A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Fundação Eça de Queiroz assinala 30 anos com leituras de 30 escritores

Escrito por
Maria Monteiro
Publicidade

Eça de Queiroz nunca viveu nesta casa, mas a memória da sua vida e obra habitam as suas paredes desde 1990. No mês em que assinala 30 anos, a Fundação Eça de Queiroz – Casa de Tormes, em Baião, sopra as velas na companhia de 30 escritores portugueses. Todos os dias, às 14.00, um destes autores lê o seu excerto favorito daquele é um dos grandes vultos literários do século XIX. As leituras são feitas em vídeo e disponibilizadas no Facebook.

As leituras vão de aclamados romances como Os Maias e A Cidade e as Serras – obra que tem como cenário a Casa de Tormes e as serras e vales do Douro que a enquadram –, a contos como José Matias ou “textos mais desconhecidos como correspondência”, afirma a organização em publicação de divulgação. A iniciativa conta, até agora, com participações como João de Melo a ler Os Maias ou Filipa Leal a ler A Correspondência de Fradique Mendes.

Se, depois de ouvir estes excertos, ficar com vontade de entrar no mundo de Eça, o melhor é dirigir-se à fundação, já que por lá encontrará objectos mencionados nos seus livros, mobiliário, fotografias, quadros, presentes de amigos ou peças de decoração. Destaca-se a secretária feita à sua medida e onde escrevia de pé, o objecto mais emblemático do acervo.

Há, ainda, um restaurante com vista privilegiada para as serras, cujo cartão-de-visita é a gastronomia queirosiana. O arroz de favas com que Eça se deliciou vindo de Paris, o frango louro assado no espeto e a salada temperada com azeite são apenas algumas possibilidades. Uma coisa é certa: ali não falta riqueza cultural e enogastronómica.

+ Dez livros para este Verão

Leia aqui a nova edição digital e gratuita da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade