A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
'Shepherd', de Russell Owen
©DR'Shepherd', de Russell Owen

Fantasporto 2023. O cinema fantástico regressa ao Porto em Fevereiro e ocupa o Batalha

Em competição estarão mais de 50 filmes, entre curtas e longas-metragens, nacionais e internacionais.

Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

O Fantasporto está de regresso. A 43ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto acontece entre 24 de Fevereiro e 5 de Março, no Batalha Centro de Cinema. Em competição estarão mais de 50 filmes dedicados ao fantástico, entre curtas e longas-metragens, nacionais e internacionais. Haverá ainda espaço, como já é habitual, para exibições de outros filmes fora de competição, para o Fantas Classics, onde serão apresentados filmes de culto, e retrospectivas.

Em comunicado enviado às redacções, o alinhamento aponta Shepherd, de Russell Owen (Reino Unido), como o filme que dará início ao festival. Na Secção Oficial Cinema Fantástico, como longas-metragens, concorrem também The Ghost Writer, de Paul Wilkins, também do Reino Unido; Life of Mariko in Kabukicho, realizado por Eiji Uchida e Shinzô Katayama (Japão); Sashenka, de Alexander Zhovna (Ucrânia); The Thing Behind the Door, da autoria de Fabrice Blin (França); S.Ó.S., de Tiago Santos (Portugal) e They Wait in the Dark, de Patrick Rea (EUA), entre outros.

Nas curtas-metragens, os olhos estarão postos em películas como La Nueva, de Ivan Villamel (Espanha); Go With Her, de Che Yu-Shi (China/Reino Unido); Hippocampus, do grego Vassilis Dimopoulos; Sleeping Beauty, de Jana Nedzvetskaya (Rússia); ou Paloquemao, de Jefferson Cardoza Herrera (Colômbia). Na Semana dos Realizadores, dar-se-á ênfase aos trabalhos de Krzysztof Zanussi (Perfect Number, Polónia); do húngaro Kristóf Deák (The Grandson); de Martijn de Jong (Narcosis, Holanda); ou de Jun Robles Lana (About Us But Not About Us, Filipinas), só para nomear alguns.

Conte ainda com a Orient Express, a categoria exclusiva a longas-metragens de produção asiática, inéditas em Portugal e produzidas em 2022. Stone Turtle, de Woo Ming Jin (Malásia) e Once Upon a Time in the Future: 2121, realizado por Serpin Altin (Turquia), e que será o filme de encerramento do Fantasporto 2023, são dois dos filmes que aqui estarão em competição.

S.Ó.S., a longa-metragem de Tiago Santos, concorre na categoria de Prémio Cinema Português - Melhor Filme, acompanhado de nove curtas de produção nacional, onde aparecem Horário em Branco, de Manuel Bernardo Cabral; 4 Estações, de André Coelho; O Caso Coutinho, de Luís Alves ou Regresso à Casa de Partida antes que a Partida seja Definitiva, de André Almeida Rodrigues. A Escola Artística Soares dos Reis, a Universidade Católica do Porto e a Escola Superior Artística do Porto serão algumas das instituições de ensino na corrida para prémio Melhor Escola de Cinema.

Cópias restauradas de Darklands, de Julian Richards e de Mute Witness, de Anthony Waller serão exibidas no Fantas Classics. Conte ainda com retrospectivas dedicadas ao cinema filipino e à Freak Agency, vários debates e workshops, bem como apresentação de livros. Para bilhetes e informação mais detalhada, visite o site do Fantasporto.

+ Batalha volta a receber as matinés do Cineclube

Últimas notícias

    Publicidade