A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
‘Carmen’, de Jean-Luc Godard
DR‘Carmen’, de Jean-Luc Godard

Da comédia ao drama, há 11 filmes de Godard para revisitar no Campo Alegre

Ciclo For Ever Godard começa esta quinta-feira no Porto e vai exibir os “mais belos filmes” do cineasta francês, com novas cópias digitais restauradas.

Escrito por
Ana Catarina Peixoto
Publicidade

A partir desta quinta-feira, 22 de Fevereiro, e até 13 de Março, o pólo do Teatro Municipal do Porto no Campo Alegre vai revisitar 11 dos mais belos filmes de Jean-Luc Godard. Aproveitando as novas cópias digitais dos vários filmes, o ciclo For Ever Godard quer relembrar um dos cineastas que revolucionou o cinema. 

A programação começa com O Acossado (22 de Fevereiro, às 21.00), a primeira longa-metragem de Jean-Luc Godard. Há também espaço para a comédia musical de Uma Mulher é uma Mulher, estreado em 1961, e O Soldado da Sombras, “uma história de amor entre pessoas de facções opostas, mas que é sobretudo uma declaração do cineasta contra os horrores da tortura e do esvaziamento moral de quem a pratica”, explica a Medeia Filmes, responsável pelo ciclo, em comunicado.

Alphaville, que cruza a ficção científica com a poesia surrealista e é considerada uma das obras mais revolucionárias do seu tempo, também será exibido. Segue-se Pedro, O Louco, um “exercício de liberdade suprema”, e ainda a tragédia presente em O Desprezo, um dos filmes clássicos de Godard.  

Made in USA é outro título da lista das 11 obras de Godard em exibição, bem como o filme de espiões O Soldado das Sombras, o cinema de “guerra” e de “propaganda” de Os Carabineiros, e Carmen, um filme “intercalado com momentos de comédia absurda, pontuados de forma inesperada pelos trechos de Beethoven e pelo som das ondas do mar”. 

Também serão exibidos Detective, filme que apesar de ter estado em competição no Festival de Cannes, em 1985, ficou inédito nas salas comerciais portuguesas, e Valha-me Deus, que conta a história de um detective que quer investigar um acontecimento místico numa vila suíça. 

“Estes 11 filmes são de certo modo uma súmula do ‘programa Godard’: os ‘êxitos’ dos anos 60, a re-visita de géneros e estilos, que ‘transfigura’ ou ‘dinamita’ à sua maneira, o uso da citação, a ‘colagem’”, lê-se na mesma nota.

Cada filme será exibido em várias sessões até 13 de Março. O programa completo pode ser consultado na página da Medeia Filmes.

Teatro Campo Alegre, Rua das Estrelas (Porto). 22 de Fev-13 de Mar. 5,50€

+ Fantasporto leva uma centena de filmes ao Batalha em estreia nacional

+ Museu do Porto tem obras inéditas de importantes pintoras portuguesas

Últimas notícias

    Publicidade