A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Matosinhos recebe 200 trotinetes eléctricas partilhadas

A empresa Spin, uma subsidiária da Ford, inicia a sua actividade em Portugal com uma frota de 200 trotinetes eléctricas partilhadas em Matosinhos.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

A Spin, empresa de micromobilidade da Ford Motor Company, estreia-se esta semana em Portugal ao disponibilizar 200 trotinetes eléctricas partilhadas aos residentes e visitantes da cidade de Matosinhos. Até ao final do ano, a empresa espera aumentar o número de trotinetes em mais cidades portuguesas e poderá vir a incluir um serviço de bicicletas partilhadas.

As trotinetes têm baterias amovíveis para tornar "toda a operação logística mais sustentável, com vista a tornar-se carbonicamente neutra", lê-se em comunicado. Para comemorar a chegada a Portugal, a Spin vai disponibilizar um crédito de 5€ a quem utilizar a aplicação durante o primeiro mês. Para fazer uma viagem, basta descarregar a aplicação Spin no smartphone, rever um conjunto de regras e directrizes de segurança, e colocar o código promocional “OLA-PORTUGAL”.

Trotinetes Spin
© DR / SPIN

De forma a "aprofundar o compromisso com a cidade", a empresa vai ceder dez trotinetes eléctricas às corporações de bombeiros de Matosinhos, para se deslocarem de forma gratuita pela cidade. Vai ainda organizar uma série de eventos de educação pública, para que as pessoas possam aprender mais sobre como andar em segurança.

A entrada em Matosinhos vai resultar na parceria entre a Spin e o CEIIA, que está a desenvolver o AYR, um projecto que pretende recompensar a população pelos seus comportamentos sustentáveis. O AYR irá quantificar as emissões de CO2 evitadas pelos utilizadores que optarem pelas trotinetes em vez do automóvel e atribuir créditos acumuláveis que poderão ser trocados por bens ou serviços verdes em Matosinhos – por exemplo, nas facturas de electricidade referentes ao carregamento de veículos eléctricos ou em descontos na aquisição de serviços culturais.

Com sede em São Francisco, a Spin foi a primeira empresa de micromobilidade partilhada nos Estados Unidos. Opera actualmente em 70 cidades e 25 campus universitários em todo o mundo e emprega cerca de 1000 pessoas. Na Europa, conta actualmente com operações na Alemanha, Espanha, Reino Unido e Portugal.

+ Há um novo bar de praia em Matosinhos para relaxar à beira-mar

+ Matosinhos vai ter espaço gaming gratuito dedicado aos videojogos dos últimos 40 anos

+ Há menus especiais para descobrir os restaurantes de Angeiras

+ Museu da Memória de Matosinhos abre as portas com entrada gratuita

Leia aqui a edição digital e gratuita da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade