A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Porto assinala os 200 anos da Revolução Liberal com várias iniciativas

Escrito por
Maria Monteiro
Publicidade

Na madrugada de 24 de Agosto de 1820, na sequência do caos provocado pelas Invasões Francesas e da fuga da corte portuguesa para o Brasil, eclodiu no Porto um movimento militar de carácter liberalista ao qual se juntou, depois, a população, e que viria a culminar no regresso da corte portuguesa em 1821 e na primeira constituição portuguesa, datada de 1822. 

No âmbito dos 200 anos da revolta liberal, a Câmara Municipal do Porto (CMP) preparou um vasto programa de actividades que vai decorrer ao longo do ano e que arranca com a exposição 1820. Revolução Liberal do Porto, cuja inauguração está marcada para 20 de Fevereiro, na Casa do Infante. A curadoria é do historiador José Manuel Lopes Cordeiro, também autor do catálogo da exposição e de um livro que será publicado em Abril.

A par da exposição referida, que tem entrada livre e fica patente até 6 de Setembro (com várias visitas guiadas pelo meio), haverá uma segunda exposição no Museu Militar do Porto, que abre a 25 de Março e vai mostrar o contributo do 24 de Agosto no triunfo do liberalismo em Portugal.

Destacam-se, no programa, o congresso internacional A Construção da(s) Liberdade(s), marcado para os dias 16,17 e 18 de Maio na Biblioteca Municipal Almeida Garrett e comissariado pelo historiador Gaspar Martins Pereira; e a conferência Dois Séculos de Constitucionalismo em Portugal, organizada pelos professores Vital Moreira e José Domingues e marcada para Setembro na Universidade Lusíada.

As comemorações do bicentenário têm como comissário-geral o escritor e ensaísta Pedro Baptista e incluem, ainda, o ciclo de cinema Memória, Cidadania e Liberdade, na Reitoria da Universidade do Porto, ou o Concerto de Pronunciamento, a 6 de Setembro, na Avenida dos Aliados, entre tantas outras actividades que vão evocar a histórica data. 

+ Os melhores museus no Porto

Últimas notícias

    Publicidade