A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Porto Vintage 2018 em apresentação digital mundial

Escrito por
Bebiana Rocha
Publicidade

Symington Family Estates, produtora de vinho do Porto desde 1882, anuncia o lançamento dos Porto Vintage relativos às colheitas de 2018. A apresentação decorre online e em inglês no dia 14 de Maio, sujeita a registo prévio.

Serão apresentados seis vinhos, provenientes de seis das principais propriedades da família. Dois deles serão lançados en primeur este ano: o Quinta do Vesúvio é descrito como tendo “expressivos aromas de esteva e notas de chocolate preto” e uma “camada de frutos pretos exuberantes (amora e groselha preta)”, e o Quinta da Senhora da Ribeira como “possante e volumoso no paladar com opulentos sabores de frutos pretos, alcaçuz e groselha preta”, juntando-se ainda um “toque apimentado”.

2018 foi um ano que ficou marcado pela seca prolongada no Inverno, chuvas fortes na Primavera e ondas de calor durante a fase final das maturações. Nesse ano foram produzidas pequenas quantidades de Porto Vintage”, cerca de 11% abaixo da média dos últimos dez anos, devido às alterações climatéricas. Os vinhos caracterizam-se ainda por “uma acidez e frescura” típicas de cada uma das parcelas dentro das várias propriedades, sendo vinhos “de grande concentração”.

Segundo Charles Symington, enólogo da quarta geração dos Symington, estes Porto Vintage novos “representam o expoente absoluto da produção do ano”, foram “elaborados nas pequenas adegas especializadas de cada propriedade” e o próprio acredita que “proporcionarão muito prazer ao longo das próximas décadas”.

Recorde-se que o Porto Vintage é a “jóia da coroa dos vinhos do Porto” e o “único que amadurece em garrafa”. De acordo com o Instituto do Vinho do Porto, são produzidos “a partir de uvas de um único ano e engarrafados dois a três anos após a vindima”, evoluindo gradualmente “durante 10 a 50 anos em garrafa”. O que torna o Porto Vintage tão atractivo é o facto de ser óptimo em todas suas fases.

+ Leia a edição desta semana da Time In Portugal

+ As caves de vinho do Porto que tem de conhecer

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade