A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Herói Local: Susana Soares foi premiada na Alemanha pelo estudo das propriedades dos vegetais

Escrito por
Bárbara Baltarejo
Publicidade

“Não tinha noção de quanta bioquímica cabia no simples acto de comer uma maçã.” É assim que Susana Soares recorda os tempos anteriores a 2001, antes da licenciatura em Bioquímica na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

“Entrei em contacto com o Professor Victor de Freitas, que já me tinha dado aulas e que me abriu as portas do laboratório”, relembra. Depois de as atravessar, nunca mais de lá saiu. Frequentou o mestrado, também em Bioquímica, depois, o doutoramento e, nos últimos anos, dedicou-se à investigação. De 2008 até hoje, tem trabalhado em vários projectos.

Um deles chama-se FoodNanoSense e mereceu o prémio “Wartburg Excellence Award in Flavour Research 2019”, durante a conferência “12th Wartburg Symposium on Flavor Chemistry & Biology”, na cidade de Eisenach, na Alemanha. Desenvolvido no Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV/REQUIMTE) da FCUP, o projecto tem como missão conhecer as propriedades sensoriais desagradáveis, mas benéficas para a saúde, de alimentos vegetais, como a adstringência e o amargor.

Qual é o objectivo? Descobrir quais os compostos químicos responsáveis por estas características e, ao mesmo tempo, de que forma é que o ser humano as detecta. “Modificar estas propriedades” de forma saudável, isto é, sem “substâncias potencialmente não benéficas para a saúde, como os açúcares e os edulcorantes” é outro dos objectivos, explicou a investigadora.

O vinho, o chá, o café, a couve branca e a cebola roxa são exemplos de ingredientes sob investigação. Prémios à parte, para Susana Soares, fazer com que os vegetais “passem a integrar a alimentação dos jovens” é o mais importante. “Estas questões constituem, a longo prazo, uma questão de saúde pública”, conclui.

+ Herói Local: Joana Caldeira, a investigadora que recebeu o Prémio L'Oreal "Mulheres na Ciência"

+ Herói local: Ana Cristina Pires, a primeira mulher portuguesa a tornar-se cientista-astronauta

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade