Yayoi Kusama
Yusuke Miyazaki. Courtesia Ota Fine Arts, Victoria Miro e David Zwirner

As melhores coisas para fazer no Porto este fim-de-semana

Precisa de boas ideias antes que seja segunda-feira outra vez? Sugerimos nove coisas para fazer no fim-de-semana de 24 a 26 de Maio.

Publicidade

Por entre as ruas estreitas e as casas coloridas, nos miradouros com vistas de cortar a respiração, nas galerias cheias de arte antiga e contemporânea, nas lojas para todos os gostos e carteiras, nos jardins e museus, ou nos restaurantes com comida tradicional ou do mundo – junto ao mar, à beira-rio ou no coração da Invicta –, há sempre muito para ver, fazer, comprar e provar no Porto, uma cidade ecléctica que consegue sempre surpreender. Nesta lista reunimos nove sugestões para que possa aproveitar os dias mais esperados da semana da melhor forma.

Recomendado: As melhores esplanadas no Porto

Sexta-feira

  • Bonfim

Federica é o quinto restaurante do Panorama Grupo, que há muito sonhava em abrir um italiano. Situado a poucos metros do Passeio de São Lázaro, aqui aposta-se em receitas tradicionais e num menu quase 100% italiano, no qual as pastas caseiras e as massas de pizza – que fermentam entre 24 e 48 horas – são os grandes trunfos. Por lá vai poder provar tagliatelle a la carbonara, com guanciale e queijo pecorino; risotos de camarão ou de cogumelos; e variadas pizzas, das clássicas Margherita, Funghi e Diavola a outras mais arrojadas, como a quatro queijos e trufa. Não saia sem provar o tiramisù regado com um caramelo feito com vinho da Madeira. Quem o avisa, seu amigo é.

+ Federica é o novo italiano da cidade com massas caseiras e pizzas de fermentação lenta

Domingo

  • Time Out Market
  • São Bento

Na ala sul da Estação de São Bento mora o Time Out Market, um espaço que celebra o talento gastronómico e cultural da cidade e onde, além de um bar, uma sala de provas e uma loja, cabem ainda 11 restaurantes. Uns são tradicionais, outros são mais modernos; uns têm pratos vegetarianos, outros fazem bons hambúrgueres de carne maturada. Como vê, há muito para descobrir neste espaço de quase dois mil metros quadrados.

+ Quem é quem? Os espaços e os restaurantes do novo Time Out Market Porto

  • Arte
  • Porto

“Yayoi Kusama: 1945 to Now” é a maior exposição retrospectiva dedicada a uma das figuras mais influentes da arte contemporânea e um ícone cultural do século XXI. No Museu de Arte Contemporânea de Serralves, e até ao dia 29 de Setembro encontram-se mais de 160 trabalhos de Yayoi Kusama, desde pinturas a desenhos, esculturas, instalações e materiais de arquivo que exploram a carreira da artista japonesa, desde os seus primeiros desenhos às obras imersivas mais recentes. A exposição está organizada cronologicamente e por temas: Infinito, Acumulação, Conectividade Radical, Biocósmico e Morte e Força de Vida.

Mais coisas para fazer no Porto

  • Coisas para fazer

Já diz o ditado: mais vale só do que mal acompanhado. De facto, às vezes não há como uma tarde, ou mesmo um dia inteiro, sem ninguém por perto. É para esses dias que esta lista das melhores coisas para fazer sozinho no Porto dá jeito. E acredite: com tanta coisa para ocupar o tempo e a mente, não vai sentir falta de companhia nenhuma. Calçar as sapatilhas e tratar da saúde com uma boa caminhada, entregar-se aos mistérios dos livros sobre uma bonita paisagem, visitar uma galeria com novas exposições ou encher o papo num restaurante. Estas são algumas das ideias. Mas há mais. 

Recomendado: As melhores coisas para fazer no Porto esta semana

  • Coisas para fazer

Somos absolutamente apaixonados por esta cidade. Pelas suas ruas estreitas e casas coloridas, pelos miradouros com vistas de cortar a respiração, pelas galerias cheias de arte antiga e contemporânea, pelos jardins e museus, e pelos restaurantes com comida tradicional ou do mundo. A Invicta é uma caixinha de surpresas, mas estas nem sempre se revelam ao primeiro olhar. É preciso descobri-las. Para que nada lhe escape, aqui tem uma lista com 40 coisas incríveis para fazer no Porto. Leia-a com atenção e partilhe-a com quem mais gosta.

Fez alguma coisa desta lista que tenha adorado? Pode partilhá-la no hashtag #TimeOutDoList e taggar @TimeOutEverywhere.

Sabe como é que a Time Out selecciona as melhores coisas para fazer no mundo inteiro? Espreite aqui.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Exposições

A oferta cultural portuense é vasta, apesar de, por vezes, escapar ao radar dos mais distraídos. Não nos faltam livrarias, nem galerias de arte, e quanto as museus também estamos bem servidos, já que a quantidade e a qualidade falam por si só. Estão espalhados por todos os cantos da Invicta, para todos os gostos e épocas – da escultura à imprensa, e do futebol à pintura –, pelo que visitá-los devia ser instituído como uma disciplina obrigatória nas escolas ou como programa não-facultativo aos fins-de-semana. Siga este roteiro com alguns dos melhores museus no Porto.

Recomendado: Dez novos museus para visitar no distrito do Porto

  • Museus

Levar os miúdos a um museu pode ser mais difícil do que obrigá-los a comer a sopa. Mas não a todos. Nos melhores museus para crianças no Porto há História e arte contemporânea, máquinas e carros antigos, brincadeiras e experiências para sujar as mãos e desafiar a imaginação dentro e fora de portas. São muitas as actividades e atracções feitas a pensar nos mais pequenos e esta lista pode ser um bom ponto de partida para organizar um programa diferente em família. Passe os olhos por aqui, porque com estas recomendações o difícil vai ser tirá-los de lá.

Recomendado: Os melhores museus no Porto

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade