A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

NAU! dá a conhecer o outro lado dos Descobrimentos

Escrito por
Margarida Ribeiro
Publicidade

O programa Cultura em Expansão lança, este sábado, o novo projecto do TEP - Teatro Experimental do Porto. NAU! é o nome dado à instalação que vai dar a conhecer o outro lado das navegações portuguesas através de performances, conferências e concertos. Estas actividades acontecem entre 7 e 29 de Julho, aos fins-de-semana, na Praia do Homem do Leme. 

A NAU!, que vem antecipar as comemorações dos 500 anos sobre a circum-navegação marítima de Fernão de Magalhães (1519), é um projecto do TEP com a co-produção da Câmara Municipal do Porto. O objectivo da NAU! é questionar vários aspectos deste episódio da História de Portugal, como por exemplo, "o facto de continuarmos a aceitar uma História escrita sobre os discursos dos outros: uma narrativa de glorificação, expansionista, colonialista, imperialista".

A instalação, que vai estar patente até ao final do mês, usa um contentor marítimo como simulacro e incentiva à participação do espectador. A direcção artística e a concepção do projecto ficaram a cargo do actor e encenador Gonçalo Amorim, do TEP.

As actividades paralelas à instalação começam já este sábado, com o concerto do Grupo de Batuques Finka-Pé. No dia seguinte, a conferência "Ver Com um Olho", de Elísio Macamo, usa a perda do olho direito de Camões como uma metáfora para problematizar o lado da expansão portuguesa. A programação inclui ainda um concerto de Mlynarczyk, no dia 14.

Durante o mês de Julho, a instalação da NAU! é de entrada livre e poderá ser visitada das 11.00 às 22.00. As restantes actividades acontecem entre as 19.00 e as 21.30. 

+ Teatro Municipal do Porto: mais de 60 espectáculos na próxima temporada

+ Cem versões de notas de um dólar ilustradas para ver a partir de hoje

Últimas notícias

    Publicidade