A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Lousada vai ter um parque ecológico de moinhos

O futuro Parque Molinológico de Pias vai estar situado na paisagem protegida do rio Sousa e engloba um conjunto de antigos moinhos e casas de moleiro.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

O Parque Molinológico de Pias vai estar integrado na Paisagem Protegida Local do Sousa Superior (PPLSS), englobando um conjunto de moinhos e casas de moleiro, bem como dependências agrícolas e uma serração hidráulica. O município de Lousada adquiriu seis hectares de terreno na freguesia de Pias, junto ao rio Sousa, onde se incluem os denominados Moinhos de Pias.

O projecto de reabilitação e de intervenção arquitectónica deste espaço, orçado em cerca de um milhão de euros, já foi adjudicado. A intervenção prevê a renovação dos espaços existentes, de forma a que cumpram "funções inovadoras de carácter ambiental, cultural e pedagógico", anuncia a Câmara Municipal de Lousada. O objectivo será também preservar a forma e a estrutura arquitectónicas, os sistemas e materiais tradicionais de construção e as manchas de implantação primitivas.

O renovado núcleo arquitectónico dos Moinhos de Pias conta com espaços didácticos dedicados à biodiversidade do rio Sousa e da Paisagem Protegida Local do Sousa Superior, à arqueologia da farinha no território de Lousada e à geologia do vale do rio Sousa. Para além disso, o espaço vai ter "uma forte componente de formação nas artes tradicionais ligadas à moagem e ao pão", nomeadamente uma oficina do moleiro, uma fábrica de moagem artesanal e um laboratório do pão tradicional.

Com vista à neutralidade energética do projecto, o futuro parque vai ser "exclusivamente alimentado por energia fornecida por microturbinas para microgeração de electricidade", instaladas nos caboucos onde laboravam os antigos rodízios dos moinhos de água.

Lousada reabre Mata de Vilar na Primavera

+ Lousada está a instalar caixas para abrigar aves e morcegos

Lousada quer ser mais amiga das abelhas – por isso, deixou de cortar a relva

Continua apaixonado pelo Porto? Participe no Time Out Index e conte-nos o que sente pela sua cidade

Últimas notícias

    Publicidade