A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Semana Europeia do Cinema
© DR La Virgen de Agosto de Jonás Trueba

Semana do Cinema Europeu ocupa Cinema Trindade já a partir de quinta-feira

A segunda edição do festival de cinema está marcada para os dias 23 a 29 de Setembro.

Escrito por
Margarida Ribeiro
Publicidade

Uma sessão de cinema é sempre um bom programa e nos próximos dias pode contar com a Europa 61 - Semana do Cinema Europeu, festival de cinema que vai ocupar as salas do Cinema Trindade entre 23 e 29 de Setembro, com entrada gratuita. 

Para a segunda edição deste evento foram seleccionados 13 filmes, oriundos de países como a Índia (o país convidado), Alemanha, Hungria, Itália, Bélgica, entre outros. Com curadoria de Carlos Nogueira, a programação "pretende reflectir não só as preocupações imediatas de uma Europa em contexto pandémico, mas também todas as suas transformações de base, sejam políticas, económicas ou sociais", lê-se em comunicado. 

Entre os destaques está a sessão de abertura, na quinta-feira 23, às 21.30, com A Virgem de Agosto, do realizador espanhol Jonás Trueba, nomeado para Melhor Filme Estrangeiro nos Césars 2020. É um "filme-diário íntimo sobre uma mulher em busca de revelações, que se deixa levar pelos encontros e reencontros que uma cidade como Madrid – aqui filmada por Trueba com uma clara devoção – lhe proporciona".  

Já na sessão de encerramento, no dia 29, à mesma hora, será exibido Não Voltará a Nevar, um trabalho da dupla polaca Małgorzata Szumowska e Michał Englert, que passou por vários festivais europeus, como Veneza e Sevilha. O filme explora "alguns medos e fantasmas da Europa actual, confrontando-nos com a iminência de um apocalipse que, graças à imaginação, fantasia e humor com que os realizadores polvilham o filme, acaba por nunca chegar", acrescenta o comunicado. 

A Semana do Cinema Europeu é organizada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, pela EUNIC-Portugal, rede constituída pelos institutos nacionais de cultura e por algumas embaixadas da União Europeia, e pela Embaixada Britânica em Lisboa. 

A entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhete. O programa completo, com o horário de cada sessão, pode ser consultado online.

+ Pátio das Cardosas vai ter cinema gratuito ao ar livre

Últimas notícias

    Publicidade