A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Exposição de Camélias do Porto
© Filipa Brito / Câmara Municipal do PortoExposição de Camélias do Porto

Exposição de Camélias regressa ao Porto com entrada livre

A flor mais acarinhada no Porto volta a ser a rainha desta exposição. Os mais belos exemplares de camélias vão estar na Alfândega do Porto nos dias 5 e 6 de Março.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

A XXVI Exposição de Camélias do Porto vai ocupar a Alfândega do Porto nos dias 5 e 6 de Março com o tradicional mercado de camélias e uma programação que inclui várias propostas de acesso gratuito, dirigidas a todas as idades, incluindo dança, teatro, música, exposições e workshops.

Durante o fim-de-semana, o mercado das camélias vai andar de mãos dadas com a exposição, numa mostra de produtos que visa promover e divulgar a camélia, como plantas de produtores nacionais, chá, arranjos naturais, cerâmica (azulejos), gravuras, aguarelas, entre outros. As portas abrem às 14.30 de sábado, 5 de Março, e a cerimónia de entrega de prémios está agendada para as 15.00. Aqui serão revelados os vencedores das várias categorias a concurso: “Melhor Camélia", Melhor Camélia de Origem Portuguesa" e "Melhor Ornamentação/Arranjo Floral” de Mesa".

Durante o dia, haverá também tempo para assistir a várias performances itinerantes e momentos musicais, como o espectáculo “Sing on Spring!”, pelos PopUp Vozes Portáteis (15.30), e a apresentação dos Ensembles de Clarinetes e Saxofones do Curso de Música Silva Monteiro (CMSM). A fechar o dia, a companhia Ópera de Bolso apresenta algumas das mais belas árias de ópera.

No domingo, 6 de Março, as portas abrem às 10.00 e encerram às 18.00. A manhã é dedicada aos mais novos e começa com a apresentação de Nunca, um espectáculo do Teatro de Marionetas do Porto (10.00), seguindo-se duas sessões de conto.

À tarde, a música e a dança vão subir ao palco com o Trio DeLírio (15.00) e os alunos da Pallco, Performing Arts School & Conservatory (16.00), que vão apresentar excertos do bailado Coppélia e coreografias originais de dança contemporânea, incitando à celebração da Primavera. O dia termina com A Traviata, de Verdi, num espectáculo adaptado pela Ópera de Bolso.

Nos corredores da Alfândega do Porto, os visitantes vão também cruzar-se com um pastor de plantas, que guia dois espíritos da terra pelos jardins do mundo, na performance itinerante “Entes da Terra” da companhia Seistopeia. Mais à frente, “Agostinho e Felicidade” andarão de terra em terra a mostrar as flores e plantas que colheram, numa performance itinerante da companhia Boca de Cão.

Ainda no domingo, a exposição sai para uma visita guiada na Casa de São Roque, orientada por Pedro Álvares Ribeiro, Armando Oliveira e António Assunção. O ponto de encontro está marcado para as 11.00, junto à Casa São Roque. As inscrições, limitadas a 50 pessoas, vão estar online.

A Exposição de Camélias do Porto é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal do Porto, através do seu Pelouro do Ambiente e da empresa municipal Ágora, e da Associação Portuguesa de Camélias. A entrada na exposição e a participação em todas as actividades é livre. O uso de máscara é obrigatório em todo o recinto. 

Alfândega do Porto. 5 Março (Sáb) 14.30-19.00, 6 Março (Dom) 10.00-18.00. Grátis.

Mais flores no Porto:

+ Vêm aí visitas guiadas às camélias centenárias do Parque de São Roque

+ O novo mural do Porto é uma homenagem às camélias

+ Jardim Botânico do Porto premiado pelas suas camélias

+ As orquídeas mais bonitas do mundo vão estar em flor na Exponor

Últimas notícias

    Publicidade