A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Ciência
© Lucas Vasques / UnsplashIniciativa vai receber um financiamento de 400 mil euros

Investigadores do Porto desenvolvem projecto pioneiro no tratamento da insuficiência cardíaca

Escrito por
Patrícia Santos
Publicidade

Uma melhoria no tratamento da insuficiência cardíaca pode estar a caminho. A Universidade do Porto anunciou que o projecto para desenvolver um dispositivo que permitirá melhorar o tratamento desta patologia, através de “estímulos sequenciais em vários pontos do coração”, esta a ser levado a cabo pela Unidade de Investigação Cardiovascular (UnIC) – Centro de Investigação integrado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Este foi distinguido pela Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica, i4b e vai receber um financiamento de 400 mil euros.

O projecto, que tem o apoio da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), quer criar um dispositivo idêntico a um pacemaker, que “permitirá, através de software, personalizar a abordagem clínica a cada paciente”. Este projecto, “pioneiro em Portugal”, afirmam, pretende ainda “implementar técnicas minimamente invasivas e, assim, criar as condições necessárias para melhorar o treino avançado de profissionais de saúde”, pelo que se pode ler na nota divulgada.

Adelino Leite Moreira, professor da FMUP e coordenador da UnIC, lidera o projecto - já em fase de protótipo - que quer melhorar o tratamento desta condição que afecta 250 mil portugueses. 

+ Ovnis e pega-monstros em Matosinhos para mais uma edição 'Brincar com a Ciência'

+ Cortiça e plantas podem ser a solução para remover poluentes do Porto de Leixões

+ Investigadores do Porto estudam proteína que pode tratar Alzheimer

Últimas notícias

    Publicidade