A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

A “maior ecopista da Península Ibérica” está a nascer em Portugal

As ecopistas de Vouzela, Vouga e Dão vão ser ligadas para formar “a maior ecopista da Península Ibérica”. Em Vouzela, há um novo troço de 7 km para percorrer.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

A ecopista de Vouzela foi inaugurada a 30 de Julho, com cerca de 7 km que ligam a zona industrial de Monte Cavalo, em Vouzela, ao limite com o concelho de São Pedro do Sul. O troço resultou da reutilização da antiga linha do Vale do Vouga. No futuro, este novo percurso ficará ligado "às ecopistas do Vouga e do Dão, naquela que será a maior ecopista da Península Ibérica", anuncia a Câmara Municipal de Vouzela.

A ecopista do Vouga liga ao quilómetro zero da ecopista do Dão, em Viseu, que percorre 50 quilómetros até à estação do Vimieiro, onde se conecta à ecovia do Mondego. O objectivo passará por "ter a ecopista do Vouga ligada à ecopista de Vouzela, que permitirá ter uma linha contínua de mais de 155 quilómetros de ecopista na região", lê-se no site do município. 

Ecopista de Vouzela
© Câmara Municipal de VouzelaEcopista de Vouzela

A obra do novo troço de Vouzela teve início em Maio de 2018, com a assinatura do contrato de compromisso de requalificação da antiga linha do Vouga. Resultou de um investimento de 857 mil euros, financiado em meio milhão de euros pelo Turismo de Portugal, no âmbito do programa Valorizar, Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.

Ecopista de Vouzela
© Câmara Municipal de VouzelaEcopista de Vouzela

Este projecto vem juntar-se a uma estratégia que pretende "consolidar o território enquanto destino de turismo de natureza, alinhado com uma variada oferta de trilhos de BTT, Trail, percursos pedestres e a Subida Épica Vouzela – Adsamo". 

+ Já abriu a ecovia que liga Famalicão à Póvoa de Varzim

Leia aqui a edição digital e gratuita da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade