A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
World Press Photo 2023
© Mads NissenThe Price of Peace in Afghanistan

As melhores fotografias do mundo já chegaram à Maia

A exposição da World Press Photo, que mostra, em imagens, o que de mais relevante aconteceu em 2022, está no Fórum da Maia. A entrada é livre.

Escrito por
Patrícia Santos
Publicidade

Os impactos da guerra na população civil, a emergência climática, a liberdade de imprensa e a capacidade de resistência do Homem são algumas das histórias ilustradas na nova exposição da World Press Photo, que pode ser vista até 19 de Novembro, no Fórum da Maia.

Por lá, vai deparar-se com imagens como Mariupol Maternity Hospital Airstrike, do jornalista e fotógrafo ucraniano Evgeniy Maloletka, que foi eleita a Fotografia do Ano. Esta retrata o transporte de uma grávida ferida no decorrer dos bombardeamentos perpetrados durante o cerco de Mariupol, na sequência da invasão russa à Ucrânia. Já Mads Nissen, fotógrafo dinamarquês, é o responsável pela História do Ano. The Price of Peace in Afghanistan documenta, em nove fotogramas, a vida do povo afegão sob o regime talibã.

World Press Photo 2023, World Press Photo, Evgeniy Maloletka
© Evgeniy MaloletkaMariupol Maternity Hospital Airstrike

Os prémios de Projecto de Longo Prazo e Formato Aberto foram entregues, respectivamente, a Anush Babajanyan (Battered Waters) e Mohamed Mahdy (Here, The Doors Don't Know Me). Enquanto a profissional da Arménia foi reconhecida pelo longo trabalho na documentação da crise da água e da resiliência do ser humano na Ásia Central, o egípcio destacou-se por uma colaboração com os moradores do bairro de Al Max, em Alexandria (Egipto), de modo a preservar a memória de uma vila de pescadores em rápido desaparecimento, ao conectá-la com o mundo através de um site interactivo.

Desde 1955 que a World Press Photo, a mais importante competição de fotojornalismo do mundo, reconhece as fotografias que mostram o que de mais relevante acontece em cada ano e promovem uma reflexão sobre os tempos actuais. As imagens premiadas são depois apresentadas numa exposição que passa por mais de 100 cidades, em mais de 45 países. Na sua 66.ª edição, os vencedores foram escolhidos por um júri independente que analisou mais de 60.448 fotografias, inscritas por 3.752 concorrentes.

Rua Engenheiro Duarte Pacheco, 131. Ter-Dom 10.00-22.00. Entrada livre

+ Mais de uma centena de filmes para ver na 10.ª edição do Porto/Post/Doc

+ A arte da ilusão e do movimento está em exposição no Atkinson Museum

Últimas notícias

    Publicidade