A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Parque de São Roque
Fotografia de Marco DuarteParque de São Roque

Porto quer duplicar as áreas verdes de acesso público

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

O futuro Plano Director Municipal (PDM) traçou o objectivo de duplicar as áreas verdes de acesso público na cidade do Porto durante a próxima década, através da criação, ampliação ou requalificação de parques e jardins públicos. O PDM será objecto de análise na reunião camarária de 20 de Julho.

O vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, refere no portal municipal que o documento distingue-se por "uma nova abordagem às questões da sustentabilidade e da qualidade do ambiente urbano", visando o aumento da qualidade de vida dos cidadãos e a resiliência, assim como a adaptação do território aos desafios das alterações climáticas.

Terá em conta a defesa das áreas verdes de acesso público e com elevado valor ecológico, através de regras específicas a determinar nas operações urbanísticas. Os corredores verdes ao longo das linhas de água existentes são também valorizados por este eixo, tal como a preservação das zonas de aluvião e a promoção de corredores arborizados ao longo dos espaços-canal fundamentais da cidade.

Está prevista também a definição do sistema verde em espaços associados a urbanizações, de propriedade pública ou privada, e de acesso público. A aposta municipal para os próximos dez anos reflecte-se ainda no compromisso de arborização dos arruamentos estruturantes da cidade.

+ Os melhores parques e jardins no Porto

Últimas notícias

    Publicidade