Notícias

Na nova livraria da Foz há livros bonitos (por dentro e por fora), vinho e música

A Not Alone Bookstore & Wine Bar abriu em Junho e tem livros tão bonitos que podem ser julgados pela capa. Quer beber um copo de vinho? Também há espaço.

Ana Catarina Peixoto
Escrito por
Ana Catarina Peixoto
Jornalista, Porto
Not Alone Bookstore
A.C.P. | A Not Alone é uma livraria e wine bar localizada na Foz
Publicidade

“Há uma livraria muito gira aqui.”

Seguimos a indicação do cartaz colocado no passeio da rua do Teatro, bem no coração da Foz. Na rua, uma pequena esplanada dá as boas-vindas ao espaço e, através de uma janela, avista-se um mundo de livros bonitos.  dentro vive a Not Alone Bookstore & Wine Bar, a nova livraria do Porto onde é possível comprar livros que são autênticas obras de arte (por dentro e por fora) e beber um copo de vinho. “É uma livraria pequena, mas charmosa e que surpreende”, descreve Gabriela Bonomi, a fundadora.

No pequeno e colorido espaço, inserido num colectivo de várias marcas, sente-se o cheiro a eucalipto e a mar e as estantes estão preenchidas com obras clássicas e contemporâneas, maioritariamente em português, mas também com livros em inglês e francês. O maior detalhe está à vista de todos: muitos dos livros encontram-se com a capa virada para a frente, para dar a conhecer verdadeiras obras de arte. Aqui, os livros são tão bonitos que podem ser julgados pela capa. 

“É preciso haver uma simbiose entre duas coisas: capas bonitas e bom conteúdo. Estes dois aspectos têm de fazer parte do livro para entrar na nossa curadoria. Agrada-me ver coisas bonitas e isto foi uma coisa natural. No Brasil, o índice de leitura é muito baixo e a estratégia que as editoras criaram para captar mais leitores foi a de desenvolver capas atractivas”, explica Gabriela. Para isso, Gabriela faz uma cuidadosa curadoria dos livros tendo em conta estes dois factores – o conteúdo e a estética do livro – e escolhe sempre as edições mais bonitas que encontra de uma obra. 

Not Alone Bookstore
A.C.P.A Not Alone tem livros em português, mas também em inglês e francês

Se quiser apenas beber um copo de vinho durante o dia (a partir de 4,50€) ou acompanhar a leitura com um momento descontraído, a Not Alone tem também disponíveis vinhos de pequenos produtores das várias regiões de Portugal, grande parte escolhidos pelo marido de Gabriela. Quando nos mudamos para Portugal, começámos a observar os costumes e vimos que o vinho está, de facto, muito presente na vida dos portugueses e isso encantou-nos. É um mundo que começámos a descobrir. O meu marido é apaixonado por vinho e eu sou apaixonada por livros. Decidimos juntar os dois mundos e tivemos a ideia de abrir um wine bar”, explica a responsável. Se o tempo estiver propício, aproveite a pequena esplanada lá fora. “Queremos que este espaço também seja um ponto de encontro. Às vezes é preciso dar um pouco mais, dar uma experiência. É uma delícia”.

“Com um livro nunca nos sentimos sós”

Foi depois de um percurso que passou pela área do design de moda, a comunicação e o marketing em São Paulo, onde “não faltam livrarias de rua”, que Gabriela Bonomi e o marido decidiram mudar-se para Portugal há dois anos – à procura de uma vida mais tranquila para os seus dois filhos. Depois de um período a conhecer o país e a aproveitar a maternidade, Gabriela não quis ficar parada e recuperou uma paixão antiga. “Quis resgatar algumas coisas que fazem parte de quem sou. E foi assim que veio o livro, a literatura e este projecto da livraria. Foi uma coisa muito fluida”, explica, acrescentando que sempre foi apaixonada por livros e chegou até a ter um clube do livro que, curiosamente, se chamava “Livro e Vinho”.

Assim nasceu a Not Alone – porque com um livro nunca nos sentimos sós – que começou por ser apenas online, mas rapidamente os fundadores perceberam que a rotina de comprar livros fisicamente era mais forte em Portugal. Seguiu-se, então, a procura de um espaço na cidade que acolhesse a livraria e, no início de Junho, o projecto mudou-se de malas e bagagens para a Foz, onde além de livros encontra também à venda vários discos de vinil.

Not Alone Bookstore
A.C.P.

Nas estantes desta livraria vivem edições de livros de autores e editoras brasileiras, desde uma bonita versão em capa dura de Macunaíma, de Mário Andrade, O Torto Arado ou Salvar o Fogo, de Itamar Vera Júnior, e ainda Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves, que foi considerado o melhor livro da literatura brasileira dos últimos 100 anos. Há também autores internacionais clássicos, desde Jane Austen a Virginia Wolf, e ainda livros de autores portugueses, como José Saramago e Eça de Queirós, a nomes mais contemporâneos, como Afonso Cruz. Numa estante ao lado, não faltam também livros infantis, um “primeiro contacto importante das crianças com a literatura”. 

“Gosto muito de livros que despertam coisas nas pessoas – sejam elas boas ou más. A literatura tem disso e acho que essa é a graça: é entrares de cabeça, deixares-te permitir a experimentar. Misturo as editoras portuguesas com as brasileiras, faço essa curadoria dos livros que considero os melhores e os mais bonitos e que também são relevantes”, refere Gabriela, acrescentando que a livraria não segue uma organização por temas, autores ou géneros, para permitir que o cliente possa “olhar calmamente para tudo e, quem sabe, descobrir algo novo”. 

Not Alone Bookstore
A.C.P.A Not Alone é também um wine bar

Actualmente, a livraria conta com uma happy hour às quintas-feiras, das 17.00 às 21.00, com 10% de desconto em todos os livros e a oferta de um segundo copo de vinho. No futuro, estão também a ser preparadas actividades como noites de leitura, sessões de cinema e um serviço de aluguer de livros, sendo que o próximo grande passo da livraria é aumentar o investimento na compra de mais unidades de livros. 

Rua do Teatro, 133 (Porto). Seg-Qua, Sex 10.30-16.30, Qui 10.30-21.00, Sáb 10.00-17.00.

+ Em ano de homenagem a Sérgio Godinho há 200 actividades para aproveitar na Feira do Livro do Porto

+  Cidade do Porto mais próxima de Istambul, com reforço dos voos diários

Últimas notícias
    Publicidade