A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Como está a saúde mental da arte em tempo de pandemia?
© Cláudia R. Sampaio

Como está a saúde mental da arte em tempo de pandemia?

Escrito por
Maria Monteiro
Publicidade

Fred Gomes não sabe para onde foram todas as horas que lhe fugiram. Nas primeiras semanas de pandemia, fechou-se em casa, mas a criatividade ficou à porta. Só a apatia e a inércia lhe faziam companhia. “Para alguém que é freelancer, o pior que pode acontecer é perder o controlo”, confessa-nos por e-mail. O artista e co-fundador da agência criativa We Blog You, que, tal como os seus pares, viu muitos trabalhos serem cancelados, não conseguia fazer face à realidade e ainda se sentia culpado por não conseguir produzir.

“Depois percebi que, se não tenho direito a parar, respirar e processar quando está a acontecer uma pandemia, quando é que vou ter?”, questiona, e realça a importância de, mais do que nunca, “sermos mais preocupados, cuidadosos e carinhosos com os outros e connosco”. O amor-próprio, a ansiedade e a depressão são alguns temas que retrata nos seus trabalhos em design, ilustração ou tatuagem, e foi uma questão de tempo até voltar a fazê-los. “A inspiração tem de ser cultivada e parte do processo de cultivar algo é dar-lhe descanso”, reflecte.

Como está a saúde mental da arte em tempo de pandemia?
© Fred Gomes

Apesar de um presente de “instabilidade emocional e financeira” e de um futuro que se afigura difícil, Fred sente que é “um dos felizardos”. Trabalha em casa há dez anos, por isso, metade do seu dia é uma ilusão de normalidade. A outra metade é uma tentativa de contornar a necessidade de contacto exterior que, habitualmente, serve de combustível à criação. “Ir trabalhar para um café, visitar uma exposição ou abraçar e conversar com amigos são uma grande parte do processo.” Mudar de ambiente de trabalho é essencial para ter inspiração e, mesmo em isolamento, não abdica desse método. “Agora, mudo o computador da sala para o escritório ou rodo a secretária para que a vista do trabalho vá mudando.”

Também Marta Saraiva, que assina como annehail, dá de caras com a criatividade na rua, nos lugares que frequenta e nas pessoas com quem se cruza. Com base nisso, ilustra as suas experiências e emoções com humor e sarcasmo – o que não tem acontecido com regularidade ultimamente.

“A minha produtividade estagnou, porque para mim estar em casa é estar num espaço de lazer”, diz a artista. Anteriormente, articulava os momentos de criação com o trabalho como assistente num estúdio de tatuagens. “Essa rotina mantinha a minha vida em ordem”, admite Marta, que tem “uma relação muito próxima com a depressão e a ansiedade”. Através do seu trabalho, procura tratar os problemas de saúde mental com leveza e desmantelar os tabus que os habitam.

Como está a saúde mental da arte em tempo de pandemia?
© Marta Saraiva

A repentina falta de estrutura levou a que demorasse a aceitar o “novo normal”. Na “fase de negação”, via filmes e jogava para se abstrair da realidade. Depois, “chegou o ponto em que até procrastinar era aborrecido”. Então, ganhou novo fôlego para produzir e, agora, está no plano intermédio: vai procurando informação e ideias novas, motivada pela “necessidade que as pessoas têm de escapar”, mas sem descurar o tempo de descanso.

Embora as redes sociais, em particular o Instagram, sejam essenciais para divulgar a sua arte, tem-se distanciado delas nas últimas semanas. Isto porque, afirma, estas tornaram-se num espaço monopolizado pelo novo coronavírus – realidade que também condiciona a sua expressão artística. “Como o foco é esse, temos de ilustrar o vírus, porque se tentamos fugir, o trabalho passa despercebido”, opina.

Além da produção artística monotemática, Marta refere que a quarentena trouxe “quase uma competição de produtividade” que pode ser tóxica. “Parece que toda a gente quer mostrar que está bem e que consegue fazer coisas”.

Como está a saúde mental da arte em tempo de pandemia?
© Cláudia R. Sampaio

Cláudia R. Sampaio continua a fazer o que sempre fez. “Saio da cama, visto-me e enfrento o dia de trabalho como todos os outros”, relata a poeta e artista plástica, que normalmente anda entre a casa e o Manicómio, espaço de divulgação da arte de pessoas com doenças mentais. Apesar de, anteriormente, ter por hábito deslocar-se com frequência ao ateliê e galeria no Beato, em Lisboa, aponta que “o isolamento funciona muito melhor como fio condutor para a concentração”.

Estar sozinha é uma necessidade, já que é nessa quietude que aparece, muitas vezes, o poema ou a obra. Cláudia precisa de estar a sós com eles para, depois, poder conjurá-los no papel ou na tela. “A arte ajuda-me não a combater o vazio, mas a entendê-lo de modo a poder usá-lo na minha obra”, explica.

Apesar das frustrações inerentes à pandemia, defende que “a arte não se limita aos espaços”. Pelo contrário, “depende de nós e da nossa vontade”. Mesmo não deixando a pandemia ditar-lhe o ritmo de trabalho, nota que, inconscientemente, as suas obras recentes têm “cores mais alegres” e “imagens mais leves e bonitas”. A beleza, aliás, pode ser um ansiolítico eficaz nestes tempos insólitos. “Acredito que a arte é um dos melhores meios de comunicar sentimentos e de relembrar a beleza de tudo isto. E, quanto mais vezes nos lembrarmos da beleza, melhor”, conclui. 

Leia aqui a edição desta semana da Time In Portugal

+ A ilustração portuense desenhou o novo vírus

+ Quatro projectos que mostram o contágio da criatividade

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade