A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Dia do Porto de Leixões vai ter visitas guiadas ao Titan e ao Terminal de Cruzeiros

No segundo fim-de-semana de Outubro celebra-se o Dia do Porto de Leixões, que vai contar com visitas guiadas gratuitas ao Terminal de Cruzeiros e ao renascido Titan.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

O histórico Titan está a renascer na paisagem portuária de Leixões. Os trabalhos de reconstrução e restauro já estão na fase final, incluindo a montagem das estruturas que irão permitir o acesso e visita do público, para ser inaugurado no Dia do Porto de Leixões, a 9 de Outubro. Esta abertura será de acesso ao público, através de visitas ao Terminal de Cruzeiros e ao Titan, que contarão a história da reconstrução do icónico guindaste do molhe sul de Leixões.

As visitas guiadas ao Titan e ao Terminal de Cruzeiros são gratuitas e serão realizadas por ordem de chegada, no local e no dia, não havendo lugar a marcações ou pré-reservas. No sábado, 9 de Outubro, as visitas realizam-se das 14.00 às 19.00, e no domingo, 10 de Outubro, das 10.00 às 17.00.

Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões
© DRTerminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

As visitas ao Titan serão organizadas em grupos com limite de 15 pessoas, em intervalos de 30 minutos, e ao Terminal haverá visitas livres ou em grupo, guiadas, com limite de 40 pessoas, em intervalos de 60 minutos. A distribuição das senhas de acesso para as visitas guiadas será feita junto da Portaria do Molhe Sul, de hora em hora.

Além das visitas, o programa terá momentos musicais, uma exposição e entrega de prémios do Concurso de Fotografias "Sentir… Mais do que um porto!" e a entrega do Prémio Escolar da APDL aos melhores alunos do concelho de Matosinhos. 

O renascer do Titan
© Sérgio JacquesO renascer do Titan

O Titan é um gigantesco guindaste de ferro, único em todo o mundo, que tinha a capacidade de levantamento de 50 toneladas de pedra e que permitiu a construção do Porto de Leixões, um dos maiores da Península Ibérica. Na sequência de um desastre seguido de explosão, em Abril de 2012, o Titan colapsou. Oito anos depois, em Outubro de 2020, teve início a sua reconstrução.

Orçado em cerca de dois milhões de euros, o projecto foi coordenado, cientificamente, pelo historiador Joel Cleto e executado pela empresa Macwide. Este colosso da engenharia e da indústria é agora devolvido à paisagem litoral de Matosinhos – a fase final dos trabalhos pode ser acompanhada nas redes sociais.

Notícia actualizada a 23/09/2021.

+ Museu da Memória de Matosinhos abre as portas com entrada gratuita

+ Matosinhos: Museu da Conservas Pinhais abre em Outubro

Leia aqui a edição digital e gratuita da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade