A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Porto Femme, festival, cinema films
D.R.In the silence of an abyssal sea, de de Juliette Klinke

Quinta edição Porto Femme invade os ecrãs da cidade com 133 filmes

De segunda-feira, 12, a sábado, 17 de Setembro, há 118 filmes, oriundos de 31 países, em competição e mais 15 na secção Panoramas. E são todos realizados por mulheres.

Escrito por
Editores da Time Out Porto
Publicidade

O Porto Femme – International Film Festival, que divulga e celebra o trabalho realizado por mulheres na sétima arte, está de volta à Invicta para a sua 5ª edição. De 12 a 17 de Setembro são as senhoras quem toma conta das telas em vários espaços da cidade como o Cinema Trindade, a Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto, os Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural, o Selina, o Zero Lodge Box Porto ou a Casa das Associações. No total, serão projectados 133 filmes, de mais de 33 países, mas haverá também conversas, homenagens, workshops, festas e performances. 

Nas cinco competições a concurso (Estudantes, Internacional, Nacional, XX Element e Temática) vão a votos 118 filmes, de 31 países, aos quais se juntam 15 trabalhos a exibir no âmbito da secção Panoramas, que este ano apresenta o ConoFest (Short) Film Festival, a Female Eye Film Festival e, como habitualmente, a mostra FESTINET – European Short Film Festival Network, a rede europeia de curtas-metragens que o Porto Femme integra. Com excepção do Cinema Trindade, todas as sessões do Porto Femme são gratuitas e sujeitas à lotação de sala. Para assistir às sessões no Cinema Trindade pode fazer reserva e comprar os bilhetes directamente no site do local. Os bilhetes têm um custo de 4€ normal e 3€ com cartão Tripass.

A estreia do evento na Casa Comum está marcada para 13 de Setembro, às 17.30, com uma sessão integrada na competição temática “Bodies”. Em exibição vai estar o documentário belga Prism, de Rosine Mbakam, Eléonore Yameogo e An van. Dienderen.

Para o dia seguinte, à mesma hora, está agendada a primeira conversa sobre “Corpos”. O documentário Choices/Voices, de Sara Marie Dutche e Melanie Sien Min Lyn, será o ponto de partida para a sessão que vai juntar Patrícia Nogueira, Patrícia Sequeira Brás e Salomé Lopes Coelho, com moderação de Carla Cerqueira. O tema? A representação dos “Corpos” no cinema. Em cima da mesa vão estar questões como os direitos sobre o próprio corpo, o tráfico humano, violências e abusos, ou a identificação de género. Já no dia 15 de Setembro, também às 17.30, a conversa será entre Ana Sofia Pereira (moderadora) e a realizadora ucraniana Valeriya Golovina. Antes disso, será exibido o seu filme UKRAINE[NE]POKIRNA. TRILOGY.

No penúltimo dia, 16 de Setembro, às 18.30, a exibição dos filmes In the silence of an abyssal sea e She’s “The Protagonist” lançará o mote a para uma conversa sobre A Representação Da Mulher No Cinema”, protagonizada por Paula Miranda e Fernanda Polacow, da Mutim (associação de mulheres que trabalham no cinema e audiovisual em Portugal). A moderação ficará com Ana Sofia Pereira.

Entre as figuras que serão homenageadas, estão Teresa Madruga que trabalhou com diversos realizadores, entre eles Manuel de Oliveira e António Pedro Vasconcelos, foi premiada em Dans La Ville Blanche, de Alain Tanner, e acumula mais de 100 trabalhos em cinema e televisão; e a cineasta Manuela Serra, uma figura incontornável do cinema português e de quem será projectado o filme O Movimento das Coisas.

Em jeito de celebração e de encerramento de mais uma edição, dia 16 de Setembro, sexta-feira, há festa com Cativo, que assumirá o comando dos gira-discos no Hotel Selina. A animação continua no dia seguinte, último do evento, com a dupla A Mamanus, que actuará no Hotel Zero Box Lodge para fechar o festival da melhor forma.

+ The Stranglers e Gipsy Kings actuam no Douro & Porto Wine Festival em Setembro

MIMO Festival estreia-se na Invicta com concertos de Don Letts e Chico César

Últimas notícias

    Publicidade