A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

A National Geographic Summit vem aí e quer ajudá-lo a reduzir o plástico

Escrito por
Maria Monteiro
Publicidade

De acordo com dados divulgados pela ONU em 2018, todos os anos são produzidos mais de 400 milhões de toneladas de plástico em todo o mundo, sendo que apenas 9% é reciclado. Boa parte do plástico usado acaba depositado em aterros ou abandonado no meio ambiente, levando à degradação dos ecossistemas, nomeadamente da vida marinha. Aquela que é uma das maiores ameaças ambientais do presente vai estar em debate na terceira National Geographic Summit, marcada para segunda 29 na Casa da Música.

Depois de passar por Lisboa nas duas primeiras edições (e trazer a Portugal vultos da ciência como a primatóloga Jane Goodall), a National Geographic Summit  quer "ouvir o planeta a partir do Porto". É sob esse mote que a conferência recebe um vasto leque de oradores para debater a questão "Planeta ou Plástico?" — por um lado, pretende-se mostrar a dimensão do problema na deterioração do ambiente e, por outro, perceber as medidas que se podem tomar para reduzir a produção e o consumo de plásticos descartáveis.

A National Geographic Summit quer convidar o público a repensar a sua responsabilidade na protecção e conservação do planeta e das espécies. Para isso, conta com especialistas nacionais e internacionais que, pelo seu percurso e experiência, estão na dianteira da luta contra o plástico descartável. A partir das 15.00, passarão pela conferência figuras como Brian Skerry, fotógrafo subaquático, Claire Sancelot, activista do Desperdício Zero — movimento nascido em 2012 que será representado também pela sua embaixadora portuguesa, Ana Milhazes —, a ecóloga Lucy Hawkes ou a bióloga Paula Sobral, fundadora e presidente da Associação Portuguesa do Lixo Marinho.

Para falar de alternativas sustentáveis, estará em palco Jamie Butterworth, ex-CEO da Fundação Ellen MacArthur. A sua palestra focará a economia circular como solução para o desperdício causada pelo modelo actual em que "os produtos são descartados após a sua utilização".

A National Geographic Summit recebeu, no ano passado, mais de 3000 pessoas que, ao longo de dois dias se juntaram para mergulhar na riqueza do planeta e perceber como podem ajudar a mantê-la. A edição deste ano já está esgotada.

+ Porto vai reduzir em 50% a pegada de carbono até 2030

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade