A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Projecto de restauro da Casa de Camilo
© DRProjecto de restauro da Casa de Camilo

Casa de Camilo Castelo Branco está a ser renovada e restaurada

A casa onde Camilo Castelo Branco viveu, escreveu e morreu é hoje um museu dedicado ao escritor. As obras de renovação e restauro serão inauguradas em Março.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

Camilo Castelo Branco viveu nesta casa, em Famalicão, durante cerca de 26 anos. Aqui chegou por amor, aqui escreveu, viveu com a família e aqui pôs termo à vida. A Casa de São Miguel de Seide, conhecida como Casa de Camilo, é a mais emblemática memória viva do maior escritor do romantismo português. No dia 16 de Março, em que se assinalam os 197 anos do romancista, serão inauguradas as obras de renovação e restauro, que arrancaram em Janeiro de 2021.

Com um investimento de cerca de 320 mil euros, as obras visaram a remodelação, ampliação e arranjos exteriores da Casa de Camilo. “O restauro da casa dos caseiros e a renovação da quinta irá permitir, não só oferecer aos visitantes um cenário tão semelhante quanto o que Camilo viveu, mas também permitir que com essas novas infra-estruturas possamos diversificar ainda mais a oferta educativa e pedagógica”, explica o director da Casa de Camilo, José Manuel de Oliveira, citado no site do Município de Famalicão.

A Casa dos Caseiros terá duas valências essenciais: uma dedicada aos serviços educativos e outra composta por uma cozinha, que possibilitará servir "refeições com ementa camiliana". Haverá, ainda, um novo espaço constituído por um sequeiro e logradouro para o desenvolvimento de actividades do quotidiano oitocentista.

A empreitada está inserida na candidatura «Rota Camilo: Valorização da Casa-Museu e Cemitério da Lapa», aprovada no âmbito do programa operacional Norte 2020, sendo co-financiada através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Para além deste projecto, a candidatura apresentada em conjunto com a Venerável Irmandade da Lapa, no Porto, prevê ainda a qualificação do Cemitério da Lapa, onde se encontra o jazigo que guarda os restos mortais de Camilo. 

A casa de São Miguel de Seide foi mandada construir por Pinheiro Alves, primeiro marido de Ana Plácido, por volta de 1830. Quando Pinheiro Alves morreu, em 1863, Camilo mudou-se para a propriedade com a sua amada. Os dois escritores aqui viveram cerca de 26 anos, até ao suicídio de Camilo, em 1890. A casa foi destruída por um incêndio em 1915 e posteriormente reconstruída e transformada em museu camiliano em 1922. Encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1978. Em 2005, por ocasião dos 115 anos da morte do escritor, foi inaugurado o Centro de Estudos Camilianos, da autoria do arquitecto Álvaro Siza Vieira.

+ A casa onde Miguel Torga nasceu é agora um museu em sua memória

Leia aqui a nova edição gratuita da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade