A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

O Douro está em flor, mas sem festa – em 2022 festeja a dobrar

O sol de Inverno já trouxe um cheirinho a Primavera. As habituais festas da amendoeira em flor estão canceladas, mas para 2022 está prometido um programa de “arromba”.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

Com as temperaturas amenas que se têm feito sentir, as amendoeiras já estão cobertas de flores, pintando e perfumando os vales dos rios Maçãs, Sabor, Tua, Águeda, Côa e Douro. Habitualmente, os sete municípios transmontanos e beirões que integram a Associação de Municípios do Douro Superior (AMDS) aproveitavam os tons branco e rosa desta paisagem para atrair visitantes com apostas culturais e gastronómicas.

Do cartaz faziam parte concertos, feiras, passeios, desfiles etnográficos, iniciativas culturais, desportivas e degustações gastronómicas que atraíam milhares de pessoas entre os meses de Fevereiro e Março. Este ano, o contexto de pandemia obrigou ao cancelamento das festas nos concelhos de Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Mogadouro, Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa.

Amendoeira em flor
© Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta

Já a pensar no próximo ano, os municípios prometem para 2022 um programa festivo de "arromba" dedicado à Flor da Amendoeira, para contribuir para a recuperação económica deste território. 

O presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, também presidente da AMDS, avançou à Agência Lusa que em 2022 haverá um esforço redobrado para organizar um conjunto de iniciativas entre Fevereiro e Março. Até lá, será reforçada a aposta nos meios digitais, para dar a conhecer os produtos e as paisagens do Douro Superior.

+ Vila do Conde plantou 60.000 tulipas – e já estão a florir

+ Nove floristas do Porto que entregam flores em casa

+ Parque Natural do Douro Internacional está a preparar-se para visitas

Últimas notícias

    Publicidade