são relativas. Mas depois de enchermos uma espécie de conselho de administração com loucos de séries televisivas e outros consultores da redacção da Time Out, chegámos a estas 25. Portanto, se vai começar a disparar insultos e a pedir justificações para as suas séries de comédia preferidas não estarem aqui avisamos já que não vai ter sucesso. Podiam ser outras, mas são estas. E pedimos desculpa às que ficaram de fora. Mais um alerta à tripulação: estas séries de comédia estão ordenadas apenas por ordem alfabética, que não queremos alimentar ainda mais a polémica. Ria-se connosco. Recomendado: Séries a não perder este mês
As melhores séries para ver na Netflix
Começou timidamente em Portugal, com uma mão cheia de bons conteúdos e algumas apostas menos conseguidas. Com o passar dos anos, ganhou terreno, fez muitos de nós trocar as noitadas na rua pelas noites no sofá e na cama, e é difícil imaginar a vida sem saber que a temos ali. Filmes, séries, documentários, docusséries, há muito material para ver e fazer verdadeiras maratonas visuais sem sair de casa (e mesmo se o quiser fazer, é só levá-la no telefone). Junte-se à febre do streaming e conheça as melhores séries para ver na Netflix. Recomendado: As 25 melhores séries de comédia
As 15 séries de super-heróis que tem de ver
Há cada vez mais e melhores séries de super-heróis na televisão. Dos personagens da DC no chamado Arrowverse do canal CW – Arrow, The Flash, Legends of Tomorrow e Supergirl – à comitiva da Marvel na Netflix – Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage, Punho de Ferro, Os Defensores e O Justiceiro –, passando pelos inúmeros vigilantes (e não só) que se desdobram por outros canais e plataformas, sem se inserirem num complexo universo partilhado, com Watchmen da HBO à cabeça. Mas não é de agora que há super-heróis na televisão: há uma ou outra velha série que merece ser revista. A começar pelos desenhos animados de Batman dos anos 90. Recomendado: 12 grandes filmes de piratas
Séries e filmes sobre minimalismo para aprender a viver feliz com pouco
Ter menos coisas é sinónimo de mais tempo e liberdade para fazer o que lhe dá prazer. Mas ser minimalista não significa abdicar de todas as suas posses materiais nem deixar de consumir. Significa, sim, livrar-se do que não é essencial e aprender a consumir melhor. Para o ajudar a pôr a vida em ordem, reunimos duas séries e dois documentários sobre o poder do menos. Desde Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, do movimento The Minimalists, até à guru da organização Marie Kondo, estes são os professores e as lições de que precisa para aprender mais sobre minimalismo, organização, casas pequenas e desperdício zero. Recomendado: Três documentários sobre sustentabilidade para ver em casa