Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Concertos em streaming a não perder esta semana
Legendary Tigerman
© DR The Legendary Tigerman actua na noite de 12 de Abril, domingo de Páscoa

Concertos em streaming a não perder esta semana

As salas de espectáculos e os espaços culturais fecharam, mas há músicos a actuar em directo a partir de casa. Saiba o que pode ver.

Por Ana Patrícia Silva
Publicidade

Salas e espaços culturais foram os primeiros a fechar devido à nova pandemia. Os espectáculos foram cancelados e os artistas ficaram desamparados. À medida que se ajustaram à nova realidade da vida em quarentena, os artistas começaram a fazer-nos companhia diariamente através de transmissões online, a revolucionar o espaço digital e a trazer um pouco de alegria a dias menos bons. Há muito para ver e ouvir nos próximos tempos.

Concertos em streaming a não perder esta semana

The Legendary Tigerman - Paulo Furtado
© Paulo Segadães

The Legendary Tigerman

Que se lixe a Páscoa, teremos sempre o blues. Na noite deste domingo de Páscoa, 12 de Abril, Paulo Furtado vai tocar ao vivo na plataforma Play it Safe, às 22.30. Durante a transmissão são aceites donativos que serão divididos pela sua equipa de estrada, músicos e técnicos.

Adolfo Luxúria Canibal
© DR

Wash Your Hands Say Yeah

Combater a solidão de quem está em casa e chamar a atenção para a situação precária com que se debatem muitos artistas,  são os objectivos deste festival. Acontece no domingo de Páscoa, 12 de Abril, depois das 16.00, através do Facebook. Actuam nomes como Frankie Chavez, The Dirty Coal Train, Suave, Adolfo Luxúria Canibal com Marta Abreu, Terry Lee Hale, Budda Guedes, Ash Lewis, Rapaz Improvisado Oclaire. A apresentação é do radialista Nuno Calado.

Publicidade
Júlio Resende
© DR

Júlio Resende

O pianista estreia esta semana a rubrica “Dez Dedos de Conversa”, com entrevistas informais que vão explorar a forma como o novo vírus nos está a afectar. Cada conversa guardará também lugar para a música. O primeiro convidado é o treinador de futebol Luís Castro (8 de Abril), a que se segue a cantora Bárbara Tinoco (12 de Abril), o apresentador João Manzarra (15 de Abril) e o psiquiatra Júlio Machado Vaz (19 de Abril). Sempre às 19.30 no Instagram.

André Santos
© DR

André Santos e Rui Paixão

O Gerador continua a desafiar artistas portugueses de áreas culturais diferentes para conceberem um acto em conjunto. Na sexta 10 é a vez de Rui Paixão, que vai explorar as novas possibilidades do teatro físico ao som da guitarra jazz do madeirense André Santos.

Publicidade
Miguel Araújo
© Paulo Bico

Miguel Araújo

São os concertos mais ternurentos da quarentena. Todas as noites, antes de deitar a filha, Miguel Araújo canta-lhe canções de embalar. E agora todos podem ouvir esse momento em directo, por volta das 21.00, com canções suas e dos que mais admira. “Faço isto há anos. Ocorreu-me que não me custava nada transmitir o momento diariamente. É algo em que eu posso ser útil. Não posso ser útil em mais nada, na realidade. Só com música. Muitas crianças acalmam-se e adormecem com estes miniconcertos em directo”, diz Miguel Araújo.

Os Azeitonas
© DR

Os Azeitonas

Cada um em sua casa, mas a distância não os demove. Os Azeitonas estão a transmitir diariamente actuações em directo através do Facebook. Terça e quarta são os dias de Marlon, quinta e sexta são os dias de Nena, o fim-de-semana é de Salsa e a segunda-feira está reservada para conteúdos especiais.

Publicidade
Daniel Pereira Cristo
© DR

Daniel Pereira Cristo

“Tradicotomias” é uma rubrica que pretende mostrar as riquezas da nossa música de raiz. O cantautor Daniel Pereira Cristo, estudioso dos cordofones e da música tradicional, conduz a conversa e a música todos os domingos às 18.00.

Neil Young
© Darryl Dyck

Neil Young

Em isolamento na sua casa em Telluride, no estado do Colorado, o músico está a transmitir de forma esporádica as “Fireside Sessions”, pequenos concertos à lareira filmados pela sua mulher. As primeiras sessões caseiras, onde Neil Young escavou a fundo no seu catálogo, continuam disponíveis online. Um luxo.

Publicidade
Música, Jeff Tweedy
© Whitten Sabbatini

Jeff Tweedy

Se a pandemia não tivesse atrapalhado tudo, Jeff Tweedy estaria agora na estrada com os Wilco. Mas está trancado em casa com a mulher e os filhos, por isso é com eles que está a fazer o “The Tweedy Show” quase todas as noites no Instagram. Enquanto a sua esposa filma, ele senta-se com uma guitarra e toca. Os filhos, de 20 e 24 anos, também dão uma ajuda.

Música, Andrew Bird, Violinista, Assobiador
© Amanda Demme

Andrew Bird

O multi-instrumentista (violinista, guitarrista, assobiador, etc.) costumava transmitir a série de concertos “Live From The Great Room” a partir de sua casa com vários convidados. Agora, tem que o fazer sozinho. Todas as tardes, senta-se em frente à câmara e toca uma canção ao calhas no Instagram. Desde músicas do seu imaginário folk-pop a versões reimaginadas.

Publicidade
Música, Christine and the Queens
© DR

Christine and the Queens

A cantora e compositora francesa está a oferecer concertos caseiros em directo no Instagram. Para as próximas transmissões, ela promete “conceitos duvidosos” e “convidados misteriosos” – à distância, claro. Para já, têm-se ouvido canções suas e versões de nomes como The Weeknd e Steve Lacy. Para ver todos os dias, por volta das 15.00.

M. Ward
© DR

M. Ward

Para celebrar o lançamento do seu décimo álbum, Migration Stories, onde medita sobre a migração humana, M. Ward vai dar um concerto em directo na sua casa no sul da Califórnia. A sessão será transmitida nesta quarta 8 no Facebook. Para ver em directo às 18.00, hora de Portugal continental. 

Publicidade
Música, Ben Gibbard
© DR

Ben Gibbard

O vocalista dos Death Cab for Cutie (também conhecido dos The Postal Service) está a realizar uma série de concertos acústicos através do YouTube. Todos os dias, às 23.00 de Portugal continental, toca temas das suas bandas e versões de outros artistas a partir do estúdio. O dinheiro angariado durante a transmissão vai ser doado a diferentes instituições.

Mais música:

Boss
Capa de 'Born in the USA' de Bruce Springsteen

10 músicas para dançar sozinho

Música

Nesta época de isolamento social, não devemos deixar de fazer o que nos faz felizes. Se dançar o faz feliz, dance, mesmo que não tenha companhia. Há momentos em que nenhuma companhia do mundo é melhor do que a nossa. Faça como Bruce Springsteen, Billy Idol ou Robyn e dance sozinho, como se ninguém estivesse a ver. Se os vizinhos se queixarem do barulho, nós assumimos a culpa.  

Um disco por dia
DR

Desafio Time In: Um disco de música portuguesa por dia

Música Portuguesa

Aproveite os próximos tempos para fazer aquilo que sempre adiou. Ler um livro, ver um filme, ouvir um disco. Qualquer coisa é melhor do que ficar obcecado a ver e a ler notícias sobre o surto de Covid-19. Entretenha os ouvidos com música. Se puder apoiar a música nacional, ainda melhor. Nas últimas semanas, choveram cancelamentos de concertos para os próximos meses. Confinados às suas casas, alguns músicos viraram-se para os ecrãs para continuar a partilhar um pouco da sua arte. Mas ninguém sobrevive com concertos online gratuitos, por isso, nesta altura a melhor forma de os apoiar é comprando música em lojas virtuais. Reserve uma hora por dia para ouvir um disco. Se puder, compre. Veja aqui todos os Desafios Time In

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade