Notícias

A cerâmica e as velas perfumadas da Sneferu instalaram-se no Bonfim

A empresa portuguesa de cerâmica e velas de luxo abriu um atelier no centro do Porto e criou um workshop imersivo.

Ana Catarina Peixoto
Escrito por
Ana Catarina Peixoto
Jornalista, Porto
Sneferu
DR | A Sneferu abriu em Maio o seu atelier no Bonfim e passou a ter um workshop
Publicidade

A mistura de aromas não passa despercebida quando entramos no número 49 da rua de Ferreira Cardoso. A luz que vem do pequeno jardim ilumina o espaço, onde há mesas de trabalho equipadas a rigor, estantes repletas de ferramentas e de peças de cerâmica de vários formatos, fragrâncias organizadamente pousadas nas mesas e dois fornos a trabalhar. Or Edery e Tiago Santos recebem-nos na Sneferu, uma empresa portuguesa de cerâmica e velas de luxo, que no início deste ano abriu um atelier e loja no Bonfim, que recebe também um workshop de assinatura.

Depois de terem um espaço de produção em Fânzeres, onde sofreram com alguns problemas estruturais do edifício, a equipa decidiu mudar-se para o centro do Porto, para assim conseguir um maior contacto com os clientes e continuar o sonho de mostrar a perfumaria de luxo e velas únicas. “Não tínhamos muito contacto com a comunidade local do Porto e não dava, por exemplo, para fazer workshops, porque as pessoas não iriam aparecer. Estar aqui, especialmente no Bonfim, que é o bairro artístico, é muito bom”, sublinha Or Edery, fundador e director criativo da Sneferu. 

Foi a partir de uma paixão antiga e da vontade de mudar de vida que Or Edery fundou a Sneferu, em 2023, depois de 12 anos a trabalhar activamente na indústria tecnológica, onde fez vários trabalhos, desde a criação de um negócio para detectar fraudes online à produção de eventos para empresas. Apesar do trabalho intenso, Or começou a perceber que o que fazia já não lhe dava alento. “Sentia que a paixão não estava lá. Lembro-me de não me sentir muito motivado e algo dentro de mim disse-me que estava na hora de fazer uma mudança”, recorda. Foi nessa mesma altura que decidiu vir explorar e conhecer Portugal, mais propriamente o Porto. E assim começou a mudança. 

Sneferu
DR

Quando chegou a Portugal, Or sentiu-se acolhido, gostou da história e da herança do país, também muito ligada à arte cerâmica, e começou a interagir com a comunidade de artistas do Porto, já com a ideia da Sneferu em mente. “Sabia que queria fazer algo completamente diferente da tecnologia, algo que tivesse valor, que podemos ver e julgar, que sabemos se gostamos ou não do produto e se estamos dispostos a pagar por ele. Algo honesto”, explica. E assim nasceu a Sneferu.

Sete fragrâncias, sete produtos feitos à mão

O nome Sneferu, explica, é inspirado no Faraó Sneferu, do Antigo Egipto, responsável por fazer a primeira pirâmide lisa – antes dele, conta a História, os egípcios faziam pirâmides em degraus. “Sneferu foi o primeiro faraó que fez a pirâmide perfeita. Ele tinha uma ambição e um gosto pela arquitectura e por encontrar perfeição artística. Os seus filhos são os arquitectos das famosas pirâmides de Giza”, acrescenta Tiago, companheiro de Or, e que também deixou a área de engenharia química para se juntar a este projecto.

Sneferu
DRDuas das fragâncias da Sneferu

Sneferu seguia a filosofia das sete virtudes de Maat: verdade, equilíbrio, ordem, justiça, lei, moralidade e harmonia. “É uma filosofia muito importante e poucas pessoas sabem isto, mas foi a principal crença social, durante três mil anos, do Império do Antigo Egipto e foi espalhada pelo mundo”, acrescenta Or. É também inspirada nestas virtudes que a Sneferu produz e vende sete fragrâncias de velas distintas, desenvolvidas pela equipa em colaboração com mestres perfumistas, em exclusivo para a marca, e em cerâmica feita de forma artesanal.

A colecção conta com velas aromatizadas como a “Truth”, a primeira a ser desenvolvida e com a fórmula mais complexa de todas, constituída por ingredientes como alfazema, lima, peónia, almíscar e âmbar cinzento. “É uma vela forte, que alcança toda a casa”, acrescenta o fundador, sublinhando que na colecção limitada toda a cerâmica é pensada para casar com a fragrância em questão. “A ideia da cerâmica é também receber a fragrância. Quando desenvolvemos uma fragrância pensamos sobre o cheiro, que atmosfera é que vai criar, mas também qual a cor que evoca. Esta, por exemplo, tem um cheiro um pouco mais pesado, mais rico e muito cremoso”, descreve.

Sneferu
DRSneferu

Há também a “Balance”, que contém um aroma mais fresco, proporcionado por ingredientes como tangerina, manjericão, lótus rosa e bosques florestais, e colocada num vaso de cerâmica azul para invocar, precisamente, essa sensação de frescura. Já a “Morality” é uma fragrância mais doce, de conforto, com ingredientes como avelã, banana, toffee, baunilha e pistáchio, apresentada numa cerâmica inspirada neste último ingrediente. Há ainda a “Justice”, com alecrim, caramelo e madeira de ébano; a “Order”, com notas de pinheiro, bergamota, jasmim, gengibre e vetiver; a “Law”, com açafrão, folhas de canela e favo de mel; e ainda a “Harmonie”, com abeto negro, hortelã e pinheiro. 

Todos os produtos da Sneferu são feitos manualmente no atelier por talentosos artesãos, como é o caso de Anabela, que desenha e constrói os moldes de argila à mão. A única excepção são as fragrâncias, que são produzidas num laboratório certificado no Reino Unido e, depois, enviadas para o atelier para o processo ser finalizado. Os produtos, refere Or, têm todos uma história, um significado e, acima de tudo, qualidade. “Fazemos tudo à mão. Eu, por exemplo, desenhei todos os vasos, toda a história e as personagens que fazem parte dela. Para mim, o aspecto mais importante é manter a qualidade. Não há nada que saia deste estúdio que não tenha qualidade”, garante, mostrando os ínfimos detalhes que podem ser vistos em cada peça. 

Um workshop imersivo para pôr as mãos na massa

“Ao fazerem a vossa vela, vocês também podem contar uma história nas fragrâncias que escolhem, ou no vaso”, começa por explicar Tiago a um grupo de dez pessoas em redor da mesa e diante do material de trabalho disponibilizado pela empresa. Se durante a semana o trabalho é dedicado exclusivamente à produção, aos fins-de-semana a Sneferu recebe o seu mais recente workshop de assinatura, o “The Passing Vessel”, uma experiência imersiva onde cada participante pode escolher, misturar fragrâncias e fazer a sua própria vela, colocada numa cerâmica decorada por participantes anteriores.

Sneferu
DR"The Passing Vassel" é o workshop de assinatura da Sneferu

“Queríamos que as pessoas viajassem através do que fazemos aqui na Sneferu, em termos de cerâmica e de fragrâncias e, ao mesmo tempo, que não saíssem de mãos vazias e conseguissem ter uma experiência de um dia”, acrescenta Or. Além de dar a conhecer a marca, este workshop permite também receber um feedback mais directo sobre o que os clientes gostam mais.

Como funciona? Ao longo de duas horas e meia os participantes começam por escolher a cerâmica onde querem fazer a sua própria vela, havendo cerâmicas de diversas formas, cores e feitios. De seguida, é hora de experimentar as várias fragrâncias que são disponibilizadas – desde aromas mais orientais a outros mais florais ou até mais doces. E experimenta-se, mistura-se e chega-se, finalmente, ao aroma preferido para a sua vela, que será vertido para dentro do vaso escolhido. 

Sneferu
DRA

Enquanto a cera seca, há um período de descanso no jardim do atelier, com direito a alguns petiscos, vinho e convívio entre todos. O último passo é decorar uma peça de cerâmica para os participantes seguintes, de acordo com o gosto e preferências de cada um – basta dar asas à criatividade. No final, cada participante leva para casa a vela que fez. O workshop acolhe até dez pessoas e tem um preço de 45€ por participante. Há também a possibilidade de levar esta actividade a vários eventos privados, como casamentos e festas de aniversário. 

Rua de Ferreira Cardoso, 49 (Porto). Seg 14.00-20.00, Ter-Sex 11.00-19.00, Sáb 14.00-19.00.

+ O cinema ao ar livre vai andar fora do sítio com êxitos da sétima arte na bagagem

+ Kiwa. O match perfeito para quem não vive sem matcha

Últimas notícias
    Publicidade