A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Piscina das Marés
© Federico Fioravanti / ShutterstockPiscina das Marés, em Leça da Palmeira

Piscina das Marés já poderá ser visitada em Maio

A obra de Álvaro Siza foi alvo de trabalhos de conservação, restauro e reabilitação. Estará em pleno funcionamento na próxima época balnear, se a pandemia deixar.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

Inaugurada em 1966, a Piscina das Marés é uma das obras mais emblemáticas do arquitecto Álvaro Siza Vieira. Qualificada como Monumento Nacional desde 2011, destaca-se pela integração harmoniosa na paisagem da costa marítima, em Leça da Palmeira. Em 2019, a Câmara Municipal de Matosinhos deu início ao processo de requalificação do conjunto, estando a obra ainda em curso.

A autarquia anunciou esta sexta-feira que em Maio deste ano já será possível visitar a Piscina das Marés e admirar o resultado de "um profundo e minucioso trabalho de conservação, restauro e reabilitação". O equipamento estará em pleno funcionamento na próxima época balnear, se a evolução da pandemia o permitir.

As obras estão em curso
© Câmara Municipal de MatosinhosAs obras estão em curso

"A obra foi determinada em virtude da deterioração de vários elementos, como a estrutura do betão armado, o tanque principal da piscina e o sistema de filtração de água salgada", explica o comunicado. O arquitecto Álvaro Siza acompanhou a execução dos trabalhos e todas as suas especificidades. O processo contou com algumas adversidades, com impacto directo no prazo de execução da obra, nomeadamente os constrangimentos provocados pela pandemia e os efeitos das marés vivas e do mau tempo que se fez sentir.

O investimento, no valor de 1,3 milhões de euros, envolveu a instalação mecânica de bombas de captação e circulação, sistema de filtragem e tratamento da água, tubagens e infra-estruturas eléctricas. Todos os edifícios foram reabilitados, assim como os tanques, com tratamento das superfícies de betão e madeiras. Foram ainda construídos novos balneários e foi aumentada a área de permanência ao ar livre.

Últimas notícias

    Publicidade