A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Novos passadiços ligam Monção ao rio Minho

Os passadiços seguem as imponentes muralhas de Monção, fazendo a ligação entre o centro histórico e a zona ribeirinha, no Parque das Caldas.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

Na sequência das obras de requalificação do Parque das Caldas e da área envolvente, foram criadas estruturas de lazer como um passadiço de madeira junto ao rio Minho e ecovia até ao posto aquícola, em Troviscoso.

De forma a facilitar uma ligação pedonal entre a zona ribeirinha e o centro histórico da vila, o município de Monção construiu os passadiços "Galiza mail'o Minho", uma referência a um poema de João Verde ("Vendo-os assim tão pertinho / a Galiza mail’ o Minho / são como dois namorados / que o rio traz separados").

Passadiços "Galiza mail'o Minho"
© Câmara Municipal de MonçãoPassadiços "Galiza mail'o Minho"

Ao longo do percurso, estão disponíveis lugares de descanso e de contemplação, para apreciar a envolvente paisagística, fluvial e monumental, simbolizada pelo rio Minho e pelas imponentes muralhas de Monção, monumento nacional desde 1910. A intervenção englobou ainda a reconstrução dos muros de suporte dos antigos socalcos de cultivo e a iluminação pública da muralha.

Passadiços "Galiza mail'o Minho"
© Câmara Municipal de MonçãoPassadiços "Galiza mail'o Minho"

O acesso é feito por uma abertura no pano da muralha junto às escadas do Arado, na Avenida General Humberto Delgado. Com estes novos passadiços, o município procurou proporcionar "uma panorâmica inspiradora e relaxante", reforçando "a ligação dos monçanenses ao rio Minho" e fortalecendo "a componente turística do Parque das Caldas", conforme explica a nota de imprensa.

Passadiços "Galiza mail'o Minho"
© Câmara Municipal de MonçãoPassadiços "Galiza mail'o Minho"

+ Há um novo parque botânico no Porto

+ Passadiços de Gondomar reabriram para passeios

+ Leia aqui a edição gratuita da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade