[title]
“Há uma livraria muito gira aqui.”
Seguimos a indicação do cartaz colocado no passeio da rua do Teatro, bem no coração da Foz. Na rua, uma pequena esplanada dá as boas-vindas ao espaço e, através de uma janela, avista-se um mundo de livros bonitos. Lá dentro vive a Not Alone Bookstore & Wine Bar, a nova livraria do Porto onde é possível comprar livros que são autênticas obras de arte (por dentro e por fora) e beber um copo de vinho. “É uma livraria pequena, mas charmosa e que surpreende”, descreve Gabriela Bonomi, a fundadora.
No pequeno e colorido espaço, inserido num colectivo de várias marcas, sente-se o cheiro a eucalipto e a mar e as estantes estão preenchidas com obras clássicas e contemporâneas, maioritariamente em português, mas também com livros em inglês e francês. O maior detalhe está à vista de todos: muitos dos livros encontram-se com a capa virada para a frente, para dar a conhecer verdadeiras obras de arte. Aqui, os livros são tão bonitos que podem ser julgados pela capa.
“É preciso haver uma simbiose entre duas coisas: capas bonitas e bom conteúdo. Estes dois aspectos têm de fazer parte do livro para entrar na nossa curadoria. Agrada-me ver coisas bonitas e isto foi uma coisa natural. No Brasil, o índice de leitura é muito baixo e a estratégia que as editoras criaram para captar mais leitores foi a de desenvolver capas atractivas”, explica Gabriela. Para isso, Gabriela faz uma cuidadosa curadoria dos livros tendo em conta estes dois factores – o conteúdo e a estética do livro – e escolhe sempre as edições mais bonitas que encontra de uma obra.

Se quiser apenas beber um copo de vinho durante o dia (a partir de 4,50€) ou acompanhar a leitura com um momento descontraído, a Not Alone tem também disponíveis vinhos de pequenos produtores das várias regiões de Portugal, grande parte escolhidos pelo marido de Gabriela. “Quando nos mudamos para Portugal, começámos a observar os costumes e vimos que o vinho está, de facto, muito presente na vida dos portugueses e isso encantou-nos. É um mundo que começámos a descobrir. O meu marido é apaixonado por vinho e eu sou apaixonada por livros. Decidimos juntar os dois mundos e tivemos a ideia de abrir um wine bar”, explica a responsável. Se o tempo estiver propício, aproveite a pequena esplanada lá fora. “Queremos que este espaço também seja um ponto de encontro. Às vezes é preciso dar um pouco mais, dar uma experiência. É uma delícia”.
“Com um livro nunca nos sentimos sós”
Foi depois de um percurso que passou pela área do design de moda, a comunicação e o marketing em São Paulo, onde “não faltam livrarias de rua”, que Gabriela Bonomi e o marido decidiram mudar-se para Portugal há dois anos – à procura de uma vida mais tranquila para os seus dois filhos. Depois de um período a conhecer o país e a aproveitar a maternidade, Gabriela não quis ficar parada e recuperou uma paixão antiga. “Quis resgatar algumas coisas que fazem parte de quem sou. E foi assim que veio o livro, a literatura e este projecto da livraria. Foi uma coisa muito fluida”, explica, acrescentando que sempre foi apaixonada por livros e chegou até a ter um clube do livro que, curiosamente, se chamava “Livro e Vinho”.
Assim nasceu a Not Alone – porque com um livro nunca nos sentimos sós – que começou por ser apenas online, mas rapidamente os fundadores perceberam que a rotina de comprar livros fisicamente era mais forte em Portugal. Seguiu-se, então, a procura de um espaço na cidade que acolhesse a livraria e, no início de Junho, o projecto mudou-se de malas e bagagens para a Foz, onde além de livros encontra também à venda vários discos de vinil.

Nas estantes desta livraria vivem edições de livros de autores e editoras brasileiras, desde uma bonita versão em capa dura de Macunaíma, de Mário Andrade, O Torto Arado ou Salvar o Fogo, de Itamar Vera Júnior, e ainda Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves, que foi considerado o melhor livro da literatura brasileira dos últimos 100 anos. Há também autores internacionais clássicos, desde Jane Austen a Virginia Wolf, e ainda livros de autores portugueses, como José Saramago e Eça de Queirós, a nomes mais contemporâneos, como Afonso Cruz. Numa estante ao lado, não faltam também livros infantis, um “primeiro contacto importante das crianças com a literatura”.
“Gosto muito de livros que despertam coisas nas pessoas – sejam elas boas ou más. A literatura tem disso e acho que essa é a graça: é entrares de cabeça, deixares-te permitir a experimentar. Misturo as editoras portuguesas com as brasileiras, faço essa curadoria dos livros que considero os melhores e os mais bonitos e que também são relevantes”, refere Gabriela, acrescentando que a livraria não segue uma organização por temas, autores ou géneros, para permitir que o cliente possa “olhar calmamente para tudo e, quem sabe, descobrir algo novo”.

Actualmente, a livraria conta com uma happy hour às quintas-feiras, das 17.00 às 21.00, com 10% de desconto em todos os livros e a oferta de um segundo copo de vinho. No futuro, estão também a ser preparadas actividades como noites de leitura, sessões de cinema e um serviço de aluguer de livros, sendo que o próximo grande passo da livraria é aumentar o investimento na compra de mais unidades de livros.
Rua do Teatro, 133 (Porto). Seg-Qua, Sex 10.30-16.30, Qui 10.30-21.00, Sáb 10.00-17.00.
+ Em ano de homenagem a Sérgio Godinho há 200 actividades para aproveitar na Feira do Livro do Porto
+ Cidade do Porto mais próxima de Istambul, com reforço dos voos diários