A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

A mulher-aranha de Louise Bourgeois está em Serralves

A exposição em Serralves mostra sete décadas de trabalho de Louise Bourgeois (1911-2010) com 32 obras representativas da artista franco-americana.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

A exposição Louise Bourgeois – Deslaçar um Tormento, que pode ser vista no Parque e no Museu de Serralves até 20 de Junho de 2021, cobre um arco temporal de sete décadas, dando a ver obras realizadas pela artista entre os finais dos anos 1940 e 2010. Conta com um total de 32 obras, entre esculturas, têxteis, desenhos, livros e instalações arquitectónicas. 

Louise Bourgeois via na arte uma forma de garantir a sanidade. A sua vasta e singular obra lida com temas associados a vivências e acontecimentos traumáticos da sua infância – a família, a sexualidade, o corpo, a morte e o inconsciente – que ela tratou e exorcizou através da sua prática artística. Devido a estas experiências, abundam na sua obra as figuras deformadas, exploradas em esculturas através de materiais maleáveis como o látex, a resina e o gesso.

'Maman' de Louise Bourgeois
Fotografia de Filipe Braga / Serralves'Maman' de Louise Bourgeois

Um dos destaques da exposição é Maman, uma aranha de aço e bronze com oito patas com cerca de dez metros. A monumental peça é uma das obras mais representativas da carreira da artista. A aranha carrega no abdómen uma bolsa com 20 ovos em mármore, uma ode à sua mãe, que considerava a sua melhor amiga e que perdeu prematuramente. A obra, que pode ser vista no Parque de Serralves, é uma metáfora de reparação, pois tece a sua teia e repara-a quando danificada.

A exposição foi organizada pela Fundação Serralves e o Glenstone Museum, dos Estados Unidos, em colaboração com a fundação Easton, e coproduzida com o Voorlinden Museum & Gardens, nos Países Baixos. Tem curadoria de Emily Wei Rales, directora e cofundadora do Glenstone Museum.

+ Exposições a não perder no Porto

+ Leia a edição gratuita da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade