A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

13 espectáculos para ver e ouvir na 27.ª edição do Guimarães Jazz

Escrito por
Patrícia Santos
Publicidade

Começa esta quarta-feira, 8, a 27.ª edição do Guimarães Jazz, que conta 13 espectáculos, entre actuações e colaborações de músicos internacionais com intérpretes portugueses e instituições da região. O contrabaixista britânico Dave Holland é o responsável por abrir o festival que encerra a 17 de Novembro ao som das composições de Charles Mingus Jr., um dos maiores compositores, pianistas e contrabaixistas do século XX, interpretadas por uma banda de homenagem liderada por Sue Mingus, viúva do artista.

Mas nem só os veteranos têm espaço neste festival, um dos mais conceituados do jazz em solo nacional e que tem lugar no Centro Cultural Vila Flor (CCVF). As novas tendências que vão surgindo na América do Norte e na Europa também vão ter oportunidade de subir ao palco.

Dave Holland, que gravou cerca de 20 discos e tocou com músicos como Herbie Hancock, Bill Frisell, Pat Metheny, Joe Lovano e Sam Rivers, no decorrer da sua longa carreira, actua às 21.30. O artista de 72 anos vai apresentar-se com o saxofonista Chris Potter e o baterista Eric Harland, membros do seu mais recente quarteto. O guitarrista e vocalista Lionel Loueke vai ser substituído pelo guitarrista Kevin Eubanks.

O trompetista Marquis Hill, acompanhado pelo saxofonista Logan Richardson, o vibrafonista Joel Ross, o contrabaixista Jeremiah Hunt e o baterista Jonathan Pinson, tocará a 9 às 21.30. O segundo volume de Modern Flows está na origem da digressão que traz o americano à Europa.

Pablo Held Trio (10, às 18.30), Steven Bernstein`s Millennial Territory Orchestra com Catherine Russell (10, às 21.30), Big Band e Ensemble de Cordas ESMAE dirigida por Matt Ulery (11, às 17.00), Projecto Guimarães Jazz / Porta-Jazz (11, às 21.30) e João Barradas Own Thoughts From Abroad com Greg Osby (13, às 21.30) são outros dos nomes que ajudam a completar o cartaz da iniciativa, que pode consultar na totalidade aqui.

Paralelamente aos concertos, Guimarães contará com animações musicais em vários locais da cidade, jam sessions e oficinas de jazz. Não se esqueça de comprar o seu bilhete.

+ Os melhores concertos de jazz e clássica no Porto em Novembro

+ As melhores noites no Porto em Novembro

Últimas notícias

    Publicidade