A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Há 22 esculturas a caminhar na fachada do ViaCatarina

Escrito por
Maria Monteiro
Publicidade

Depois de se transformar numa Fábrica de Sonhos - projecto do arquitecto Tomé Capa que tornou o ViaCatarina num “portal de alegrias e fantasias” cor-de-rosa -, a fachada do centro comercial é agora uma instalação a céu aberto. O Caminho Menos Percorrido, do designer e escultor Paulo Ramunni, inaugurado na semana passada, foi o projecto vencedor da quinta edição do VIArtes - Concurso de Arte Pública.

Inspirada na dinâmica da Rua de Santa Catarina, uma das artérias principais da cidade, a obra é composta por 22 esculturas que se espalham ao largo dos 20 metros da fachada. As figuras são feitas de fibra de vidro em diferentes tons e mostram homens, mulheres e crianças a caminhar na rua, de modo a “espelhar o que se passa por baixo da fachada”, lê-se em comunicado.

A “montra de arte” construída por Paulo Ramunni - cuja obra já passou por mais de 20 países e por instituições de renome como o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) -,“interpela as pessoas que caminham despreocupadas, numa chamada de atenção para a forma “desatenta” como vivemos o dia-a-dia”.

Além do primeiro lugar atribuído a Paulo Ramunni, artista residente em Penafiel, foi concedida uma menção honrosa à Custom Circus, companhia de teatro transdisciplinar e artes visuais.

O VIArtes é um concurso anual de arte pública organizado pelo ViaCatarina com apoio da Câmara Municipal do Porto que visa impulsionar a criação artística e comunicá-la à cidade, tornando o emblemático edifício numa galeria acessível a todos.

+ 16 obras de arte para ver no Porto

+ Roteiro da arte urbana no Porto

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade