[title]
Há mais de um século que o telefone faz parte do cinema. E têm crescido juntos. A nova temporada do Batalha Centro de Cinema arranca em Setembro com o ciclo Quando o Telefone Toca, colocando em diálogo velhas e novas tecnologias e mostrando como a evolução do telefone tem influenciado as narrativas cinematográficas. No mês seguinte, David Bowie volta a estar no centro das atenções, numa retrospectiva dedicada ao músico britânico. Mas há mais fitas para explorar no programa.
O Batalha Centro de Cinema divulgou os destaques da programação para a próxima temporada. Entre 6 de Setembro e 26 de Outubro, o ciclo Quando O Telefone Toca promete exibir produções que vão dos blockbusters ao cinema de autor, mas que têm em comum narrativas construídas à volta de chamadas telefónicas ou obras filmadas com recurso a telemóveis. No programa, estão garantidos filmes como Scream (1996), de Wes Craven, ou E.T. the Extra-Terrestrial (1982), de Steven Spielberg, que inaugura o ciclo. Obras de cineastas como Marguerite Duras, Radu Jude e Jia Zhangke também integram o programa.

A partir de 3 de Outubro entra em cena David Bowie, Uma Odisseia, retrospectiva sobre o multifacetado músico britânico que se prolonga até 10 de Janeiro, dia em que se assinalam os dez anos desde a sua morte. No Batalha serão exibidos filmes em que participou como actor – como The Man Who Fell to Earth (1976), de Nicolas Roeg, e Just a Gigolo (1978), de David Hemmings – ou mesmo filmes que bebem do seu imaginário, com destaque para Christiane F. (1981), de Ulrich Edel, onde Bowie surge como ele próprio.
Mas o Batalha Centro de Cinema tem mais cartas na manga para a temporada que se avizinha. Por exemplo, entre 16 de Novembro e 13 de Dezembro terá lugar uma retrospectiva reservada ao cinema da realizadora chilena Dominga Sotomayor, que inclui uma selecção de curtas e longas-metragens, assim como uma masterclass. A nova temporada será ainda marcada pelo regresso dos programas “Tesouros do Arquivo” (dedicado ao cinema restaurado), “Selecção Nacional” (cinema português), Matinés do Cineclube do Porto, “X-Novo” (obras premiadas em estreia no Porto) e as sessões para famílias.
Alguns dos destaques já podem ser consultados no site do Batalha, mas a programação completa da temporada só fica disponível a partir de 12 de Agosto, dia em que também arranca a venda de bilhetes online. A bilheteira física abre portas a 30 de Agosto.
Batalha Centro de Cinema. Praça da Batalha, 47. Ter e Dom 11-00-20.00; Qua-Sáb 11.00-22.00
+ De Isabelle Huppert e Castelluci a Nuno Carinhas: eis a nova temporada do Teatro Nacional São João
+ Porto Pianofest regressa em Agosto, com a maior edição de sempre