[title]
A liberdade vai passar pelos Jardins do Palácio de Cristal e traz com ela 17 dias de festa. É que a Feira do Livro do Porto está de regresso entre os dias 22 de Agosto e 7 de Setembro, com um programa que homenageia um dos grandes nomes das letras portuenses: o cantor e autor Sérgio Godinho. Além da variada selecção de editoras, livreiros e alfarrabistas presentes em mais de 130 stands, este ano há mais de 200 propostas para aproveitar, entre conversas, novidades literárias, concertos, sessões de cinema e actividades para o público mais jovem.
“Este modelo híbrido entre certame livreiro e festival literário permite uma programação multidisciplinar, transversal a vários públicos e sempre com novos focos de interesse. Nesta edição não será diferente. A Feira do Livro do Porto 2025 apresenta uma programação diversificada, coerente, atractiva e sobretudo muito estimulante. Uma vez mais, o evento espraia-se por diferentes manifestações e linguagens criativas, a partir desse objecto de culto que é o livro”, sublinhou Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, na apresentação do programa do evento.
Uma homenagem às múltiplas facetas de Sérgio Godinho
Como já tem sido habitual, a programação da Feira do Livro do Porto é da autoria de João Gesta, e Francisco José Viegas é o comissário da homenagem a Sérgio Godinho, nascido no Porto em 1945, tornado popular por alguns dos mais intemporais temas do cancioneiro português, eternizado na língua portuguesa e com 20 anos de vivências na cidade. Por tudo isto e muito mais, o artista vai ter uma tília com o seu nome nos Jardins do Palácio de Cristal e vai receber, também a 23 de Agosto, a Medalha da Cidade, atribuída pelo presidente da autarquia.
Se por estes dias espreitar a Concha Acústica, vai encontrar um mural desenhado pela artista Mariana A Miserável, em homenagem a Sérgio Godinho, inspirado na parte de um verso da música “Lá Isso É”. Já no sábado, dia 30 de Agosto, na véspera do seu 80.º aniversário, será apresentado o seu novo livro de contos, Como Se Não Houvesse Amanhã, e no dia 7 de Setembro a Feira do Livro encerra com um dos seus pontos altos: um concerto de Sérgio Godinho & Os Assessores, com Manuela Azevedo como convidada.

Também boa parte da programação vai reflectir as múltiplas facetas de Sérgio Godinho como “artista dos sete instrumentos” – desde argumentista a actor, compositor e cinéfilo. Por isso, há várias sessões de cinema planeadas, como Kilas, o Mau da Fita, um filme de José Fonseca e Costa, onde o artista assinou argumento, músicas e letras, acompanhada de uma conversa do programador com o próprio Sérgio Godinho. Será também exibido Jules e Jim, um filme de François Truffaut, o seu cineasta preferido.
Do cinema para a televisão, a programação conta ainda com uma exposição e visitas-oficinas relacionadas com a emblemática série televisiva Os Amigos do Gaspar, que passou na RTP nos anos 80 e contou com a banda sonora de Sérgio Godinho e Jorge Constante Pereira.
Conversas, debates e novos livros
As populares sessões das Quintas de Leitura estão também de volta na 12.ª edição da Feira do Livro e no dia 4 de Setembro há uma sessão especial, fora de portas, da obra Cada Vez que me Conto sei que Acrescento um Ponto, com a presença de Hugo van der Ding, Ana Zanatti, Ana Celeste Ferreira, Susana Meneses, Rui Spranger, José Gardeazabal, Eva Evita, o beatbox de Lulucabit e a música de Samuel Úria e Redoma.
A programação conta ainda com um ciclo de recitais de poesia, experiências de spoken word, leituras encenadas e várias conversas programadas. Haverá uma conversa entre a jornalista Maria João Costa e José Luís Barreto Guimarães, o Prémio Pessoa de 2022, bem como uma sessão com a pianista Joana Gama ou com a escritora Lídia Jorge. No dia 29 de Agosto, no âmbito do bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, Isabel Pires de Lima vai falar sobre o autor, numa conversa moderada por Sérgio Almeida.
E, claro, os livros. Além dos livros antigos, raros e emblemáticos que poderão ser encontrados nos tradicionais alfarrabistas, a Feira do Livro conta ainda com a apresentação de novos livros, que chamam sempre muita gente ao evento. No dia 7 de Setembro, por exemplo, é apresentado A Última Lição de José Gil, um livro de Marta Pais Oliveira que permite conhecer de perto a vida e obra do pensador português e que servirá também de mote para um debate com José Gil sobre temas como a memória e as inquietações do presente.
A música volta aos jardins
A Feira do Livro do Porto recebe ainda vários concertos para aproveitar ao longo de todo o evento, em dois locais diferentes. O Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett vai receber a música de Susie Filipe (29 de Agosto), as Rainhas do AutoEngano (30 de Agosto), o cantor brasileiro Luca Argel (5 de Setembro) e B Fachada (6 de Setembro).
Já pela Concha Acústica, além do concerto de Sérgio Godinho que encerra o evento, vão passar nomes como Jorge Palma (22 de Agosto), Luís Severo (23 de Agosto), Manel Cruz (26 de Agosto), Três Tristes Tigres (31 de Agosto), NAPA (4 de Setembro) e também Tomás Wallenstein (6 de Setembro). Haverá ainda sessões ao vivo dos podcasts “Assim ou Assado”, com Marco Neves e Sam The Kid, e “O que Cresci Ouvindo”, com Ivan Lima e Rui Reininho.
Uma programação para os mais novos
Os mais novos não ficaram esquecidos na programação, sendo que houve um reforço das actividades infanto-juvenis, de forma a “promover desde cedo a consciência sobre o poder da palavra falada, escrita ou cantada como expressão da imaginação e da criatividade”, refere a organização em nota de imprensa.
Nos dias 23 e 24 de Agosto, o projecto O CUBO - Teatro Sensorial para bebés e não só vai trazer a palco um universo de sonhos e descobertas. Já a 6 e 7 de Setembro pode levar os mais novos a conhecer Descobridores, do Teatro e Marionetas de Mandrágora, que propõe uma viagem de sensações numa nova terra cheia de esperanças, sons e imagens.
Conte ainda com oficinas de introdução à linguagem artística da banda desenhada; bem como outras peças de teatro, leituras encenadas e um book quiz que vai desafiar os participantes mais novos a responderem, em equipa, a questões sobre o universo dos livros.
A programação completa vai ficar disponível, em breve, na página da Feira do Livro do Porto, bem como os formulários de inscrição nas diversas actividades.
Jardins do Palácio de Cristal (Porto). 22 Ago-7 Set, Seg-Sex 12.00-21.00, Sáb-Dom 11.00-22.00. Entrada livre.
+ A cerâmica e as velas perfumadas da Sneferu instalaram-se no Bonfim