A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Câmara Municipal do Porto
© Eugene Zhyvchik / Unsplash

Porto e Braga estão entre as 95 cidades mundiais que se destacam pela acção e transparência ambiental

O ranking é feito pela organização não-governamental CDP e no total foram distinguidas 26 cidades europeias.

Escrito por
Margarida Ribeiro
Publicidade

CDP - Carbon Disclosure Project, uma organização não-governamental, anunciou esta semana que o Porto e Braga estão entre as 95 cidades mundiais que lideram na acção e na transparência ambiental, em 2021. Foram avaliadas um total de 956 cidades e entraram na lista 26 cidades europeias.

A CDP é uma organização internacional, com financiamento da União Europeia, que avalia a acção ambiental de empresas, cidades, estados e regiões, através de diferentes critérios.

As únicas cidades portuguesas a cumprir os requisitos são o Porto e Braga, integrando a "lista A". Segundo o comunicado enviado pela CDP, as cidades "receberam a pontuação máxima pela sua transparência e acção ambiciosa para mitigar ou se adaptarem às alterações climáticas”.

"Para garantir a pontuação A, uma cidade deve revelar os seus dados ambientais publicamente e ter um inventário de emissões a nível da cidade, ter uma meta de redução de emissões ambiciosa e um objectivo futuro para as energias renováveis, e ter publicado um plano de acção climática", informa a organização. 

Além disto, é essencial que as cidades tenham "uma avaliação de riscos climáticos e vulnerabilidades" e um "plano de adaptação climática para demonstrar como reagirão a intempéries climáticas".

Fazem parte da lista final cidades como Atenas, na Grécia; Paris, em França; Copenhaga, na Dinamarca; Boston, nos Estados Unidos da América; Melbourne, na Austrália; Yokohama, no Japão; e Toronto, no Canadá. Locais como a China continental, Índia e Rússia não constam da lista, já que são "os três maiores emissores, com excepção dos Estados Unidos da América". 

"No entanto, com uma população combinada em 108 milhões, as cidades na lista A são uma minúscula fracção dos 4,2 biliões de pessoas que vivem em cidades por todo mundo", acrescenta a CDP. Análise que "realça a necessidade urgente de que mais cidades aumentem a sua ambição climática para aqueles que vivem e trabalham nelas". 

Há três espaços verdes do Porto entre os melhores do mundo

Leia aqui a edição digital e gratuita da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade