A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Rivoli celebra 90 anos durante seis dias com programação gratuita

Os 90 anos do Rivoli serão celebrados em várias salas do Porto de 18 a 23 de Janeiro. A entrada para todas as actividades é gratuita, mediante levantamento de bilhete.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

Nove projectos, cerca de 90 protagonistas e nove formas de arte. Assim se comemora o aniversário do Teatro Rivoli, que assinala 90 anos com uma festa aberta à cidade. De 18 a 23 de Janeiro, as actividades gratuitas estendem-se também ao Coliseu Porto Ageas, Palácio do Bolhão, Maus Hábitos, cinema Passos Manuel e até aos Paços do Concelho.

A primeira convidada da festa é a companhia portuense Palmilha Dentada, que traz as últimas récitas do espectáculo que já vem apresentando no Rivoli, 12 efeitos de luz. Ao Teatro Campo Alegre, Guilherme de Sousa e Pedro Azevedo levam FINISSAGE, uma obra que tem como ponto de partida o universo do Museu de Arte Contemporânea. No mesmo espaço, as irmãs Inês Campos & Teia Campos estreiam Castor & Pollux – considerate lilia, um projecto assumidamente biográfico em que revisitam o arquivo de filmagens do pai, num espectáculo para a família.

Helder Seabra apresenta no Grande Auditório do Rivoli a sua nova criação para a Instável - Centro Coreográfico: Lowlands. O circo contemporâneo é representado pela Erva Daninha, no Palácio do Bolhão, com Dual SIM, onde dois malabaristas assumem o desafio da partilha constante e obrigatória de todos os recursos, num estudo sobre a distribuição de objectos entre dois corpos.

Nos Paços do Concelho, vai ser lançada uma edição dupla dos Cadernos do Rivoli com histórias dos espectáculos e artistas que fizeram nove décadas desde a estreia da peça Peraltas e Sécias, pela companhia Rey Colaço/Robles Monteiro. Ainda no mundo da literatura, não faltam as tradicionais Quintas de Leitura, numa homenagem a nove poetas indissoluvelmente ligados ao Porto: Sophia de Mello Breyner, Eugénio de Andrade, Manuel António Pina, Alberto Pimenta, Ana Luísa Amaral, Daniel Maia-Pinto Rodrigues, Ana Paula Inácio, Daniel Jonas e Luís Ferreira.

No Maus Hábitos poderá ver POROMECHANICS, uma colecção de vídeo-retratos de coreógrafos, apresentados como oráculos, em diálogo com uma escultura suspensa de uma baleia bicéfala. Do outro lado da rua, o cinema Passos Manuel apresenta PAR(S), três obras audiovisuais, de três duplas de artistas: Cláudia Varejão & Joana Castro, Pedro Neves Marques & Teresa Coutinho, e Sofia Arriscado & Costanza Givone.

Ao subpalco do Rivoli descem os HHY & The Kampala Unit, uma exploração de "um território mutante, onde o dub, o techno, a percussão visceral e os sopros marciais se misturam num espaço onde o trance é condutor de paisagens sintéticas que catalisam o corpo vibrante do clube", lê-se na nota de apresentação.

A RTP2 associa-se ao aniversário do teatro e transmite, a 22 de Janeiro, Mal – Embriaguez Divina, da coreógrafa Marlene Monteiro Freitas, um espectáculo gravado no Rivoli em Setembro. Quem não puder deslocar-se fisicamente ao Rivoli, poderá acompanhar online a transmissão dos espectáculos Castor & Pollux – considerate lilia e Lowlands.

A entrada para todas as actividades é gratuita, mediante levantamento de bilhetes (máximo de dois bilhetes por pessoa, por espectáculo) na bilheteira do Rivoli ou na BOL, a partir das 10.00, nos próprios dias das sessões. Acompanhe a programação especial de aniversário na página do Teatro Municipal do Porto.

+ As 21 melhores coisas para fazer no Porto este fim-de-semana

Leia aqui a edição digital e gratuita da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade