A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Morcego simpático
© DROs morcegos são animais importantes para o equilíbrio ecológico do planeta

Há visitas nocturnas para descobrir os morcegos nos espaços verdes do Porto

Conheça estes pequenos seres da noite em programas gratuitos ao ar livre.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

Os morcegos têm má reputação, mas estes mamíferos voadores têm um papel crucial no ecossistema – controlam as pragas de insectos, dispersam sementes, criam adubo natural, são polinizadores e reflorestadores, sendo por isso muito importantes para o equilíbrio ecológico do planeta. 

Quando o sol começa a desaparecer, os morcegos saem dos seus esconderijos. Se nunca os viu a rodopiar no céu do Porto à caça de insectos, tem agora uma boa oportunidade para conhecer estes seres da noite. No ano em que se comemoram 30 anos do Acordo EUROBATS, sobre a conservação das populações de morcegos europeus, a Rede de Centros de Educação Ambiental do Porto organiza sete noites de morcegos em vários espaços verdes da cidade.

As sessões decorrem às sextas-feiras ou sábados ao final do dia, entre Julho e Outubro, orientadas pela bióloga Luzia Sousa. A primeira acontece no dia 9 de Julho, às 20.15, no Viveiro Municipal do Porto, que abrirá excepcionalmente as portas para mostrar os morcegos que o visitam quando a noite cai. As vagas para as duas primeiras sessões já estão esgotadas, mas as próximas abrirão oito dias antes da sua realização – para saber com antecedência, subscreva a newsletter da Porto Ambiente. As inscrições para o dia 24 de Julho, na Quinta do Covelo, abrem a 14 de Julho, às 21.00.

Consulte aqui o programa completo:

• Viveiro Municipal do Porto – 9 de Julho, 20.15
• Parque da Pasteleira – 17 de Julho, 20.15
• Quinta do Covelo – 24 de Julho, 20.00
• Parque Oriental – 6 de Agosto, 20.00
• Parque da Cidade (Núcleo Rural) – 14 de Agosto, 19.45
• Parque de S. Roque – 20 de Agosto, 19.30
• Jardins do Palácio de Cristal – 16 de Outubro, 18.00

+ Os melhores parques e jardins no Porto

Descubra a edição desta semana, digital e gratuita, da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade