A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Leituras no Mosteiro
© João Tuna Leituras no Mosteiro

Leituras no Mosteiro estão de volta com libretos de ópera

As sessões regressam ao Mosteiro de São Bento da Vitória, com entrada livre.

Escrito por
Margarida Ribeiro
Publicidade

Há novidades na agenda da cidade: as Leituras no Mosteiro estão de volta ao Mosteiro de São Bento da Vitória. Para já, existem sessões marcadas para 21 de Setembro, 19 de Outubro, 16 de Novembro e 21 de Dezembro, todas de entrada gratuita. 

Para esta temporada, o texto dramático cede lugar aos libretos de ópera, "forma literária olhada com relutância, que têm em comum a ideia de renovação ou a afronta a hierarquias e a ideologias estabelecidas", lê-se em comunicado. Nesta terça-feira, 21 de Setembro, vai poder ouvir a Ascensão e Queda da Cidade Mahagonny, uma ópera que estreou em 1930, com libreto de Bertolt Brecht. A actividade é coordenada por Nuno Cardoso e Paula Braga, com início marcado para as 19.00. 

A próxima leitura acontece a 19 de Outubro, à mesma hora, com O Ouro do Reno, de Richard Wagner. Inserido na tetralogia d'O Anel do Nibelungo, este texto "pode ser interpretado como uma alegoria do capitalismo, alimentando-se não só das epopeias medievais germânicas, mas também da filosofia "revolucionária" de Feuerbach". 

Já a 16 de Novembro, será a vez de explorar Amor de Perdição - Libreto, de António S. Ribeiro, que foi construído a partir do romance de Camilo Castelo Branco. "A obra autodenominou-se 'drama musical para cantores, actores e músicos', sinalizando a performatividade das palavras ditas e cantadas", explica a organização, em comunicado. 

No dia 21 de Dezembro, a dramaturgia contemporânea em língua portuguesa vai ser a protagonista das sessões, com a leitura de textos criados no Laboratório END, uma das iniciativas-satélite dos Encontros de Novas Dramaturgias. Em 2022, a iniciativa do Centro de Documentação do TNSJ vai destacar diferentes dramaturgos, entre "autores jovens e menos jovens, emergentes ou consagrados, portugueses, brasileiros e afrodescendentes".

Apesar de gratuita, esta actividade tem um limite de 40 pessoas, por isso, é necessário fazer inscrição prévia. Pode consultar a programação completa online

+ As melhores coisas para fazer no Porto este mês

Últimas notícias

    Publicidade