A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
(ins)Pira, o projecto que fala sobre ansiedade através da ilustração
© (ins)Pira(ins)Pira

(ins)Pira, o projecto que fala sobre ansiedade através da ilustração

Escrito por
Maria Monteiro
Publicidade

Pode ser uma sucessão de pensamentos que toca em loop na nossa mente, uma orquestra de taquicardias, tremores e náuseas causados pelo excesso de estímulos sensoriais ou uma conjugação desafinada de factores internos e externos que, no limite, leva ao ataque de pânico. Não a vemos, raramente falamos sobre ela, mas a ansiedade está presente na sociedade em vários níveis do espectro. Mariana Barbosa Pereira e Laura Pina querem tirar a “doença invisível” da obscuridade através do (ins)Pira, projecto no Instagram que usa a ilustração para abrir o diálogo sobre saúde mental e, em particular, sobre a ansiedade, a toda a gente.

“Percebi que era muito difícil explicar o que estava a sentir, mas com a Mariana isso não acontecia”, explica Laura Pina. “Era como se tivéssemos o mesmo vocabulário”. Face às suas próprias experiências, as duas amigas perceberam que a dificuldade ou a vergonha de falar sobre o assunto era geral e juntaram-se para desenhar e escrever as suas emoções e vivências, na esperança de encorajar os outros a contribuir para a conversa. “A ilustração permite-nos fazer brincadeiras visuais que ajudam a explicar melhor aquilo que se passa”.

(ins)Pira, o projecto que fala sobre ansiedade através da ilustração
'Overthinking', ilustração do (ins)Pira© (ins)Pira

O projecto surgiu há cerca de mês e meio, numa altura em que a saúde mental está cada vez mais na ordem do dia devido à pandemia, e é direccionado a todos, independentemente da sua proximidade com a ansiedade. A ideia é oferecer conforto a quem sofre da doença e conhecimento a quem não sabe do que se trata. “Queremos que as pessoas percebam que desvalorizar é o pior que nos podem fazer”, ressalva Mariana Barbosa Pereira. 

Laura e Mariana, que trabalham em ilustração e gestão de negócio, respectivamente, descrevem-se como “pessoas muito positivas, com muita energia e muita cor”, características que transparecem nas ilustrações que fazem. “Ao abordar isto de forma colorida, podemos criar maior à vontade para as pessoas chegarem a nós.” A sensibilidade do assunto, contudo, não é descurada, já que desde o início contam com a ajuda de um psicólogo clínico que “faz a revisão de conteúdos do projecto”.

Recentemente, a pretexto da Mental Health Awareness Week, promovida pela organização inglesa Mental Health Foundation, entre 18 e 24 e Maio, o (ins)Pira uniu-se à Ó! Galeria para organizar um concurso de ilustração com o tema “Ansiedade fora da cabeça”. Os artistas portugueses foram desafiados a ilustrar a ansiedade da sua perspectiva e pretende-se que esta seja a primeira de várias edições para pôr a ansiedade no papel. “Tivemos cerca de 50 participações e resultados muito diferentes”, revela Mariana Barbosa Pereira. Os vencedores terão lugar reservado numa galeria virtual criada pela Ó!, mas as fundadoras não escondem a vontade de fazer uma exposição física. “É essencial que as pessoas percebam que a ansiedade é de carne e osso.”

Leia aqui as edições digitais e gratuitas da Time In Portugal

+ Como está a saúde mental da arte em tempo de pandemia?

+ Quatro projectos que mostram o contágio da criatividade

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade