Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Museus do mundo para visitar sem sair de casa
British Museum, Londres
© DR

Museus do mundo para visitar sem sair de casa

Explore algumas das maiores colecções do mundo graças a estes museus com visitas virtuais.

Por Lucy Lovell
Publicidade

Os museus e galerias que sempre sonhámos visitar podem estar de portas fechadas devido ao actual surto, mas não desespere. Há curadores a apostar nas novas tecnologias e a ficar cada vez mais criativos na forma de dar acesso às suas colecções, e muitos disponibilizam agora tours virtuais para uma audiência digital.

As instituições de primeira linha em todo o mundo têm vastos arquivos online, permitindo-nos dar um passeio digital pela história da arte sem despir o pijama. De obras impressionistas parisienses, no Museu de Orsay, a uma lição de Grécia antiga, no Museu Benaki de Atenas, a um arquivo voyeurístico de relíquias de ex-amantes no Museu de Relacionamentos Terminados, há algumas exposições fascinantes à distância de um clique – e todas elas grátis.

Coloque a chaleira ao lume, acomode-se no sofá e prepare-se para um auto-isolamento esclarecedor com estes museus virtuais que pode explorar em casa.

Recomendado: Oito atracções do Porto para visitar sem sair de casa

Museus do mundo para visitar sem sair de casa:

Solomon Guggenheim Museum, New York City, NYC
Solomon Guggenheim Museum, New York City, NYC
Tinnaporn Sathapornnanont / Shutterstock.com

Museu Solomon R. Guggenheim, Nova Iorque

Milhares visitam o “Gugg” todos os dias apenas para explorar o edifício, projectado por Frank Lloyd Wright. Mas graças a este passeio pelo Google Street View, podemos agora passear pelos seus corredores em espiral sem sair do sofá. Explore a oferta de arte pós-moderna e conceptual, e visite a página inicial para um banco de dados completo de toda a colecção.

Visita virtual ao Museu Solomon R. Guggenheim

Rijksmuseum
Rijksmuseum
Photograph: Kit Leong / Shutterstock.com

Rijksmuseum, Amsterdão

Na Holanda, o Rijksmuseum é um oásis de arte clássica holandesa, artefactos asiáticos e prata e porcelana do século XVII. Embora as tours do interior do museu, do género Google Street View, não sejam nada más, o que recomendamos mesmo são as exposições online, como o guia interactivo de Rembrandt.

Visita virtual ao Museu Rijksmuseum

Publicidade
British Museum, Londres
British Museum, Londres
© DR

Museu Britânico, Londres

O Museu Britânico é o museu nacional original. Quando foi inaugurado, em 1759, foi o primeiro do género a abrir ao público em todo o mundo, e continua a dar cartas até hoje. Os gráficos desta tour são uma coisa do outro mundo – imagine um braço de guitarra intergaláctico. Explore este guia musical de África, Américas, Ásia, Oceânia e Europa – e dê uns toques de música pelo caminho.

Visita virtual ao Museu Britânico

Musée d'Orsay
Musée d'Orsay
© Musée d'Orsay

Museu d'Orsay, Paris

Vamos a Paris? Oui, oui!

Este museu tem a maior colecção de obras impressionistas e pós-impressionistas do mundo, e poderá percorrer entre algumas das melhores, graças às galerias interativas dos trabalhos de van Gogh, Cézanne, Degas e muito mais.

Visita virtual ao Museu d'Orsay

Publicidade
Museum of Broken Relationships
Museum of Broken Relationships
Photograph: Paul Prescott / Shutterstock.com

Museu dos Relacionamentos Terminados, Zagreb e Los Angeles

Pode ser um assunto delicado para casais em quarentena, mas este Museu dos Relacionamentos Terminados oferece uma olhadela nostálgica às chamas antigas – e é realmente muito bonito de se ver. Cada item exibido representa o ex do doador, e as histórias por trás variam entre animadoras a comoventes. Quem diria que uma velha torradeira poderia guardar tanto significado?

Visita virtual ao Museu de Relacionamentos Terminados

Uffizi Gallery in Florence
Uffizi Gallery in Florence
Photograph: Shutterstock

Galeria Uffizi, Florença

Pode percorrer as mais de 300.000 obras nos arquivos digitais da galeria Uffizi, a arca do tesouro da arte renascentista de Florença. Botticelli, Titian e Canaletto. Todos os grandes estão aqui. Clique na opção HyperVisions para aceder a tours cuidadosamente pensadas sobre temas como anjos, epifanias e visão intercultural. Tudo muito profundo.

Visita virtual à Galeria Uffizi

Publicidade
MASP, São Paulo
MASP, São Paulo
© DR

MASP, São Paulo

O Museu de Arte de São Paulo tem uma maneira muito particular de exibir as suas obras de arte: as pinturas são penduradas em cavaletes de cristal, criando a ilusão de que estão a flutuar no ar. Visite a galeria virtual deste museu que apresenta ainda exposições de arte online do Brasil e não só.

Visita virtual do MASP

Picasso Museum
Picasso Museum
Photograph: csp / Shutterstock.com

Museu Picasso, Barcelona

Além de um vasto catálogo online das melhores obras de Pablo Picasso, este templo em sua honra oferece ainda uma tour de 360 ​​graus por algumas das obras de arquitectura medievais mais bem preservadas de Barcelona. Quando acabar de vasculhar o museu virtual de uma ponta à outra, espreite a hashtag do Twitter #MuseuPicassoVirtual para intervalar o feed de notícias com doses diárias de arte.

Visita virtual ao Museu Picasso

Publicidade
Benaki Museum
Benaki Museum
Photograph: Shutterstock

Museu Benaki, Atenas

Faça um passeio virtual pela Grécia antiga com esta excursão de 360 graus do Museu Benaki. É fácil perder-se nesta colecção de artefactos sem igual – de estátuas de fertilidade a pinturas bizantinas – com obras que remontam a 6500BC.

Visita virtual ao Museu Benaki

MoMA
MoMA
Photogrpah: Ed Schipul

Museu de Arte Moderna (MoMA), Nova Iorque

Pode explorar as 129 obras de arte da colecção do MoMA no Google, incluindo grandes obras como 'The Starry Night' de van Gogh, 'Still Life with Apples' de Paul Cézanne e 'The Sleeping Gypsy' de Rousseau. Além disso, estão agrupadas em categorias como arte contemporânea, modernismo e cubismo – tornando a navegação divertida, fácil e informativa.

Visita virtual ao MoMA

Mais para fazer em casa

Torre dos Clérigos
© DR

5 atracções do Porto para visitar sem sair de casa

Coisas para fazer Centros culturais

Já começa a sentir saudades de passear pelas ruas da Invicta de câmara fotográfica em riste, armado em turista na própria cidade? Não desespere. Nestes tempos de quarentena, tem sempre a hipótese de viajar pela plataforma Portugal a 360º, onde encontra inúmeras atracções do Porto, de Lisboa e de outros pontos do país. A Time Out seleccionou cinco pontos de visita obrigatórios no Porto, dos quais vale mesmo a pena matar saudades. E o melhor é que os pode visitar sem tirar o pijama. Se ainda assim continuar aborrecido, estenda o tapete de yoga ou vista o avental e aventure-se na cozinha. 

Capela Sistina
© DR

Doze museus internacionais para visitar sem sair de casa

Coisas para fazer Exposições

Graças à Internet, nunca foi tão fácil estar entretido entre quatro paredes. No entanto, para quem não dispensa uma visita ao museu para contemplar as obras de mestres de arte renascentista ou de nomes relevantes da arte contemporânea, fazer scroll infinitamente nas redes sociais ou devorar uma temporada (ou várias) de uma série na Netflix não é suficiente. Felizmente, há vários museus que apresentam visitas guiadas virtuais às suas colecções e exposições para que não lhe falte a sua dose diária de arte. Muitos estão presentes na Google Arts & Culture, projecto em que a Google colabora com mais de 1200 instituições em todo o mundo para levar a arte a todos. Deixe-se ficar no sofá e, sem filas ou bilhetes à mistura, só tem é de aproveitar.

Publicidade
My Parents, David Hockney
©DR

10 obras de arte que nos lembram como é bom estar em casa

Arte Pintura

Quantos de nós desejam, todos os dias, ter mais tempo para estar em casa? Agora que o temos de sobra devido ao surto de Covid-19, mal podemos esperar para sair à rua de novo. E se nunca foi tão fácil estar entretido dentro de portas, a ausência de rotina pode tornar esta quarentena penosa. Por isso, reunimos dez obras de arte que mostram como o interior pode ser um lugar de conforto e lazer. Nelas, vemos actividades rotineiras como estrelar ovos ou ver o mundo pela janela, passatempos como tocar piano ou trocar cartas ou detalhes preciosos como o raio de sol que preenche uma sala vazia. Aproveite e veja como é bom estar em casa.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade