A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Coliseu do Porto
© João OctávioColiseu do Porto, antes da pandemia

Coliseu vai ter ópera, dança, teatro, circo e cine-concertos em 2022

O Coliseu do Porto já anunciou a programação para 2022. Da dança ao teatro, da ópera ao rock, do circo ao cinema, há propostas para todos os públicos.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

A programação de 2022 do Coliseu Porto Ageas foi oficialmente apresentada esta terça-feira, com propostas para todos os tipos de público. A histórica sala de espectáculos, que está a assinalar 81 anos, desenvolveu um programa em quatro eixos: "Lírico e Sinfónico", "Descontraído", "Parceiro" e "Músicas e outras artes".

Começando pelo eixo lírico e sinfónico, a 4 de Março é apresentada Mátria, uma ópera portuguesa com libreto de Eduarda Freitas e produção de Fernando Lapa, criada a partir dos Contos e Novos Contos da Montanha de Miguel Torga. A Páscoa traz o Requiem de Giuseppe Verdi, num espectáculo que juntará cerca de 200 profissionais.

O Dia da Europa, 9 de Maio, é celebrado com Gaudeamus – Alegria para a Europa, da autoria e direcção de António Victorino d'Almeida, um projecto que reúne 30 canções originais com poemas de cada um dos 27 países da União Europeia e do Reino Unido. As canções serão interpretadas pela solista portuense Ana Maria Pinto, acompanhada por uma orquestra de câmara de 14 elementos.

Para 19 de Maio está marcada a primeira audição moderna da opereta Os Noivos, a assinalar o bicentenário do nascimento do compositor Francisco de Sá Noronha, numa produção do Estúdio de Ópera da ESMAE. A temporada lírica e sinfónica termina, a 23 de Setembro, com a Tosca de Puccini, sob a batuta de José Ferreira Lobo, com encenação de Carlos Avilez.

Na música, outro dos destaques vai para o espectáculo "A Voz e a Alma", que juntará, a 14 de Abril, o fadista Hélder Moutinho e a actriz Maria João Luís a dar voz a poemas de João Monge. Regressam também os cine-concertos com "Heróis do Mar", musicado pela Orquestra Filarmónica Gafanhense, que interpreta a música original composta por Henrique Portovedo.

A peça de teatro O Lado Esquerdo, de Marta Duque Vaz, sobe a palco a 21 de Maio, e, a 11 de Junho, o pianista e compositor Filipe Raposo regressa para o solo "Obsidiana", a segunda parte de uma trilogia que começou com "Ocre". Há espaço ainda para AmarAmália, do coreógrafo Vasco Wellenkamp.

No eixo "Descontraído", que procura ser mais inclusivo e acessível, com preços calibrados às necessidades das famílias, voltam os Concertos Promenade 2.0, concertos de música clássica comentados, sob a direcção artística do maestro Cesário Costa. Regressa também  o ciclo "Quanto mais debates...", uma iniciativa do ex-jornalista Marcos Cruz que acontecerá quinzenalmente, a partir de 14 de Março – dia em que se discute a culpa, prosseguindo com temas como o medo, a beleza, a família, a saúde e a comunicação.

As parcerias são também um importante eixo do Coliseu, que recebe o Festival Dias Da Dança, o Festival Internacional de Teatro da Expressão Ibérica (FITEI) e O Meu Primeiro FITEI, o Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP), o Family Film Project, o Porto/Post/Doc, o FalaDura  Festival de Palavras Ditas, o Trengo Festival de Circo do Porto e o Porto Cello Festival.

Destaque também para concertos de nomes como os Capitão Fausto e Moonspell, que celebram, respectivamente, 10 e 30 anos de carreira, Skunk Anansie, Simple Minds, Tindersticks, Kings of Convenience, Martinho da Vila, Lenine, Alphaville, Joe Jackson, Nininho Vaz Maia e Leon Bridges.

Há ainda comédia, com nomes como Louis C.K., teatro, como a peça A Ratoeira, musicais como Chicago e ballet. No final do ano é a vez do clássico Circo de Natal do Coliseu, que contará com uma nova companhia de artistas e diferentes disciplinas artísticas.

Acompanhe toda a programação no site do Coliseu.

+ As melhores coisas para fazer no Porto esta semana

+ Porto recebe experiência imersiva dedicada a Frida Kahlo

+ Bar das Cardosas reabre no Porto com oferta de cocktails

+ Porto vai ter uma festa de Carnaval com bar aberto toda a noite

Últimas notícias

    Publicidade