Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right 10 concertos para ver online esta semana
The Last Internationale
© DR Os The Last Internationale actuam no festival Wash Your Hands Say Yeah

10 concertos para ver online esta semana

As salas de espectáculos e os espaços culturais fecharam, mas há músicos a actuar em directo a partir de casa. Saiba o que pode ver.

Por Ana Patrícia Silva
Publicidade

Há quem diga que é um castigo por todas as vezes que estivemos num concerto a olhar para o palco através de um ecrã. Agora, o ecrã é tudo o que temos. Enquanto as coisas não regressam à normalidade, seja lá o que isso for, os músicos continuam a actuar em directo. Das suas casas, para todo o mundo. À medida que se ajustam à nova realidade da vida em quarentena, os músicos fazem-nos companhia diariamente através de transmissões online, a trazer um pouco de alegria a dias menos bons. Há muito para ver e ouvir nos próximos tempos.

Recomendado: Leia aqui a edição desta semana da Time In Portugal

 

Concertos para ver em directo em streaming:

Clã
Clã
©DR

Festival Liv(r)e

A música popular portuguesa não vai sair à rua em Abril, mas vai continuar a cantar a liberdade. O festival é organizado pel'A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, Camaleão e 23 Milhas, com as parcerias do festival Bons Sons e da Associação José Afonso.

Clã, Galandum Galundaina, João Berhan, Adélia, João Francisco, Pedro Mestre, Mariana Root, Edgar Valente, Quiné Teles, Tiago Sami Pereira, Tiago Jesus e Vasco Ribeiro são os artistas que fazem parte do programa que acontece de sexta 24 a domingo 26, no Facebook. O festival arranca sempre às 21.30, mas no dia 25 de Abril haverá uma emissão especial às 17.30. 

 

Jorge Palma
Jorge Palma
© DR

Abril no Bairro

"8 artistas, 8 canções para celebrar a liberdade" é o ponto de partida deste evento criado pela agência Bairro da Música, que terá lugar nas redes sociais nos dias 24 e 25 de Abril. Blind ZeroJoana AlegreJorge PalmaPedro MoutinhoRui DavidThe Happy MessVicente Palma e Zeca Medeiros juntam-se neste evento online ao qual poderá assistir, através do Facebook de cada artista, entre as 21.30 e as 22.15 de sexta-feira e sábado. Tendo como ponto de partida o tema da liberdade, cada artista vai partilhar uma canção que preparou especialmente para esta data.

Publicidade
The Last Internationale
The Last Internationale
© DR

Wash Your Hands Say Yeah

A terceira edição online do festival vai ser um especial de 25 de Abril. Na emissão apresentada por Nuno Calado, vão actuar no sábado 25 via Facebook os The Last Internationale, António Manuel Ribeiro, Sam Alone, Mitó, Paulo Lázaro, The Baggios, Tren Go! Sound System e Valu.

Bia Maria
Bia Maria
© Diana Matias

Entre4Paredes

Nesta sexta-feira arranca um festival solidário que pretende angariar fundos para #TodosPorQuemCuida, uma iniciativa da Ordem dos Médicos e Ordem dos Farmacêuticos. O festival decorre até 28 de Abril e o cartaz conta com nomes como Tó Trips, PZ, Bia Maria, Aníbal Zola, Jasmim e Coelho Radioactivo. Cada actuação vai durar entre 30 a 45 minutos na conta de Instagram de cada artista, entre as 17.30 e as 20.15.

24 de Abril

17h30 – Call Me Alice: @callmealiceband

18h30 – CAIO: @caiomusica

19h30 – Bia Maria: @bia____maria

25 de Abril

17H30 – Aníbal Zola: @anibalzola

18h30 – Men On The Couch: @menonthecouch

19h30 – Tó Trips: @totrips

26 de Abril

17h30 – Rossana: @rossanasmusic

18h30 – Jasmim: @jasmim_musica

19h30 – PZ: @pz_pimenta

27 de Abril

17h30 – Bonança: @bonanca.rgb

18h30 – Chinaskee: @ochinaskee

19h30 – Tiago Braga: @tiagobragamusic

28 de Abril

17h30 – Coelho Radioactivo: @coelhoradioactivo

18h30 – Fisherman: @fisherman_2.0

19h30 – Metamito: @metamito

Publicidade
João Pais Filipe
João Pais Filipe
© DR

João Pais Filipe

O baterista, percussionista e escultor sonoro está de regresso com um novo álbum de originais a solo, Sun Oddly Quiet. A sua apresentação acontece online na sexta 24 às 18.00. O concerto é gratuito, com donativo consciente, e o link para acompanhar a apresentação será disponibilizado em loversandlollypops.net.

Tó Trips
Tó Trips
© DR

Manifestum em Casa

Até ao final de Maio, este festival vai envolver a palavra em contexto musical, literário, poético e de intervenção, com músicos, escritores e poetas. Há novos episódios todas as quartas e sábados no Facebook. Na quarta 22 vão ouvir-se Tó Trips, Filipa Leal, João Habitualmente, Tiago Gomes e João Paulo Esteves da Silva.

Publicidade
Tainá
Tainá
© DR

Compor em Casa

A cantautora Tainá vai explorar os laços de composição, interpretação e inspiração com os mais diversos artistas. Vai haver música e conversa com Tiago Nacarato, Buba Espinho e Kell Smith (quarta 22), Leo Middea, Irma e Tiago Bettencourt (quinta 23), Márcia, Left e Mattu Alcântara (sexta 24). Sempre às 19.00 no Instagram.

Joana Machado
Joana Machado
© DR

Hot Clube

Neste tempo indefinido de paragem, o Hot Clube transmitirá no Facebook pequenos concertos com professores da Escola de Jazz Luiz Villas-Boas. Os músicos serão pagos pelo Hot Clube e cada sessão disponibiliza um link privado para que o público também possa contribuir. Esta semana actuam a cantora Joana Machado (25 Abril) e o pianista João Coelho (26 Abril).

Publicidade
Márcia
Márcia
© Joana Linda

Márcia

Nunca ouvimos a intimidade das canções de Márcia de uma forma tão aconchegada. Todas as quartas-feiras, às 22.30, ela vai estar em directo no Instagram, a partir de sua casa, a transmitir a tranquilidade tão terna da sua música. Estamos todos a precisar disso neste momento.

Miguel Araújo
Miguel Araújo
©Paulo Bico

Miguel Araújo

São os concertos mais ternurentos da quarentena. Todas as noites, antes de deitar a filha, Miguel Araújo canta-lhe canções de embalar. E agora todos podem ouvir esse momento em directo, por volta das 21.00, com canções suas e dos que mais admira. “Faço isto há anos. Ocorreu-me que não me custava nada transmitir o momento diariamente. É algo em que eu posso ser útil. Não posso ser útil em mais nada, na realidade. Só com música. Muitas crianças acalmam-se e adormecem com estes miniconcertos em directo”, diz Miguel Araújo.

Mais música:

Boss
Capa de 'Born in the USA' de Bruce Springsteen

10 músicas para dançar sozinho

Música

Nesta época de isolamento social, não devemos deixar de fazer o que nos faz felizes. Se dançar o faz feliz, dance, mesmo que não tenha companhia. Há momentos em que nenhuma companhia do mundo é melhor do que a nossa. Faça como Bruce Springsteen, Billy Idol ou Robyn e dance sozinho, como se ninguém estivesse a ver. Se os vizinhos se queixarem do barulho, nós assumimos a culpa.  

Um disco por dia
DR

Desafio Time In: Um disco de música portuguesa por dia

Música Portuguesa

Aproveite os próximos tempos para fazer aquilo que sempre adiou. Ler um livro, ver um filme, ouvir um disco. Qualquer coisa é melhor do que ficar obcecado a ver e a ler notícias sobre o surto de Covid-19. Entretenha os ouvidos com música. Se puder apoiar a música nacional, ainda melhor. Nas últimas semanas, choveram cancelamentos de concertos para os próximos meses. Confinados às suas casas, alguns músicos viraram-se para os ecrãs para continuar a partilhar um pouco da sua arte. Mas ninguém sobrevive com concertos online gratuitos, por isso, nesta altura a melhor forma de os apoiar é comprando música em lojas virtuais. Reserve uma hora por dia para ouvir um disco. Se puder, compre. Veja aqui todos os Desafios Time In

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade