A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Douro tem um dos melhores hotéis gastronómicos do mundo

A National Geographic elegeu a Quinta de Ventozelo como uma das três melhores escapadinhas gastronómicas do mundo. É o único hotel português na lista.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

Os National Geographic Traveller Hotel Awards elegeram os 39 melhores hotéis em 2021 em todo o mundo. Há apenas um português na lista: a Quinta de Ventozelo, em Ervedosa do Douro, no concelho de São João da Pesqueira, que foi seleccionada como uma das três melhores escapadinhas gastronómicas.

O restaurante Cantina de Ventozelo, cuja cozinha é dirigida pelo chef Miguel Castro e Silva, foi decisivo na atribuição do prémio. “Além das paisagens deslumbrantes, o destaque é o restaurante farm-to-fork, cujos menus e pratos são ditados pelas mudanças das estações da natureza", lê-se no artigo da National Geographic.

Restaurante da Quinta de Ventozelo
© DRRestaurante da Quinta de Ventozelo

O espaço do restaurante era o local onde as refeições eram antigamente servidas aos trabalhadores da Quinta de Ventozelo. Hoje, mantém o seu papel de dar vida à gastronomia local e às receitas tradicionais do Douro. Os pratos usam os ingredientes produzidos na quinta e na região, dando prioridade às colheitas da casa e de produtores vizinhos, de forma a assegurar a sustentabilidade e um baixo impacto ecológico.

A Quinta de Ventozelo abriu as portas como hotel rural em Setembro de 2019. A propriedade da Gran Cruz – dona de marcas como o D’Alva ou Porto Cruz – é uma das maiores e mais antigas da região, com registos que remontam ao ano de 1500. Conta com 400 hectares de terreno, dentro dos quais há 200 hectares de vinha.

Hotel da Quinta de Ventozelo
© Luís FerrazHotel da Quinta de Ventozelo

No pódio gastronómico da lista de hotéis da National Geographic estão também o Tillingham, no Reino Unido, e o Iniala Harbour House, em Malta. Consulte aqui a lista completa.

Quinta de Ventozelo: São João da Pesqueira, Ervedosa do Douro. 254 249 670.

+ Cinco quintas para se instalar no Douro

+ Há um novo hotel de luxo nos antigos armazéns de vinho do Porto

Leia aqui a edição digital e gratuita da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade