A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Jardim de São Lázaro
Fotografia de Filipa Brito / Câmara Municipal do PortoJardim de São Lázaro

Rota das Árvores do Porto está de volta com visitas guiadas gratuitas

Ao longo de dez passeios, vai poder conhecer as árvores mais bonitas do Porto e descobrir alguns dos seus segredos. As visitas são gratuitas, com inscrição obrigatória.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

No Porto existem 228 árvores classificadas como de Interesse Público, desde tulipeiros a palmeiras, araucárias, metrosíderos e plátanos, entre outras. São exemplares arbóreos que se distinguem pelas suas características (idade, porte, estrutura, raridade), mas também pelo seu valor histórico e ecológico. Conhecer a história destas árvores é também conhecer a história do Porto.

Durante os próximos dez meses, vai poder conhecê-las ao pormenor, com o regresso da Rota das Árvores do Porto. A terceira edição da rota vai deslindar o lado escondido das árvores do quotidiano portuense e mostrar alguns dos tesouros deste património natural. Ao longo de dez passeios, acompanhados pelo arquitecto paisagista João Almeida, vai poder deslumbrar-se com as árvores e os espaços históricos onde vivem, e perceber como influenciam a paisagem da cidade.

As visitas guiadas são gratuitas e decorrem uma vez por mês, sempre ao sábado, das 14.30 às 17.00. As inscrições são obrigatórias, limitadas a 20 vagas, e o período de inscrição inicia oito dias antes de cada visita. A primeira acontece no dia 16 de Outubro, nos jardins do Palácio de Cristal, e as inscrições abrem esta sexta-feira, neste formulário. Se quiser ser avisado da data de abertura de cada inscrição, pode deixar o seu contacto aqui. Consulte o programa de visitas:

16 de Outubro – Jardins do Palácio de Cristal
13 de Novembro – Parque das Virtudes
11 de Dezembro – Parque da Pasteleira
22 de Janeiro – Jardim S. Lázaro, Praça da Alegria e Cemitério Prado do Repouso
19 de Fevereiro – Parque Ocidental da Cidade
19 de Março – Parque do Covelo
23 de Abril – Parque Oriental da Cidade e Viveiro Municipal
21 de Maio – Jardim da Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio, Praça Mouzinho de Albuquerque e Cemitério de Agramonte
18 de Junho – Passeio Alegre
9 de Julho – Parque de S. Roque

A Rota das Árvores do Porto é uma iniciativa do Município do Porto, integrada no FUTURO – projecto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto.

+ Os melhores parques e jardins no Porto

+ Vem aí uma visita guiada para conhecer os morcegos dos jardins do Palácio de Cristal

Leia aqui a edição digital e gratuita da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade