A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Condado 2024
Rui Jorge/DR

Condado. Ex-futebolista reabre restaurante emblemático de Guimarães

Fechado desde Março de 2020, altura em que contava 50 anos certos, o restaurante está de volta pela mão de Flávio Meireles, antigo capitão do Vitória.

Hugo Torres
Escrito por
Hugo Torres
Publicidade

O Condado reabriu esta semana. O histórico restaurante de Guimarães, fundado em 1969, foi integralmente renovado e está de portas abertas desde quarta-feira. Os primeiros dois dias serviram para os vimaranenses conhecerem o espaço. Ao terceiro, voltou a haver serviço na esquina da Rua João XXI, com vista para o Estádio D. Afonso Henriques.

Flávio Meireles, que tantas vezes jogou do outro lado da rua, é um dos responsáveis pela devolução do restaurante à cidade, embora com um aspecto muito distinto em relação ao passado. O antigo futebolista, que pousou as botas em 2011 depois de mais de 200 partidas ao serviço do Vitória Sport Clube (passou também pelos vizinhos do Moreirense e do Fafe), aliou-se ao empresário da restauração Joaquim Martins, proprietário do Dan José, na Penha, para esta empreitada.

Condado
Rui Jorge/DR

“Viramos uma página para continuarmos a escrever a nossa história juntamente com todas as pessoas que nos visitarem. O Condado é o mesmo espaço, mas propondo uma nova experiência. É um projecto fundado na memória local, apontado para o futuro vimaranense”, afirma Flávio Meireles, citado em comunicado, destacando o “investimento na cidade, em todos os vimaranenses, em todas as pessoas de fora que vêm visitar esta bela cidade”.

“Fico todo feliz”

Num vídeo promocional gravado antes da reabertura, é possível ver os dois sócios a apresentar o novo Condado a António Joaquim de Oliveira Martins, que criou o restaurante na sua primeira versão; que o inaugurou a 1 de Agosto de 1969; e que fez dele um espaço de paragem obrigatória na cidade, e de encontro, inclusive pela noite afora. “Quem viu o Condado e quem o vê agora. Fico todo feliz”, ouve-se o fundador a dizer no vídeo.

O projecto de reabilitação ficou a cargo do arquitecto Filipe Machado, procurando articular “a memória do território de Guimarães com uma linguagem arquitectónica de estética interior modernista”. A pintura de Lima, com a representação de Egas Moniz perante o Rei de Castela, de 1982, foi preservada (apesar de ter passado da parede para o tecto). A possibilidade de comer ao balcão também se manteve.

A cozinha está a cargo do chef Diogo Almeida. Segundo o mesmo comunicado, a carta “assenta numa oferta diversa onde o tradicional da cozinha portuguesa combina com novas propostas ao palato, resultantes de descobertas e de novas emulações, numa sempre renovada aventura de sabores”.

Rua João XXI, 329 (Guimarães). Ter 19.00-00.00; Qua-Qui 12.00-16.00, 19.00-00.00; Sex, Sáb e vésperas de feriado 12.00-16-00, 19.00-01.00; Dom e feriados 12.00-16.00, 19.00-00.00. 912 303 420

+ GUIdance volta a agitar Guimarães em Fevereiro

+ Rota histórica das Amendoeiras em Flor está de regresso aos carris do Douro

Últimas notícias

    Publicidade